Atividade para impressão - Mão na massa - Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais
Plano de Aula
Plano de aula: Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clasificação dos animais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula aborda conceitos que fazem menção aos tipos de aparelhos bucais apresentados por diferentes insetos e a relação desses com o alimento buscado pelo animal. Para o desenvolvimento desta proposta, os alunos são convidados a participar de uma atividade em grupo. Nela, cada grupo receberá uma ficha impressa com informações sobre o hábito alimentar, a aparência do aparelho bucal e alguns comportamentos do inseto. A partir da leitura desses dados, os estudantes deverão indicar o nome do animal e, depois, usar a imaginação para desenhar a sua “boca”, a partir das descrições contidas nas fichas. Ao final, os grupos deverão compartilhar as produções com toda a turma e, em seguida, organizar os conhecimentos utilizando uma tabela.
Para saber mais sobre a anatomia dos insetos, consulte o livro: RIBEIRO-Costa, Cibele S. Invertebrados: manual de aulas práticas. Ribeirão Preto - SP: Holos Editora, 2006.
Materiais necessários para a aula: Fichas impressas e lápis de cor.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula, fazendo leitura em voz alta para a turma, e depois explique que os alunos irão conhecer diferentes aparelhos bucais apresentados pelos insetos.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia a poesia “O mosquito escreve”, de Cecília Meireles, para a turma e pergunte sobre o animal indicado no poema, use questões como: “Vocês já viram um mosquito pernilongo?”, “Como ele é?”, “O que ele faz para se alimentar?”, “Como é a boca desse inseto?”, “Vocês conhecem algum outro inseto que se alimenta do mesmo modo que o mosquito pernilongo?”. Enquanto os alunos respondem a essas questões, vá anotando as hipóteses deles no quadro e retome as respostas no momento da sistematização.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Questione os alunos sobre o hábito alimentar apresentado pelos insetos e o formato da boca desses animais (aparelho bucal). Para isso, faça a leitura das questões presentes neste slide e vá anotando as respostas dadas pela turma no quadro. Talvez surjam dúvidas quanto à classificação dos animais em insetos. Se julgar necessário, faça uma breve explicação sobre esse grupo, apresentando algumas características, como: serem invertebrados, possuírem seis patas articuladas, serem dotados ou não de asas e antenas etc. Cite também o nome de alguns espécimes bem conhecidos por todos, por exemplo, besouros, borboletas, abelhas e formigas. Isso irá ajudar a turma a pensar sobre quem são esses animais, como se alimentam e sobre como é formato das bocas deles. Para saber mais sobre esse assunto, acesse o link http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/topo.htm. Após essa reflexão, apresente a proposta do mão na massa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize a sala e separe os alunos em cinco grupos. Para cada equipe, entregue uma ficha diferente. Nessas fichas há informações (dicas) sobre o hábito alimentar, a aparência do aparelho bucal e alguns comportamentos do inseto. Cada um dos grupos deve ler as informações e discutir sobre o possível animal que está sendo descrito. Nesse momento, visite cada um dos grupos, se achar necessário, dê mais dicas até que descubram o animal correto. Quando todos tiverem descoberto a qual animal a ficha faz referência, eles deverão usar a imaginação e desenhar a “boca” do inseto. Alerte que desenho deve ser baseado nas informações contidas nas fichas. Para finalizar essa etapa, organize os grupos para uma apresentação do desenho. Nesse momento, pergunte aos estudantes por que eles pensaram que a “boca” do animal é da maneira que ilustraram.
Nas fichas, os animais são: 1. Abelha, 2. Gafanhoto, 3. Cigarra, 4. Mosquito Aedes aegypti e 5. Borboleta.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A sistematização está organizada em dois slides, separe cinco minutos para cada um deles.
Para sistematizar as informações do “Mão na Massa”, bem como os modelos de “bocas” apresentados pelos grupos, explique à turma que os insetos apresentam diferentes adaptações relacionadas ao hábito alimentar que possuem, portanto, há “diferentes bocas”, que têm apêndices bucais (peças), que, em conjunto, são especializadas em lamber, mastigar, cortar, picar e sugar. Após a esse momento, peça aos alunos para classificar os insetos descritos nas fichas quanto ao tipo de aparelho bucal apresentado, para isso, projete ou reproduza no quadro o esquema deste slide e coletivamente, faça um “X” no tipo de aparelho bucal que cada um dos insetos possui.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para concluir, apresente as imagens dos insetos, para que os alunos observem diferentes aparelhos bucais. Em seguida, retome as questões: “Como os insetos se alimentam? Você sabe dizer como é a boca desses animais? Todas são iguais?”. Faça uma breve comparação com as respostas dadas pelos alunos anteriormente e questione-os sobre acréscimos de informações ou mudanças de opiniões. Para finalizar proponha a uma produção textual com o seguinte tema: “Os insetos e suas diferentes bocas”.
Você pode ir além: se achar necessário, reproduza o vídeo “Butterfly Feeding” para a turma, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MYWPWTme_YI. Nele, é possível visualizar bem o aparelho bucal das borboletas em ação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Envio de atividades online: Google formulários.
- Apresentações Google para projeção.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada ou grave o contextos dessa aula com a leitura da poesia “O mosquito escreve” de Cecília Meireles:
O Mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.
O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U e faz um I.
Esse mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí, se arredonda e faz outro O, mais bonito.
Oh!
já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever o seu nome.
Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?
E ele está com muita fome.
(Cecília Meireles in “Ou isto ou aquilo”)
Siga as orientações presentes nos slides 3 e 4 e instigue os alunos com perguntas que os ajudem a formulação de hipóteses sobre os possíveis modos de alimentação dos insetos.
Apresente a “questão disparadora” para a turma e, em seguida, a atividade que deverá ser realizada em grupo pelos estudantes. Se preferir, tenha a divisão de grupos já definida.
Mão na massa
Organize a atividade disponível na aba “materiais e atividades” do plano em forma de um formulário do Google. Disponibilize o link de acesso a turma (utilize o e-mail, Whatsapp ou Classroom) e oriente as crianças sobre a organização do tempo para que os grupos se reúnam e façam o trabalho.
Sugira a elas que usem o Whatsapp para trocar ideias e que apenas um integrante do grupo envie o formulário final. Além de enviar o exercício em grupo, os alunos deverão desenhar no caderno as respostas para todas as questões do formulário, evidenciando a “boca” dos insetos.
Deixe uma videochamada programada para que as crianças compartilhem as produções.
Sistematização
Após o envio dos trabalhos, agende um novo encontro online com a turma. Projete os resultados do formulário que os grupos enviaram para evidenciar as respostas mais recorrentes.
Em seguida, apresente a tabela em branco, disponível no slide 6, e preencha-a junto com os alunos, projetando sua tela com as respostas corretas do exercício.
Faça comentários sobre cada animal e seu respectivo aparelho bucal, principalmente se os grupos apresentarem dificuldades para entender algum exemplo.
Siga as orientações do último slide e finalize a aula, garantindo a compreensão dos alunos.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças para a organização dos encontros em grupo e envio dos relatórios.
Objetivos de aprendizagem
Identificar os diferentes tipos de aparelhos bucais presentes em insetos, estabelecendo as relações entre o tipo de alimentação e o aparelho bucal.
Classificar os insetos de acordo com as características observadas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marluci Turquiai Goulart
Mentor: Eliane Siqueira
Especialista: Margareth Polido