Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Revistas, jornais, computadores com acesso à internet ou celulares com acesso à internet. Para aplicar esta aula, solicite que os alunos façam antes uma enquete na escola.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Selecionar as informações mais importantes para a produção da petição on-line.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais – a força política de um clique. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
POPPE, Luan. Petições online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 15 jan. 2019.
VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Nesta aula os alunos irão planejar uma petição on-line, a fim de publicá-la no portal e-Cidadania. Conte aos alunos o que será feito. Atenção!
- Se você não estiver aplicando esta aula em sequência, solicite que os alunos realizem previamente uma pesquisa com o objetivo de saber quais são os problemas mais relevantes da comunidade escolar de acordo com os entrevistados. Ao iniciar a aula, discuta a pesquisa realizada e faça uma lista no quadro com os mais mencionados. Isso servirá de base para a produção da petição on-line.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete o questionamento deste slide para iniciar a discussão com a turma.
- Divida a turma em grupos para otimizar o tempo da aula, bem como estimular a escrita de textos em parceria. O número de grupos dependerá da quantidade de alunos que você tem em sala.
- Solicite que os alunos levem em conta a enquete realizada antes desta aula.
- Caso ache necessário, anote na lousa as ideias que os alunos forem sugerindo.
- É importante, já nesse momento, que cada grupo decida qual ideia irá abordar na petição on-line que será planejada no desenvolvimento desta aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete este slide ou anote as informações na lousa.
- Solicite que os alunos, ainda nos grupos formados no momento anterior, discutam sobre as etapas que estão neste slide e escrevam no caderno o que foi pedido.
- Distribua jornais, revistas, livros de várias áreas do conhecimento etc. É útil que você autorize o uso do celular para pesquisa, assim, os alunos terão acesso a informações como, por exemplo, leis. Sugira que os alunos procurem leis sobre o assunto que irão tratar na petição on-line em sites como o Planalto, disponível no link: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o questionamento deste slide. Você pode também apenas oralizar.
- Solicite que um aluno do grupo socialize, oralmente, o projeto de petição on-line que o grupo produziu.
- Caso necessário, faça apontamentos sobre o trabalho dos alunos para que possam melhorar o texto que fizeram. Você pode, também, incentivar a participação dos outros grupos para contribuir com o trabalho.
- É muito importante verificar se os projetos de petições estão de acordo com as leis vigentes no Brasil e os direitos humanos.
- Questione a fonte de informação dos alunos através de perguntas como “onde você encontrou essa informação?” para avaliar a coerência do trabalho.