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Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Cópia dos textos utilizados.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Nessa aula, os alunos redigirão artigos que farão parte de um Estatuto da sala. Na primeira parte da aula, vocês retomarão algumas características do texto de lei e delimitarão o assunto do Artigo de cada grupo de alunos. No desenvolvimento, farão a produção textual tendo um artigo como modelo e uma revisão com base em uma tabela de características do gênero. Além disso, reescreverão o Artigo caso necessário. Depois, completarão uma frase sobre o processo de escrita de um Artigo de lei.
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Material complementar:
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Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Material complementar:
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Orientações:
Material complementar:
Caso ache necessário, imprima o modelo que traz a problematização do slide clicando aqui.
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio ou vídeo, retome as características estruturais de textos de lei e peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um novo grupo de WhatsApp para que possam interagir. Afirme que eles produzirão um estatuto baseado nas regras de convivência da sala para o ensino remoto, considerando os itens levantados na aula anterior (aula 13 desta sequência de atividades). Oriente que o estatuto será redigido de forma colaborativa, dando a cada grupo uma tema de convivência para que eles escrevam.
Desenvolvimento
Entregue aos grupos os trechos do slide de Desenvolvimento, pedindo que eles leiam e os utilizem como modelo para redigir o estatuto a ser elaborado pela classe. Se puder, retome, em um áudio ou videoaula, as características estruturais e estilísticas do gênero, que devem ter sido estudadas pelos alunos. Oriente, por fim, que os alunos, em seus grupos, deem início à redação do estatuto (cada grupo com uma regra). Peça que os grupos façam a atividade por meio do Google Docs, no qual todos os alunos poderão editar o texto e onde o professor poderá acompanhar a atividade em tempo real. Quando acabarem, indique que os grupos troquem os seus textos, disponibilizando os links do documento do Google Forms para que façam a revisão. Oriente, por áudio, que cada grupo, de forma coletiva, leia o texto produzido pelos outros colegas e indique o que poderia ser melhorado. Depois disso, peça que os grupos devolvam os textos revisados para que seja feita uma segunda versão.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, peça que os alunos registrem as suas respostas para a questão levantada no slide de Fechamento e enviem-nas para o grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
A família pode sugerir problemas recorrentes no ensino remoto, uma vez que muitos pais acompanham seus filhos nas atividades em casa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Escrevendo um estatuto a partir de uma lista de regras de convivência
Finalidade da aula: Escrever um Artigo de Lei a partir de uma lista de regras de convivência
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto de Lei
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais/normativos, propositivos reivindicatórios
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP22 EF69LP23 EF89LP21
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Cópia dos textos utilizados.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
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