Diagnóstico em educação baseada na natureza
Anos iniciais
Plano de Aula
Por: Aline Soares Silva
Este plano de aula é composto por 02 aulas e envolve os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Nas aulas as crianças iniciarão as atividades em uma roda de conversa sobre os ecossistemas locais, com especial atenção aos bichos do jardim. Discutirão sobre a biodiversidade e os animais que vivem na escola, no seu entorno e na comunidade. O objetivo é refletir sobre a importância da biodiversidade e sobre como os diferentes animais interagem entre si e com o ambiente.
Com a turma dividida em grupos, os/as estudantes investigarão as plantas, os animais e outros elementos presentes no jardim e em áreas verdes da escola e de seu entorno. Durante a atividade, terão a oportunidade de realizar uma exploração investigativa, observando o modo de vida desses seres e suas interações com o ambiente. Após essa etapa, cada grupo elaborará uma tabela para representar os animais, as plantas e os elementos não vivos identificados, registrando suas quantidades e características observadas.
Na segunda parte da aula, as crianças realizarão uma visita ao jardim ou a um espaço verde da escola para investigar mais sobre a biodiversidade. ![]()
Crédito: GettyImages
Após a observação, os/as estudantes construirão um terrário, que funciona como um mini ecossistema no qual é possível observar alguns ciclos naturais. Um deles é a ciclagem da matéria orgânica, que acontece naturalmente e nos permite constatar que não há resíduos ("lixo") na natureza, já que tudo é reaproveitado. Ao final, os/as estudantes registrarão suas descobertas e produzirão textos instrucionais sobre como montar e cuidar do terrário.![]()
Crédito: GettyImages
A observação e interação direta com a natureza e a construção do terrário são excelentes práticas de Educação Baseada na Natureza, pois promovem um aprendizado experiencial e sensorial. Isso aguça a curiosidade das crianças a respeito da natureza, desenvolve habilidades como a observação, além de promover benefícios para sua saúde e bem-estar.
De acordo com o manual Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes da Sociedade Brasileira de Pediatria “Muitas pesquisas têm demonstrado que, quanto maior a conexão das pessoas com a natureza, maior será o engajamento da sociedade com as questões ambientais e climáticas. Iniciativas que visam restabelecer os vínculos entre crianças e adolescentes com a natureza devem fornecer experiências associadas a sentimentos como conforto, confiança, prazer, exploração, desafio, realização, liberdade para seguir interesses próprios, superação de medos ao ar livre, empatia e cuidado com os outros seres vivos”.
A gente cuida da natureza e a natureza cuida da gente!
Este plano está associado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável:
| ODS 15 - Vida terrestre: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade |
Reconhecimento da Escola e do EntornoVocê conhece as oportunidades da sua comunidade escolar para potencializar uma Educação Baseada na Natureza (EBN)? A EBN propõe o desemparedamento da educação, defendendo o brincar e aprender com e na natureza, convocando nossos corpos a participar ativamente dos processos de aprendizagem e concebendo os ambientes como espaços educadores que também participam deste processo. A gente cuida da natureza e a natureza cuida da gente! Nós somos natureza! Além disso, desemparedar a infância é uma estratégia de enfrentamento à crise climática. Por isso, mapear os espaços, suas potencialidades e desafios, ampliando a percepção sobre as possibilidades existentes de contato com a natureza na escola e no entorno é uma prática a ser incorporada constantemente na organização do trabalho pedagógico, mantendo o currículo vivo e integrado à realidade local. Um bom diagnóstico, além de identificar essas possibilidades e desafios nos espaços físicos, deve incluir uma auto-observação e a observação das experiências de bebês e crianças nesses espaços. E, em um cenário ampliado, abarcar uma investigação sobre a cultura e a percepção das famílias e da comunidade com relação ao convívio com a natureza. Há áreas livres na sua escola ou entorno? Como elas são (sombreadas, ensolaradas, cimentadas, com gramado e áreas verdes etc.)? Os/as estudantes frequentam estes ambientes? Há famílias com hábitos que favorecem o cuidado com a natureza? A comunidade escolar pode fazer alguma intervenção positiva nestes espaços (plantios, limpeza, brinquedos naturalizados etc.)? Essas são algumas provocações que podem inspirar o diagnóstico para uma Educação Baseada na Natureza. Acesse o link e faça o diagnóstico! |
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
Computadores conectados à internet. Caso não possua computadores, você pode baixar o vídeo sugerido e projetá-lo para as crianças.
Recursos Educacionais Digitais:
- Vídeo: TERRÁRIO PET: Construindo um mini terrário - BS KIDS Futuro Sustentável | 24/05
- Texto: Aprenda a fazer um terrário
Materiais diversos:
- Recipiente transparente, pode ser uma garrafa PET cortada, um pote de vidro ou uma caixa plástica (garrafa de 5l).
- Pedrinhas pequenas ou argila expandida para ajudar na drenagem da água.
- Carvão ativado.
- Terra vegetal.
- Pequenas plantas, como musgos, suculentas ou samambaias.
- Água.
- Pequenos insetos ou minhocas.
- Papel kraft, canetinha, revista para recorte.
1. Conhecimento — Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
4. Comunicação — Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
9. Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e Cidadania — Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
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Tempo previsto: 100 minutos
Tempo previsto: 10 min
Professor/a, selecione um espaço da escola em que as crianças possam observar o máximo de diversidade natural: árvores, arbustos, folhagens, insetos, animais voadores e/ou que vivem embaixo da terra, entre outros. Veja se é possível visitar um jardim para que investiguem algum tipo de vida animal e as vidas vegetais. O ambiente não precisa ser grande, mas algum ambiente com a presença de elementos vivos e não vivos (vento, rio, sol etc.) pode auxiliar nessa descoberta. Se na sua escola não tiver um ambiente assim, busque alguma praça ou parque no entorno.

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As crianças não precisam ir longe e nem a um lugar muito grande ou arborizado. A ideia é que vejam os ambientes (como mini ecossistemas) e como seus elementos vivos e não vivos interagem entre si. Nesse ambiente é importante fazer perguntas para que os/as estudantes possam compartilhar o que já sabem sobre os animais, plantas e outros elementos vivos e não vivos que compõem esses espaços da escola e seu entorno.
Chamado para reconexão: Professor/a, quando foi a última vez em que você esteve em contato com a natureza? Esta pausa é um convite para você, dentro da sua disponibilidade, visitar uma área verde e dedicar um tempo para sentir a temperatura do ambiente, andar descalça, sentir a textura das árvores e folhas, sentir o vento no rosto e na sua pele, sentir o calor, a umidade... Como se sente à sombra de uma árvore? Feche os olhos, faça algumas respirações profundas, perceba os sons e outras sensações no seu corpo.
Essa prática é conhecida como “banho de floresta” e é uma técnica usada como forma de medicina preventiva, que contribui para a diminuição de cortisol, o principal hormônio causador do estresse e da pressão arterial, além de melhorar a concentração e a imunidade. Quando terminar essa imersão, perceba se a qualidade da sua presença mudou.
Chegando no espaço é hora de preparar o grupo para a coleta de dados! Veja o passo a passo:
1. Organização do grupo: Divida a turma em grupos de até 5 crianças e distribua pranchetas ou cadernos para registros. Cada grupo será responsável por explorar diferentes áreas do jardim e arredores da escola, anotando não apenas quais animais encontram, mas também tipos de plantas, características do solo, presença ou não de água e outras formas de vida no ambiente. Além de elementos que estavam presentes no solo. Devem anotar a quantidade encontrada também.
2. Organização dos dados: Após a observação e registro, cada grupo deve organizar as informações coletadas em uma tabela simples (exemplo: nome do ser vivo ou elemento não vivo e quantidade observada).
3. Relato da observação e vivência: As crianças devem oralizar e, em seguida, escrever um pequeno relato sobre como esses elementos se relacionam com o ambiente. Elementos vivos e não vivos e sua interação no ambiente explorado. Peça para que observem se o espaço está limpo, se há resíduos, que tipo estão no local e se está em grande quantidade.
4. Problematização: Após os relatos, as crianças são provocadas a pensar como nós, seres humanos, interagimos com os ecossistemas. Se eu arrancar uma flor, como isso interfere no ecossistema? E se eu plantar uma flor? Nosso corpo é um ecossistema? Dependemos dos ecossistemas para termos uma vida saudável? De onde vêm nossos alimentos, nossa água? Diante dessas reflexões, os/as estudantes terão a oportunidade de discutir como um ecossistema funciona. Além disso, poderão refletir sobre como os resíduos podem impactar negativamente os espaços naturais.
Sugestão: professor/a será muito importante fazer combinados antes dessa saída: não matar os animais; como agir quando encontrar um animal que pode ser perigoso (abelha, aranha, marimbondo); combinar que o grupo deve ficar sempre junto, para que todos cuidem uns dos outros e se ajudem. Outra sugestão é que essa observação, na medida do possível, ocorra mais de uma vez e seja feita em horários diferentes e em diferentes épocas do ano. Com isso, a turma poderá observar que animais diferentes frequentam o mesmo espaço em horários e períodos do ano diferentes, por exemplo: há animais que preferem o frescor do início da manhã e do fim da tarde, há flores que desabrocham no calor do meio do dia e atraem polinizadores, etc.
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