Plano de Aula
Plano de aula: Observando os animais e as mudanças no ambiente
Descrição
Este plano propõe a observação de animais no entorno da escola (jardins ou praças) ou por meio de imagens de revistas e livros, para registro de suas características externas (penas, pêlos, escamas, antenas, patas etc.) e modos de vida (o que comem; como se deslocam; como se reproduzem). As descobertas são compartilhadas em sala, permitindo a comparação entre os animais e a elaboração de quadros classificatórios. A atividade segue com reflexões em grupo sobre como mudanças ambientais, como secas ou chuvas intensas, impactam esses seres vivos. Ao final, os alunos produzem cartazes e painéis de conscientização usando materiais simples, como papéis reutilizados, revistas antigas, folhas secas e lápis de cor, promovendo a preservação dos habitats e a responsabilidade ambiental sem gerar resíduos reusando recursos simples.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Características dos animais e relações com o ambiente
Objetivos de aprendizagem
- Observar e registrar animais do entorno, identificando as características físicas (penas, pelos, patas, bicos, escamas etc.) e os modos de vida (alimentação, deslocamento e reprodução).
- Comparar os animais observados, agrupando-os com base em semelhanças e diferenças visíveis.
- Refletir sobre os impactos ambientais, como secas, chuvas intensas ou alterações no habitat, e como essas mudanças afetam a vida desses animais.
- Produzir materiais de conscientização ambiental, utilizando recursos simples e reutilizáveis, promovendo atitudes responsáveis para a preservação dos seres vivos e seus ambientes.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
10. Responsabilidade e cidadania.
Materiais Adicionais
- WIKIAVES. A enciclopédia das aves do Brasil. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/. Acesso em: 14 jul. 2025.
- NOVA ESCOLA. Como abordar debates ambientais nos anos iniciais. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/22135/como-abordar-debates-ambientais-nos-anos-iniciais. Acesso em: 24 jul. 2025.
- NOVA ESCOLA. Educação baseada na natureza: boas práticas. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/22090/educacao-baseada-na-natureza-boas-praticas. Acesso em: 24 jul. 2025.
Bibliografia
- CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2017.
- UNESCO. Educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Brasília: UNESCO; MEC, 28 maio 2025. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/node/99531. Acesso em: 14 jul. 2025.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.
Materiais sugeridos
Materiais diversos:
• Folhas de atividades.
• Lápis.
• Borracha.
• Quadro branco, lousa ou flip chart para registro coletivo.
Antes da aula
Antes da primeira aula da sequência, proponha que os alunos façam uma atividade de observação contínua durante uma semana, prestando atenção nos animais e nas plantas presentes no entorno de onde vivem — no quintal, na rua, na janela, no caminho para a escola etc.
Explique em sala que o objetivo é apenas observar e descrever, sem a preocupação inicial de interpretar ou tirar conclusões. Diga que os cientistas também observam por muito tempo antes de descrever ou explicar qualquer coisa, e que esse olhar atento é muito importante.
Destaque que todos devem participar, mesmo que não consigam sair de casa — nesse caso, podem observar as plantas e os animais em revistas, livros ou até mesmo da janela. Mostre exemplos simples de animais que podem ser observados: passarinhos, formigas, borboletas, gatos, cachorros, lagartixas, árvores, folhas, flores, grama, ervas daninhas, vasos de plantas etc.
Modele a atividade com um exemplo de registro oral e escrito: “Vi um passarinho com penas marrons. Ele voava e brincava no chão.” “Observei uma árvore com folhas verdes e algumas flores amarelas.”
Oriente os alunos a usarem o próprio caderno para registrar a atividade.
Para tornar a proposta acessível a todos os alunos, inclusive aqueles que ainda não estão plenamente alfabetizados, oriente que os registros das observações de animais e plantas sejam feitos de forma diversificada e lúdica: com desenhos, colagens e até mesmo relatos orais registrados com ajuda da família ou da própria professora. Essa diversidade de formas de registro amplia a participação e valoriza as múltiplas formas de expressão das crianças, além de garantir que todas possam contribuir para a etapa de investigação, essencial para o desenvolvimento das aulas seguintes. Sugira aos alunos que conversem com os pais, avós ou responsáveis para saber como era o ambiente há alguns anos e se notaram mudanças na presença ou distribuição desses seres vivos.
Durante a semana, reserve alguns minutos por dia para perguntar aos alunos o que observaram. Estimule as trocas entre eles, valorizando a diversidade de olhares. Isso ajudará a ampliar as percepções e a criar um repertório coletivo sobre os seres vivos ao redor da escola e das casas.
Como alternativa à observação em casa, o professor pode organizar uma saída exploratória nos arredores da escola — como o pátio, jardim ou uma praça próxima — para que os alunos possam observar diretamente os animais e plantas presentes no ambiente. Mesmo que o grupo não encontre um ser vivo durante a saída, essa ausência também é um dado importante. A turma pode ser estimulada a refletir sobre os motivos dessa escassez, levantando hipóteses como a falta de áreas verdes, poluição, excesso de barulho ou alterações climáticas. Essa vivência amplia o olhar investigativo dos alunos e favorece discussões significativas sobre as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
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