13053
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As características dos animais mamíferos

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre As características dos animais mamíferos

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pode ser considerado um aprofundamento sobre a temática “Os vertebrados e suas adaptações”, mas é possível desenvolvê-lo sem essa abordagem inicial.

Esta aula trabalhará com aspectos característicos sobre os animais mamíferos. Para o desenvolvimento dessa proposta, os alunos serão convidados a participar de um game baseado no clássico “jogo da velha”, aqui, os participantes só poderão colocar uma peça no tabuleiro se responderem corretamente às perguntas sobre as características dos mamíferos. Após o game, os estudantes serão estimulados a refletir sobre as características abordadas no jogo e registrarão os conhecimentos por meio de uma produção textual.

Para saber mais sobre o tema, acesse o link: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/mam%C3%ADfero/481817

Materiais necessários para a aula: Tabuleiro impresso (pode ser feito manualmente), dez tampinhas por tabuleiro (as tampinhas devem ser coloridas, como por exemplo: cinco vermelhas e cinco azuis) ou outro material disponível, como botões, sementesou papéis colorido, cartões com as perguntas impressas e o vídeo “De onde vem o leite”, do canal De onde Vem, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iGAwTwdB5NA&t=36s .

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para a turma e comente que os alunos irão participar de uma atividade que aborda as características comuns entre os animais classificados como mamíferos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia o poema “Bicho homem (sentilhas)” de César Obeid para os alunos e depois siga para o próximo slide.

Fonte: OBEID, César. Rimas Animais. São Paulo: Editora Moderna, 1º edição, 2010

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após a leitura do poema, faça os questionamentos presentes neste slide e anote as respostas dadas pelos alunos no quadro, volte a elas quando apresentar a questão disparadora: Quantos animais são citados nas rimas?, Que animais são esses? Em qual grupo de vertebrados vocês classificariam os animais citados? Eles são peixes, anfíbios, répteis, aves ou mamíferos?, Na parte “Afinal nós somos bichos, Como os outros animais”, em qual grupo de vertebrados, nós, seres humanos somos classificados?. Em seguida, apresente a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora e peça aos alunos para retomarem as respostas que eles deram para as questões do slide anterior. Dê continuidade listando no quadro as características lembradas pela classe. Ao terminar esta etapa, siga para o mão na massa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Antes de iniciar o game, leia para a turma as orientações presentes na atividade para impressão e, se julgar necessário, faça uma demonstração coletiva de como funcionará o jogo. Após esse momento, organize os alunos em trios e distribua um tabuleiro, dez tampinhas coloridas ou outro material similar e os cartões com perguntas e respostas. O trio deve escolher quem serão os dois jogadores da rodada, bem como o aluno que deverá ficar responsável por ler as perguntas e conferir as respostas. A cada resposta correta, o jogador da vez poderá colocar uma tampinha no tabuleiro. O vencedor da partida será aquele que conseguir fazer uma sequência de três tampinhas da mesma cor.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A sistematização será distribuída em dois momentos. Separe 5 minutinhos para o momento de reflexão presente neste slide. Deixe o restante para a conclusão da aula.

Ao finalizar o game, promova uma reflexão sobre as características trabalhadas pelo jogo, para isso, utilize os questionamentos presentes neste slide: Vocês conseguiram descobrir quais são as características comuns a todos os animais mamíferos?, Vamos produzir uma lista com elas?, Você saber dizer nomes de mamíferos relacionados com a nossa vida cotidiana?. Tome nota (no quadro) das respostas dadas pelos alunos e vá para o próximo slide.

As características trabalhadas pelo game e que são comuns a todos os animais mamíferos são: produção de leite por meio das glândulas mamárias, possuir pelos pelo corpo em ao menos uma fase da vida, ser dotado de dentes especializados em diferentes tipos de alimentos, ser gerado dentro da barriga da mãe em um órgão denominado útero (com exceção dos monotremados, como o ornitorrinco, que se reproduz por meio de ovos; e os marsupiais, que são dotados de uma bolsa externa para finalizar o desenvolvimento do filhote) e possuir cérebro desenvolvido, promovendo a capacidade de adaptação e aprendizado desses animais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para finalizar a aula de maneira divertida, proponha a resolução de um diagrama. Nele os alunos podem encontrar palavras relacionadas ao conteúdo desenvolvido neste plano. Para que eles fixem melhor os conhecimentos, peça que produzam pequenos textos com o tema: “Nós, seres humanos, e outros animais somos mamíferos”.

Palavras do diagrama: mamíferos, leite, pelos, filhotes, fêmeas, mamas, útero e nutrição.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pode ser considerado um aprofundamento sobre a temática “Os vertebrados e suas adaptações”, mas é possível desenvolvê-lo sem essa abordagem inicial.

Esta aula trabalhará com aspectos característicos sobre os animais mamíferos. Para o desenvolvimento dessa proposta, os alunos serão convidados a participar de um game baseado no clássico “jogo da velha”, aqui, os participantes só poderão colocar uma peça no tabuleiro se responderem corretamente às perguntas sobre as características dos mamíferos. Após o game, os estudantes serão estimulados a refletir sobre as características abordadas no jogo e registrarão os conhecimentos por meio de uma produção textual.

Para saber mais sobre o tema, acesse o link: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/mam%C3%ADfero/481817

Materiais necessários para a aula: Tabuleiro impresso (pode ser feito manualmente), dez tampinhas por tabuleiro (as tampinhas devem ser coloridas, como por exemplo: cinco vermelhas e cinco azuis) ou outro material disponível, como botões, sementesou papéis colorido, cartões com as perguntas impressas e o vídeo “De onde vem o leite”, do canal De onde Vem, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iGAwTwdB5NA&t=36s .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para a turma e comente que os alunos irão participar de uma atividade que aborda as características comuns entre os animais classificados como mamíferos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia o poema “Bicho homem (sentilhas)” de César Obeid para os alunos e depois siga para o próximo slide.

Fonte: OBEID, César. Rimas Animais. São Paulo: Editora Moderna, 1º edição, 2010

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Após a leitura do poema, faça os questionamentos presentes neste slide e anote as respostas dadas pelos alunos no quadro, volte a elas quando apresentar a questão disparadora: Quantos animais são citados nas rimas?, Que animais são esses? Em qual grupo de vertebrados vocês classificariam os animais citados? Eles são peixes, anfíbios, répteis, aves ou mamíferos?, Na parte “Afinal nós somos bichos, Como os outros animais”, em qual grupo de vertebrados, nós, seres humanos somos classificados?. Em seguida, apresente a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora e peça aos alunos para retomarem as respostas que eles deram para as questões do slide anterior. Dê continuidade listando no quadro as características lembradas pela classe. Ao terminar esta etapa, siga para o mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Antes de iniciar o game, leia para a turma as orientações presentes na atividade para impressão e, se julgar necessário, faça uma demonstração coletiva de como funcionará o jogo. Após esse momento, organize os alunos em trios e distribua um tabuleiro, dez tampinhas coloridas ou outro material similar e os cartões com perguntas e respostas. O trio deve escolher quem serão os dois jogadores da rodada, bem como o aluno que deverá ficar responsável por ler as perguntas e conferir as respostas. A cada resposta correta, o jogador da vez poderá colocar uma tampinha no tabuleiro. O vencedor da partida será aquele que conseguir fazer uma sequência de três tampinhas da mesma cor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: A sistematização será distribuída em dois momentos. Separe 5 minutinhos para o momento de reflexão presente neste slide. Deixe o restante para a conclusão da aula.

Ao finalizar o game, promova uma reflexão sobre as características trabalhadas pelo jogo, para isso, utilize os questionamentos presentes neste slide: Vocês conseguiram descobrir quais são as características comuns a todos os animais mamíferos?, Vamos produzir uma lista com elas?, Você saber dizer nomes de mamíferos relacionados com a nossa vida cotidiana?. Tome nota (no quadro) das respostas dadas pelos alunos e vá para o próximo slide.

As características trabalhadas pelo game e que são comuns a todos os animais mamíferos são: produção de leite por meio das glândulas mamárias, possuir pelos pelo corpo em ao menos uma fase da vida, ser dotado de dentes especializados em diferentes tipos de alimentos, ser gerado dentro da barriga da mãe em um órgão denominado útero (com exceção dos monotremados, como o ornitorrinco, que se reproduz por meio de ovos; e os marsupiais, que são dotados de uma bolsa externa para finalizar o desenvolvimento do filhote) e possuir cérebro desenvolvido, promovendo a capacidade de adaptação e aprendizado desses animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para finalizar a aula de maneira divertida, proponha a resolução de um diagrama. Nele os alunos podem encontrar palavras relacionadas ao conteúdo desenvolvido neste plano. Para que eles fixem melhor os conhecimentos, peça que produzam pequenos textos com o tema: “Nós, seres humanos, e outros animais somos mamíferos”.

Palavras do diagrama: mamíferos, leite, pelos, filhotes, fêmeas, mamas, útero e nutrição.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano