Atividade para impressão - ATA
Ata
Plano de Aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é vida pública.
Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, estimula-se a comunidade escolar a se envolver na discussão, principalmente, o ambiente externo à escola, no que tange à participação social dos alunos.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft;
Canetas hidrográficas;
Folha de sulfite ou folha pautada;
Lápis.
Dificuldades antecipadas:
Revelar medo ou vergonha de expor as ideias;
Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas;
Apresentar dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho;
Apresentar dificuldades para sintetizar a ideia;
Não empregar linguagem respeitosa;
Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente;
Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia;
Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia;
Não conter a ansiedade nas participações;
Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro;
Sugerir soluções amplas demais;
Distinguir argumentos válidos de inválidos.
Apresentar argumentos baseados no senso comum;
Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação;
Desmotivar por causa das burocracias.
Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>. Acesso em: 19 dez. 2018.
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005
Sensibilização:
1º Momento
1.Onde acontece a situação?
2. Há quanto tempo?
3. Quem é o responsável por essa situação estar acontecendo?
4. Quais são as consequências?
5. A escola pode fazer algo para ajudar a solucionar? Como?
6. A escola precisa de alguma parceria para resolver a situação?
7. Há espaço na escola para discutir essas questões?
2º Momento O que é uma assembleia?
c. Periodicidade: apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Caso necessite mudá-los, discuta com a turma e esclareça as razões.
d. Solicite aos alunos que se agrupem em grupos de 4 ou 5 alunos, número adequado para que os alunos consigam discutir, compartilhar ideias, decisões e responsabilidades.
e. Confeccione ou peça a um aluno ou um grupo de alunos que confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião. Deixe o cartaz visível para toda a turma.
f. O calendário também pode ser disponibilizado por meio de um grupo em rede social ou uma agenda digital, exemplo, google agenda, calendar. Utilize esses caminhos para divulgar as atas, ações ou qualquer outro documento que a turma considere importante.
e. Para promover momentos de fala e escuta, acordos são necessários, por isso, construa com os alunos combinados que facilitem o diálogo, por exemplo, respeitar a pluralidade de opinião, argumentar ou sugerir sem desrespeitar a opinião do outro, cumprir as suas responsabilidades a partir das ações decididas pelo grupo, ser assíduo.
Elaboração da pauta
1. Situações internas.
1.1. São situações que acontecem dentro da escola, exemplo, um aluno está sendo discriminado por ser imigrante, o que caracteriza xenofobia.
2. Situação da escola para a comunidade.
2.1. São situações que acontecem no entorno da escola, exemplo, a conservação da praça.
3. Situação da comunidade para a escola.
3.1. São situações que acontecem na sociedade e precisam ser incorporadas por uma disciplina na escola, por exemplo, o uso de drogas.
1.Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.
2.Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.
3.Organizador da ordem das falas - responsável por sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.
4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.
Orientações: Assembleia
Tempo sugerido: 10 minutos
1. Ações concluídas ou em andamento:
Tempo sugerido: 30 minutos
2. Pauta de hoje:·
Sobre as ações:
Felicitações
Tempo sugerido: 10 minutos
3. Finalizando a pauta de hoje
Sobre a ata: A construção da ata, além da sistematização das ações e reflexões de todo o processo, consolida a participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento cronológico dela é extremamente importante.
“Aos dias _____ do mês de __________ do ano de ______________________, na escola ____________________________________________, os alunos e a professora do oitavo ano ___ reuniram-se sob a surpervisão do grupo composto por _______________________________________ a fim de discutir ____________________________________________________________________________. Depois de alguns debates e discussões, foi decidido _________________________________________________________________________________. O aluno _________________________________________ leu as seguintes felicitações:_______________________________________________________________________. Após o encerramento da reunião, a Ata foi lida e aprovada por todos.”
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.
Tour pelo Bairro
Orientações:
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.
Num Click
Painel de fotos
Orientações:
Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.
Quero você!
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Diga aos alunos que a proposta da aula é organizar uma Assembleia, levando em consideração a realidade do isolamento social. Esclareça que a assembleia é um momento em que se discutem coletivamente diferentes situações que acontecem dentro e fora da escola para compreender, intervir, prevenir e resolver situações de conflitos que possam levar à discriminação, à injustiça, à exclusão, à violência ou à violação de direitos. Explique que a assembleia é constituída por três momentos extremamente importantes para que a participação de todos seja garantida, obstáculos sejam reconhecidos e possibilidades, identificadas. Preparação: etapa que antecede a reunião, na qual a pauta será elaborada por todos os alunos. Reunião: é o momento da assembleia em que há a discussão coletiva das questões organizadas na pauta. Comprometimento: deliberações das responsabilidades e dos compromissos assumidos por todos após os debates da reunião. O grupo responsável organiza o encontro para receber os colegas e garantir os exercícios de diálogo. Inicie a assembleia, pelo Google Meet ou outra plataforma similar, com o compartilhamento da pauta. Deixe um aluno responsável pela leitura do campo AÇÕES. O aluno que lê a pauta também poderá ser responsável por esclarecer todas as dúvidas: a ação foi concluída ou está em andamento? Houve alguma resposta? É necessária outra ação?
Desenvolvimento
Inicie a leitura da pauta respeitando os agrupamentos e a ordem estabelecida. Após a leitura da situação descrita na pauta, pergunte à turma se os alunos que colocaram tal situação gostariam de se posicionar. Aguarde o posicionamento e amplie as discussões para o grupo. Esclareça todas as dúvidas. Valide todos os apontamentos por meio de uma escuta qualificada, ou seja, o mediador verifica se todos compreenderam a situação. Ressalte a importância de escutar com atenção todas as falas, sem julgamentos. Discordar faz parte da discussão, mas é necessário que as ideias não sejam rebatidas, mas discutidas. Explique aos alunos que é importante defender seus pontos de vista, mas reconhecer a validade de todos os argumentos apresentados evita bate-boca, insulto e ironia. Sobre as ações: veja o passo a passo de cada ação de uma assembleia no plano original.
Fechamento
Encerradas todas as discussões, o aluno relator deve finalizar rapidamente a ata. Com a mediação do professor, o aluno relator é responsável por registrar na ata todos os combinados. É importante que o aluno relator compreenda que o registro deve ser neutro, sucinto e claro. O professor orienta o registro e estimula a capacidade de escrever com autonomia. Um aluno lê a ata. O aluno organizador solicita a assinatura de todos, efetivando o compromisso com o grupo. Uma cópia da ata é encaminhada à turma, pelo grupo do WhatsApp. Em uma folha, estruture a ata para que o grupo responsável pela sessão preencha alguns dados antes da reunião da assembleia. O modelo disponível aqui é uma sugestão disponível para impressão.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Assembleia
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada: Oralidade / Leitura / Produção de textos
Dinâmica:Em cada sessão, serão desenvolvidas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:1.Sensibilização. 2.Elaboração da pauta 3.Organização do espaço. 4.Revisão das ações 4.Leitura, discussão e conclusão/sugestão da pauta. 5 Votação e registro das conclusões 6. Finalização e leitura da ata.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP20 EF69LP22 EF69LP23 EF69LP25 EF69LP26
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é vida pública.
Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, estimula-se a comunidade escolar a se envolver na discussão, principalmente, o ambiente externo à escola, no que tange à participação social dos alunos.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft;
Canetas hidrográficas;
Folha de sulfite ou folha pautada;
Lápis.
Dificuldades antecipadas:
Revelar medo ou vergonha de expor as ideias;
Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas;
Apresentar dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho;
Apresentar dificuldades para sintetizar a ideia;
Não empregar linguagem respeitosa;
Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente;
Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia;
Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia;
Não conter a ansiedade nas participações;
Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro;
Sugerir soluções amplas demais;
Distinguir argumentos válidos de inválidos.
Apresentar argumentos baseados no senso comum;
Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação;
Desmotivar por causa das burocracias.
Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>. Acesso em: 19 dez. 2018.
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: