Plano de aula: Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clasificação dos animais

Sobre esta aula: Esta aula aborda conceitos que fazem menção aos tipos de aparelhos bucais apresentados por diferentes insetos e a relação desses com o alimento buscado pelo animal. Para o desenvolvimento desta proposta, os alunos são convidados a participar de uma atividade em grupo. Nela, cada grupo receberá uma ficha impressa com informações sobre o hábito alimentar, a aparência do aparelho bucal e alguns comportamentos do inseto. A partir da leitura desses dados, os estudantes deverão indicar o nome do animal e, depois, usar a imaginação para desenhar a sua “boca”, a partir das descrições contidas nas fichas. Ao final, os grupos deverão compartilhar as produções com toda a turma e, em seguida, organizar os conhecimentos utilizando uma tabela.

Para saber mais sobre a anatomia dos insetos, consulte o livro: RIBEIRO-Costa, Cibele S. Invertebrados: manual de aulas práticas. Ribeirão Preto - SP: Holos Editora, 2006.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas e lápis de cor.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título da aula, fazendo leitura em voz alta para a turma, e depois explique que os alunos irão conhecer diferentes aparelhos bucais apresentados pelos insetos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA