Plano de aula: Combinados pela paz: produção de trecho de Regimento escolar - textualização

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.

Materiais necessários: Haverá nesta aula um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: No final do processo de textualização, pode haver certa dificuldade, por parte dos alunos, em perceber se o texto por eles produzido atende aos critérios definidos na rubrica.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Provoque uma reflexão com os alunos acerca das condições de produção, que são as características básicas do contexto interlocutivo acionadas pelos sujeitos, de forma consciente ou inconsciente, no decorrer do processo de elaboração do texto oral ou escrito. Peça para que pensem se cabe usar uma variação linguística ou a norma-padrão na composição que será realizada. Questione: Por que precisamos nos programar para realizar uma atividade escrita? Espera-se que consigam perceber que a preparação diminui erros e guia o escritor por um caminho, assim, evita-se tangenciamento do propósito inicial da construção textual.
  • Recomenda-se ressaltar aos alunos o papel ímpar que o planejamento tem no que se refere à produção escrita. Sua aplicabilidade vai além da definição de parâmetros, possibilita organizar as ideias e garantir que haja coesão interna e externamente. Além disso, garante que os requisitos mínimos necessários à textualização serão garantidos, pois é muito comum aos educandos aproximar a escrita da fala. Assim, o planejamento possibilita refletir sobre a necessidade de considerar os aspectos mais tocantes à escrita. Caso seja de interesse do professor, o plano de aula que precede este, ou seja, o 13, trata da etapa de planejamento.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos