Plano de aula: Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimento escolar

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.

Materiais necessários: O material a ser utilizado nesta aula já foi desenvolvido nas aulas anteriores. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de revisar o texto. Por outro lado, pode ser necessário justificar a alguns alunos mais críticos as observações feita pelo professor em seus textos.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Questione-os sobre quais são suas expectativas para a aula. É provável que os alunos apresentem certa resistência ao trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos