Plano de aula: Quem são os artrópodes?

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clasificação dos animais

Sobre esta aula: Esta aula aborda a diversidade de animais que compõem o filo dos artrópodes, por meio da confecção de um álbum de figurinhas personalizado, com espécimes que representam as diferentes classes desse filo. No álbum, os alunos deverão colar 27 animais diferentes. Ainda haverá espaços destinados à colagem de animais típicos da região onde moram. Algumas imagens estão disponíveis na atividade de impressão, mas as outras deverão ser pesquisadas pela turma na internet ou em outros materiais pré-selecionados pelos professor. Para saber mais sobre o tema e encontrar imagens de artrópodes, acesse o link http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/artropodes.htm. Nesse site é possível encontrar exemplos de diferentes artrópodes como insetos: borboleta, mariposa, libélula, louva-a-deus, besouro, pulga, abelha, gafanhoto, formiga, barata, grilo e mosca. Aracnídeos: aranha, carrapato, escorpião, ácaro e opilião. Crustáceos: camarão, lagosta, caranguejo, siri e tatuzinho-de-jardim; e miriápodes: centopéia, lacraia e embuá.

Materiais necessários: Cola, tesoura, material impresso, material para consulta (livros, revistas, internet), papel duro para confecção da capa (cartolina) e grampeador.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título deste slide para os alunos e questione se eles imaginam quais são animais estão agrupados nessa classificação. Permita que pensem livremente sobre o assunto e que exponham ideias. Depois, diga que nesta aula eles irão descobrir quais animais são classificados como artrópodes e que também conhecerão algumas das características deles. Após esse momento, apresente as quadrinhas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA