Plano de Aula
Plano de aula: Rodas e cantigas usando vários sons
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Roda e cantigas
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Ouça as músicas anteriormente e se familiarize bem com as letras. Sugestão de cantigas e cirandas: Roda cotia, Ciranda cirandinha, Casa de farinha.
Grave as canções em um dispositivo móvel compatível ao aparelho que será utilizado para reproduzi-las. Pesquise antecipadamente quais instrumentos serão construídos e
convide as famílias (por meio de bilhete) para enviar objetos que produzem sons, explicando que serão utilizados para construir instrumentos na escola, que acompanharão as cirandas - serão confeccionados previamente pela equipe (violão, guitarra, tambor, xilofone, gaita). Separe outros instrumentos de qualidade que a escola possua e que não sejam de plástico (sugestão: violão, viola, cavaquinho, pandeiro, clavas, barras sonoras). Também é possível utilizar chocalhos, sinos, guizos ou colheres de pau ou de inox.
Materiais:
Celular para filmagem e foto (registro), aparelho disponível na sua escola para reproduzir as músicas (aparelho de som e TV/DVD ou datashow, notebook, tablet).
Objetos para a construção dos instrumentos, como tampas de panelas, frigideiras, colheres de pau, CDs, garrafas pet de 200ml e grãos de arroz, pipoca, feijão, chaves, latas de leite em pó, espumadeiras, tampas plásticas, pedaços de bambu, tampinhas de garrafas pet, grades de fogão ou churrasqueira.
Uma caixa com Instrumentos musicais de boa qualidade disponíveis na escola.
Espaços:
Prepare a sala de referência dos bebês (ou outro espaço escolhido), de forma que haja espaço livre no centro dela, o que irá possibilitar liberdade de movimento aos pequenos. No entorno, próximo a esse espaço, disponibilize um tapete ou colchonetes para os bebês menores. Instale e teste o aparelho no qual você irá reproduzir a mídia com o som/ vídeo escolhido.
Tempo sugerido: Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Nesta proposta, como os bebês usam os instrumentos e o próprio corpo na produção de sons?
2. De que forma eles imitam as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos durante as canções apresentadas?
3. Como os bebês experimentam novos gestos e movimentos observando outras crianças e outros adultos? Como se realizam as interações nesse ambiente?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure condições para que as crianças participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aquelas que sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aquelas que engatinham e andam, com ou sem autonomia. Disponibilize um cesto com livros e um cesto com brinquedos preferidos para uso dos bebês que desejarem realizar outra atividade.
O que fazer durante?

1
Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Coloque a primeira cantiga escolhida, que pode ser Casa de farinha. Comece cantandoe convide o grupo todo dos bebês para cantar junto com você. Diga que irão conhecer novas músicas e brincar de roda com os colegas. Assim que os bebês iniciarem os movimentos com os corpos, potencialize as ações, fazendo gestos que tenham relação com a música, como ir para frente e para trás. Acompanhe os pequenos individualmente, observando os gestos que eles fazem. Repita esses gestos e acrescente outros, como balançar os braços, chamando atenção para esses movimentos, a fim de que aqueles que desejarem possam repeti-los. Enquanto todo o grupo está envolvido em fazer gestos ao som da música, convide o grupo de bebês menores para fazer essa proposta individualmente. Pegue-os no colo e repita a música várias vezes, para que todos cantem e experimentem novos movimentos com o corpo; balance os bebês, indo para frente e para trás, rode no lugar e observe suas expressões corporais e faciais. Inicie o registro por meio de fotos, frases e pequenos vídeos que irão compor a documentação pedagógica.
2
Após esse momento de primeiro contato com a cantiga e de relação da música com os movimentos, aprofunde essa experiência: convide um dos bebês para te dar as mãos e inicie a ação de rodar com ele. Permita a quem desejar fazer parte dessa roda que se junte a vocês e incentive os pequenos a repetirem os movimentos feitos anteriormente, de ir para frente e para trás e balançar as mãos. Permita que as crianças agrupem-se em pequenos grupos, a partir de seus interesses e afinidades. Pegue individualmente os bebês menores no colo, rodando com eles ao som da cantiga. Cante a música para que o bebê possa repeti-la, falando ou balbuciando.
3 Coloque outra cantiga no aparelho de som, que pode ser Ciranda cirandinha, e observe as ações e as reações de cada bebê. Comece a cantar, recebendo os bebês que se dirigirem até você. Convide o grupo de crianças para dar as mãos e rodar enquanto canta. Mudem a direção da roda conforme a indicação da música.
4Apresente os instrumentos ao grupo de bebês, colocando a caixa no centro da roda. Possibilite a livre exploração e a interação deles com os instrumentos, levando-os à descoberta das propriedades de cada um. Observe individualmente qual significado e utilização que cada bebê dá ao objeto escolhido. Deixe alguns instrumentos próximos ao grupo de bebês menores, de forma que aqueles que quiserem possam alcançá-los. Repita as cantigas, agora com o acompanhamento dos instrumentos. Deixe as crianças livres para escolher se querem cantar, fazer movimentos com o corpo ou tocar os instrumentos. Potencialize as ações que surgirem, valorizando as explorações e descobertas musicais.
Possíveis falas do professor neste momento: Olhem, alguns colegas acharam instrumentos aqui no meio da sala. Quem quer experimentar tocar enquanto cantamos? Que interessante! Um instrumento é diferente do outro, qual vocês querem?
Para finalizar:Avise que será a última música, compartilhe com eles a próxima proposta, convide a turma para organizer o local, guardando os instrumentos em seus lugares. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês nesse sentido.
Desdobramentos
Realize a mesma proposta com outras cantigas:
https://novaescola.org.br/conteudo/4217/coletanea-de-cantigas-de-roda
Engajando as famílias
Utilize esses materiais para construir um mural sonoro interativo para bebês, famílias e para toda a comunidade escolar explorarem quando passarem pelo corredor. Organize um mural com fotos dos objetos enviados pelas famílias e, próximo a ele, pendure os instrumentos produzidos e/ou canto sonoro.
Apresente a proposta
Convide as famílias e os bebês para um encontro virtual, e coloque a cantiga de roda de que mais gostavam na escola. Envolva os participantes, de forma animada, a partir de movimentos e gestos espontâneos junto com você. Esteja disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse com os familiares sobre as rodas de que gostavam quando crianças. Você pode começar contando a sua preferida. Em seguida, convide-os para a série de propostas que fará, para que vivenciem, em casa, cantigas de roda com os bebês. Contextualize, de forma breve, a importância de ter esses momentos prazerosos em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Explique ainda que, depois, quando retornarem ao convívio escolar, essa será uma base importante, que servirá de suporte para esse processo.
Adaptações necessárias
Convide os familiares a usar o dispositivo que têm para reproduzir as cantigas de roda, evitando expor os vídeos nesse momento (exceto quando orientado), para que a atenção esteja na interação entre os envolvidos. É possível também cantá-las, porque essas músicas são parte do folclore infantil e conhecidas pela maioria das pessoas. Oriente que o bebê esteja acompanhado durante todas as propostas para garantir sua segurança. Se possível, sugira que alguém o fotografe enquanto outra pessoa faz a atividade com o bebê, para que ele tenha atenção plena.
Sugira às famílias
Convide os familiares a realizar as rodas com cantigas no espaço que têm disponível em casa. Pode ser no quintal, jardim, corredor, varanda ou dentro do único cômodo onde moram. O importante é estar junto com o bebê, permitindo que ele participe de acordo com suas possibilidades. Nesse momento em que todos estão em casa, aproximar a família para vivências prazerosas como essas favorece a interação, a diversão e o aprofundamento dos vínculos.
1) Para o plano “Roda e Cantigas: Sapo Cururu”, proponha diferentes versões para que ampliem movimentos e expressões, permitindo que o bebê explore da forma que suas possibilidades lhe permitirem: no colo, de mãos dadas, apoiado etc. É interessante registrar o jeito como a família brincou nesse momento, pois cada região tem seus costumes. Ao compartilhar os registros, as famílias ampliarão o repertório umas das outras.
2) No plano “Roda e cantigas em duplas e grupos”, sugira que façam de acordo com a disponibilidade de cada grupo familiar. Caso a bebê more somente com um adulto, oriente que não haverá a variação com mais pessoas. Nesse caso, você pode sugerir uma brincadeira com o bebê no colo. Convide sempre as famílias a conhecer a diversidade de expressões corporais, se permitindo e permitindo também ao bebê a liberdade de experimentar e explorar os movimentos corporais diversos.
3) Em “Rodas e cantigas usando vários sons”, oriente as famílias a deixar disponíveis utensílios que têm em casa para que os bebês escolham de acordo com seus interesses. Por exemplo: chocalho feito com garrafinha PET (bem vedado), colheres de pau, potes diversos, panelas com tampas, dentre outros listados no plano. Sugira, como repertório, o que costumam usar na sua turma. Você poderá fazer uma seleção e enviá-la para que as famílias acessem. Veja uma sugestão (disponível aqui). Convide os familiares a registrar o momento de que mais gostaram.
4) Em “Roda e cantigas para explorar o próprio corpo”, convide a fazer a roda em família, envolvendo o bebê com aquelas canções de que gostavam quando crianças. Oriente que explorem o corpo durante a vivência: cantando, rodando e fazendo gestos afetivos, como abraçar, beijar e tocar carinhosamente. Solicite que registrem esses valiosos momentos em fotos, pequenos vídeos ou áudios.
5) Por fim, em “Rodas e cantigas com as famílias”, verifique se há na escola algum educador que toque um instrumento e possa compartilhar um vídeo tocando uma canção de roda para os bebês brincarem com suas famílias em casa, caso elas não tenham um familiar que toque um instrumento. Se não houver nenhuma dessas possibilidades, busque na internet e envie um vídeo com uma canção para que brinquem e se divirtam. Sugira que compartilhem com você o registro mais significativo dentre as interações vivenciadas.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você os registros conforme realizarem as propostas de cantigas de roda. Reúna o acervo usando, por exemplo, o Apresentações Google (disponível aqui). Compartilhe com as famílias pela plataforma que sua rede está utilizando. Assim, uma se inspira na prática da outra. A tendência é que mais famílias se inspirem a realizar a atividade, descobrindo juntas outras formas de continuar brincando em casa. Quando esse período terminar, você poderá planejar uma exposição interativa, convidando as famílias a rever com seus bebês e toda a comunidade escolar esse acervo valioso, e brincar juntos na escola. Desta forma, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta, a parceria família-escola, o que tende a apoiar o retorno ao convívio escolar e tornar esse processo mais tranquilo para todos os envolvidos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
(EI01EF05) Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática: As brincadeiras de rodas e cantigas são passadas de geração em geração e contribuem para a construção de aprendizagens, além de gerar prazer. Sendo assim, é interessante rememorá-las e oferecer aos bebês esse patrimônio cultural que aproxima gerações, valores e afetos. A diversidade de ritmos, sonoridades, movimentos e coreografias das brincadeiras de rodas e cantigas, que configuram um tipo de folclore infantil, permitem aos pequenos viver experiências culturais e sociais importantes e ampliar seu conhecimento de mundo.