Plano de Aula
Plano de aula: Para o que serve o esqueleto?
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clasificação dos animais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula irá abordar a classificação dos animais quanto a presença ou ausência de esqueleto interno, ou seja, vertebrados e invertebrados. Para isso, será proposta uma busca por imagens de diferentes animais e a produção de um cartaz coletivo. Para a finalização do mão na massa, deixe pré elaborado um cartaz onde os alunos devem classificar os animais encontrados. Para isso, divida o papel utilizado com uma reta ou algo similar e escreva, de uma lado, “vertebrados” e, do outro, “invertebrados”.
Materiais necessários para a aula: Revistas, jornais, livros, internet (opcional), impressora (opcional), tesoura, fita adesiva, cola, cartolinas e palito de sorvete fixado em um pedaço de cartolina escrito “vertebrado” e outro fixado um pedaço de papel escrito “invertebrado”. Este material deve ser previamente preparado pelo professor.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão procurar por diferentes animais e os classificar segundo a presença ou ausência de coluna vertebral.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete ou reproduza a imagem do cartaz referente ao filme “A vida é uma festa”, disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-206775/. Conduza uma análise e breve discussão utilizando os seguintes questionamentos:
- Você conhece ou já ouviu falar sobre esse filme?
- Como são os personagens do cartaz?
- Você sabe dizer onde os ossos estão nos seres vivos?
- Para que os ossos servem?
- O que é um esqueleto?
Faça anotações das respostas dadas pelos alunos e, no momento da sistematização, retome as anotações para complementar ou corrigir.
Caso ache necessário, reproduza o trailer do filme, disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=hNU6gq7TFyo, para complementar a contextualização.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos e deixe que compartilhem suas opiniões. Depois, diga a eles para pensarem em animais como as minhocas, as lesmas e as águas-vivas e faça questionamentos como:
- Como é o corpo desses animais?
- Eles são moles?
- São frágeis?
- Conseguem se sustentar em pé?
Realizar esses questionamentos sobre as características dos invertebrados irá ajudar os alunos a pensarem que nem todos os animais possuem esqueleto. Após esse momento, apresente a proposta do Mão na Massa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: O mão na massa está dividido em duas etapas. A primeira delas, o “Vamos Pesquisar”, deve durar cerca de 15 minutos. A segunda etapa, a reflexão, deve durar cerca de 5 minutos.
Organize os alunos em duplas e distribua revistas, jornais, livros e outros materiais que possam ser recortados ou prepare a turma para uma pesquisa na internet. Solicite que busquem por imagens de diversos tipos de animais. Se possível, peça para que imprimam ou recortem. Caso não tenha impressora, solicite desenhos dos animais. Estipule um tempo para isso e garanta que os animais invertebrados também estejam presentes entre as imagens. Fale para os alunos que agora é o momento onde eles devem classificar os animais que encontraram. Cole a cartolina ou outro papel na parede e organize as duplas para irem até o cartaz e colarem seus animais (faça isso com fita adesiva). Deixe o cartaz dividido previamente, com os dizeres: vertebrados e invertebrados. Para ajudar os alunos, peça para observarem as características dos animais, mas não dê respostas prontas. Após esse momento, faça uma análise coletiva do cartaz já terminado e explique:
- Os animais vertebrados são aqueles que possuem esqueleto interno, com crânio e coluna vertebral (peça aos alunos que toquem com as mãos a coluna vertebral e depois explique que o crânio é o osso que protege o nosso cérebro)
- Os invertebrados não possuem ossos ou esqueleto interno
Questione os alunos se há algum animal que eles achem que foi fixado no local errado. Caso a resposta seja positiva, solicite que troquem a imagem de grupo. Se achar necessário, sinalize as figuras erradas e faça uma análise das características, para ajudar os alunos a entenderem o erro.
Sugestão de links para pesquisa na web:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/browse/animals
http://www.zoologico.com.br/nossos-animais/
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/animais.htm
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Para concluir a atividade do mão na massa, proponha uma reflexão sobre as características apresentadas pelos indivíduos que compõem os diferentes grupos. Para isso, solicite que olhem os animais fixados no grupo dos invertebrados e pergunte quais são as características apresentadas por eles. Faça uma lista coletiva com a sala e depois repita o mesmo procedimento com o grupo de vertebrados. Se achar necessário, intervenha com algumas informações, como:
- Invertebrados: Não possuem ossos, não possuem esqueleto interno, muitos apresentam corpo mole, alguns apresentam uma estrutura chamada exoesqueleto, como os insetos e os aracnídeos, etc.
- Vertebrados: Possuem ossos, os ossos formam o esqueleto, possuem crânio, coluna vertebral, costelas, muitos conseguem se sustentar pelos ossos, os ossos protegem os órgãos internos, etc.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: A sistematização está dividida em três slides, os dois primeiros com informações para complementar os aprendizados da aula (devem durar aproximadamente 5 minutos no total) e o último com uma proposta de dinâmica (deve durar cerca de 10 minutos).
Antes de apresentar esse slide, retome as respostas dadas pelos alunos no momento do contexto e as respostas dadas à questão disparadora “Todos os animais possuem esqueleto? O que você acha?”. Espera-se que os alunos tenham entendido que existem animais que possuem e os que não possuem esqueleto interno. Após esse momento, projete ou leia as informações desse slide para sistematizar os aprendizados dessa aula.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Antes de apresentar esse slide, retome a questão disparadora “Todos os animais possuem esqueleto? O que você acha?”. Espera-se que os alunos tenham entendido que existem animais que possuem e os que não possuem esqueleto interno. Após esse momento, projete ou leia as informações desse slide para sistematizar os aprendizados da aula.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: As plaquinhas podem ser produzidas com pedaços de cartolinas fixados à palitos de sorvete. De um lado da cartolina deve estar escrito “vertebrado” e do outro “invertebrado”. É muito importante que elas já estejam prontas previamente para o desenvolvimento dessa etapa.
Faça uma lista com nomes de animais diversos e combine com a turma que, quando você disser o nome do animal, todos devem levantar uma das plaquinhas. Essa é uma maneira lúdica e divertida de verificação da aprendizagem.
Você pode ir além: analise de perto um animal. Isso deve aguçar a curiosidade dos pequenos. A sugestão é levar até a sala uma minhoca, para que os alunos possam observar um invertebrado de perto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Gravador de vídeo: Loom.
Contexto e questão disparadora
Antes de começar a contextualização da aula, fique atento a algumas informações que podem ser úteis na condução desse planejamento: o critério utilizado para definir se um animal é vertebrado é a presença de crânio e coluna vertebral. A maioria dos animais vertebrados possuem esqueleto ósseo, porém, ter esqueleto não significa ser vertebrado. Vários animais não vertebrados possuem diversos tipos de esqueleto, que podem ser externos ou internos (a Lula possui uma concha interna, as águas vivas possuem um tipo de esqueleto hidrostático, caracóis possuem esqueletos externos etc.). Dito isso, vamos nos esquivar do “óbvio” e trabalhar a investigação e pensamento científico com as crianças.
Insira essas informações por meio de um vídeo com imagens bem ilustrativas. Você pode usar o Loom.
Para coerência das próximas etapas, deixe claro para a turma qual critério define um animal vertebrado antes de entrar nos “tipos de esqueleto”.
No slide 4, contextualize a “questão disparadora” e questione os alunos se todos os animais possuem esqueleto ósseo. Evite generalizar.
Mão na massa
Por meio de videochamada, por Zoom ou Hangouts, peça que as crianças realizem uma pesquisa (10 – 15 minutos) para tentarem responder à pergunta. Deixe que os alunos se organizem em duplas e sugira que se comuniquem via Whatsapp, para compilar os resultados das pesquisas sobre os tipos de esqueleto.
Após esse momento, projete a tabela presente no slide 6, de modo que todos os alunos acompanhem o preenchimento. Faça adaptação das etapas: primeiro liste com os alunos os tipos de esqueletos dos animais e depois avalie se eles possuem ou não crânio/coluna vertebral (se são ou não vertebrados).
Você pode fornecer uma única tabela e fazer o preenchimento à medida que discutem os conceitos, ou pode fazer um grande documento para que cada criança preencha a própria tabela.
Sistematização
Quando a tabela estiver completa, converse com os alunos sobre a diversidade de formas de sustentação que existem e teste a turma em relação ao critério que define os vertebrados. Use uma imagem que compare uma serpente a uma minhoca, aponte que a presença de um crânio dá forma a cabeça da serpente, que é um animal vertebrado e possui esqueleto ósseo. Faça o comparativo com a minhoca, um animal não vertebrado com esqueleto hidrostático.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na execução do “mão na massa”, auxiliando-as na etapa de pesquisa.
Objetivos de aprendizagem
Analisar animais vertebrados e invertebrados, reconhecer suas semelhanças e diferenças e classificá-los segundo a presença ou ausência de coluna vertebral.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor
Professor-autor: Marluci Turquiai Goulart
Mentor: Eliane Siqueira
Especialista: Margareth Polido