Plano de aula: Roda e cantigas para explorar o próprio corpo

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Roda e cantigas

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta visa utilizar o espaço externo da escola para o aprendizado de diferentes canções que possibilitem a exploração dos sons do próprio corpo e o reconhecimento dos nomes das crianças da turma.

Ouça a música anteriormente e se familiarize bem com a letra. Música sugerida: Ciranda cirandinha.

Grave a canção em um dispositivo móvel compatível com o aparelho que será utilizado para reproduzi-la.

Materiais: Celular para filmagem e foto (registro), aparelho que esteja disponível na sua escola para reproduzir as músicas (aparelho de som e TV/DVD ou data show, notebook, tablets).

Espaços:

Prepare a área externa de forma que haja espaço suficiente para possibilitar liberdade de movimento às crianças. No entorno, próximo a esse local, disponibilize um tapete, almofadas ou colchonetes para os bebês menores. Instale e teste o aparelho com o qual irá reproduzir a mídia.

Tempo sugerido: Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram o próprio corpo na produção de sons?

2. De que maneira imitam as variações de entonação e de gestos realizados pelos adultos nas brincadeiras musicais durante as cantigas?

3. De que forma os bebês demonstram reconhecer quando são chamados por seu nome ou demonstram identificar os nomes de pessoas com quem convivem durante as cantigas?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure condições para que todos participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aqueles que sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam com ou sem autonomia. Disponibilize um cesto com brinquedos para os bebês que desejarem usá-lo.

O que fazer durante?

1

Convide o grupo todo dos bebês para irem até a área externa e diga que eles irão conhecer uma nova música e brincar de roda com os colegas. Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Coloque a cantiga escolhida que pode ser “Ciranda cirandinha” e cantem juntos. Deixe que os bebês brinquem livremente, criando movimentos com os corpos. Para isso, toque e cante a música mais de uma vez. Enquanto todas as crianças estão envolvidas em brincar com os próprios corpos ao som da música, realize algumas dessas ações individualmente com o grupo de bebês menores. Inicie o registro por meio de fotos e pequenos vídeos que irão compor a documentação pedagógica.

2

Após esse primeiro contato com a cantiga, aprofunde essa experiência, convidando o grupo de bebês que assim desejar para brincar de roda. Chame uma criança para dar as mãos a um dos bebês e inicie a ação de rodar com ela, a fim de que outros bebês possam repetir essa ação, se assim desejarem, formando um pequeno grupo na roda. Permita que as crianças agrupem-se a partir de seus interesses e afinidades, seja em pequenos grupos, em duplas ou em trios. Pegue individualmente os bebês menores no colo, rodando com eles ao som da cantiga. Pronuncie as palavras da canção devagar para que o eles possam ouvi-las e repeti-las, falando ou balbuciando.

3

Cante novamente a música, fazendo os gestos com o corpo, e brincando de roda, indo em direções diferentes, conforme a letra sugere. Depois, chame cada bebê pelo próprio nome para entrar no centro da roda. Antes de o bebê sair/ser retirado da roda, incentive-o a fazer gestos, como jogar beijos ou bater palmas. É interessante que esse momento seja realizado com mais de um adulto, para que todos pequenos sejam colocados um a um no centro da roda. Chame o grupo de bebês maiores, até que todos que desejarem tenham participado.

Possíveis ações das crianças neste momento: Um dos bebês aponta para outro, quando o professor fala o nome do colega. Outro bebê menor olha para o professor, reconhecendo seu próprio nome quando chamado. Um bebê que está próximo observa tudo, bate palmas e joga beijos, sorrindo e dando gritinhos.

Para finalizar:

Avise que irá repetir a música pela última vez, compartilhe com eles a próxima proposta, convide-os para que organizem o local. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês nesse sentido.