Atividade para impressão - ATA
Ata
Plano de Aula
Por: Ariane Previde Paz
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é vida pública.
Justificativa: Frente à necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 8º e o 9º anos, estimula-se a comunidade escolar a se envolver na discussão, principalmente, o ambiente externo à escola, no que tange à participação social dos alunos.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel kraft;
Canetas hidrográficas;
Folha de sulfite ou folha pautada;
Lápis.
Dificuldades antecipadas:
Revelar medo ou vergonha de expor as ideias;
Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas;
Apresentar dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho;
Apresentar dificuldades para sintetizar a ideia;
Não empregar linguagem respeitosa;
Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente;
Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia;
Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia;
Não conter a ansiedade nas participações;
Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro;
Sugerir soluções amplas demais;
Distinguir argumentos válidos de inválidos.
Apresentar argumentos baseados no senso comum;
Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação;
Desmotivar por causa das burocracias.
Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>. Acesso em: 19 dez. 2018.
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005
Sensibilização:
1º Momento
1.Onde acontece a situação?
2. Há quanto tempo?
3. Quem é o responsável por essa situação estar acontecendo?
4. Quais são as consequências?
5. A escola pode fazer algo para ajudar a solucionar? Como?
6. A escola precisa de alguma parceria para resolver a situação?
7. Há espaço na escola para discutir essas questões?
2º Momento O que é uma assembleia?
c. Periodicidade: apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Caso necessite mudá-los, discuta com a turma e esclareça as razões.
d. Solicite aos alunos que se agrupem em grupos de 4 ou 5 alunos, número adequado para que os alunos consigam discutir, compartilhar ideias, decisões e responsabilidades.
e. Confeccione ou peça a um aluno ou um grupo de alunos que confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião. Deixe o cartaz visível para toda a turma.
f. O calendário também pode ser disponibilizado por meio de um grupo em rede social ou uma agenda digital, exemplo, google agenda, calendar. Utilize esses caminhos para divulgar as atas, ações ou qualquer outro documento que a turma considere importante.
e. Para promover momentos de fala e escuta, acordos são necessários, por isso, construa com os alunos combinados que facilitem o diálogo, por exemplo, respeitar a pluralidade de opinião, argumentar ou sugerir sem desrespeitar a opinião do outro, cumprir as suas responsabilidades a partir das ações decididas pelo grupo, ser assíduo.
Elaboração da pauta
1. Situações internas.
1.1. São situações que acontecem dentro da escola, exemplo, um aluno está sendo discriminado por ser imigrante, o que caracteriza xenofobia.
2. Situação da escola para a comunidade.
2.1. São situações que acontecem no entorno da escola, exemplo, a conservação da praça.
3. Situação da comunidade para a escola.
3.1. São situações que acontecem na sociedade e precisam ser incorporadas por uma disciplina na escola, por exemplo, o uso de drogas.
1.Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.
2.Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.
3.Organizador da ordem das falas - responsável por sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.
4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.
Orientações: Assembleia
Tempo sugerido: 10 minutos
1. Ações concluídas ou em andamento:
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