Atividade para impressão - Modelo de ata
Modelo de ata
Plano de Aula
Por: Ariane Previde Paz
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida Pública e a prática de linguagem é a Oralidade.
Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, se exercita a capacidade de argumentar oralmente e se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 6º e o 7º anos, as discussões, subsidiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, abrangem, não somente o interior da escola, mas ampliam-se à comunidade externa.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft; Canetas hidrográficas; Folha de sulfite ou folha pautada; Lápis.
Dificuldades antecipadas:
Dificuldades para respeitar os turnos de fala; Revelar medo ou vergonha de expor as ideias; Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas; Dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho; Dificuldades para retomar a ideia sem apenas repeti-la; Não empregar linguagem respeitosa; Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente; Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia; Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia; Não conter a ansiedade nas participações; Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro; Sugerir soluções amplas demais; Dificuldades para compreender a linguagem do Estatuto da Criança e do Adolescente; Não compreender a diferença entre direitos e deveres; Distinguir argumentos válidos de inválidos; Apresentar argumentos baseados no senso comum; Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação; Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE. Acesso em: 20 de dez de 2018.
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de Dezembro de 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990.
Sensibilização:
1º Momento
1. 1. Quais são os direitos dos alunos dentro da escola?
2. 2. Quais são os deveres dos alunos dentro da escola?
3. 3. Quais são os direitos dos professores dentro da escola?
4. 4. Quais são os deveres dos professores dentro da escola?
5. 5. Quais são os direitos dos demais funcionários da escola: cozinheiros, porteiro, funcionários da limpeza, inspetor, coordenador pedagógico, diretor, secretário? – Liste todas as profissões presentes na escola.
6. 6. Quais são os deveres dos demais funcionários da escola: cozinheiros, porteiro, funcionários da limpeza, inspetor, coordenador pedagógico, diretor, secretário? – Liste todas as profissões presentes na escola.
7. 7. Quais são os deveres da família dos alunos?
8. 8. Quais são os direitos da família dos alunos?
9. 9. Quais são os direitos da comunidade ao redor da escola?
10. Quais são os deveres da comunidade ao redor da escola?
11. Quais são os direitos do governo em relação à escola?
12. Quais são os deveres do governo em relação à escola?
1.Todos os direitos e deveres apresentados aqui são respeitados? Por quê?
2. Existem práticas que são consideradas normais pela frequência com que acontecem?
3. Vocês conhecem algum documento oficial que auxilia na compreensão dos deveres e dos direitos dos alunos, funcionários, família e governo?
1. Quem aqui é criança?
Provavelmente, muitos não se consideram crianças. Então, leia o artigo 2º do ECA: “considera-se criança a pessoa de até 12 (doze) anos de idade incompletos”.
2. Os pais são obrigados a matricular os filhos na escola?
3. Quem já ouviu falar sobre conselho tutelar?
2º Momento
3º Momento
Elaboração da pauta
1. Situação aluno-aluno.
1.1. São situações que envolvem diretamente os alunos. Pode ter sido mediada por um funcionário, mas ainda não foi esclarecida.
2. Situação aluno-funcionário.
2.1. São situações que envolvem, além dos alunos, qualquer funcionário da escola.
2.2. Se o funcionário não puder comparecer à Assembleia, o grupo organizador precisa dialogar com o funcionário para esclarecer a situação para a sala ouvindo ambas as partes.
3. Situação família-escola.
3.1. São situações de esclarecimento ou de proximidade entre família e escola.
4. Situação externas.
4.1. Qualquer situação que está além dos muros da escola, mas contribui para a interação da escola com a comunidade escolar, por exemplo, solicitar ao posto de saúde uma visita à escola, organizar um passeio cultural, propor um momento de interação escola-creche-asilo.
1. Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.
2. Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.
3. Organizador da ordem das falas - responsável em sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.
4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.
Orientações: Assembleia
Tempo sugerido: 15 minutos
1. ESPAÇO ABERTO
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