Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimento escolar
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.
Materiais necessários: O material a ser utilizado nesta aula já foi desenvolvido nas aulas anteriores. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de revisar o texto. Por outro lado, pode ser necessário justificar a alguns alunos mais críticos as observações feita pelo professor em seus textos.
Referências sobre o assunto:
BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos.
- Questione-os sobre quais são suas expectativas para a aula. É provável que os alunos apresentem certa resistência ao trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos o valor da revisão e da edição de um texto. Você pode se inspirar neste trecho:
“Um dos objetivos da revisão é levar a garotada a perceber que um bom texto não nasce pronto. Analisar o texto na presença do aluno ou fazer um acompanhamento durante a produção permite a ele incorporar sugestões, reescrever, substituir termos e reorganizar ideias, até obter um bom resultado”, explica Regina Scarpa, coordenadora pedagógica do programa Escola que Vale, do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária. Como fazer isso em classes numerosas? “Uma saída é a revisão coletiva”, ensina Maria José. Verifique quais os problemas mais frequentes nas produções da turma e escolha as mais representativas. O exercício se torna mais eficaz se você focalizar um aspecto de cada vez: coesão ou pontuação ou ortografia, por exemplo.
Fonte: Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2565/a-chave-para-o-bom-texto-revisao>. Acesso em: 10 dez. 2018.
- É importante ressaltar que um texto não está finalizado na primeira versão. Algumas vezes podem ser necessárias várias versões de um texto para que
ele seja considerado pronto. Neste sentido, um olhar distante, de uma pessoa que não esteve diretamente ligada à sua produção, pode colaborar muito, afinal, ela pode apontar imperfeições que não percebemos ao redigir o texto, pois nosso juízo crítico pode ser menos aguçado com nossas próprias produções. - Para que as atividades de revisão e edição aconteçam de maneira satisfatória, é imprescindível que os critérios de avaliação tenham sido trabalhados e que os alunos tenham se apropriado destes parâmetros.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos.
Orientações:
- Entregue a versões produzidas originalmente pelos alunos já com os apontamentos e as indicações, além das correções gramaticais. Para facilitar, como foi corrigida apenas uma produção por grupo, produza cópias para os outros integrantes.
- Peça para os alunos que apreciem as informações da revisão e questionem aquilo que não entenderam ou mesmo que discordaram para que seja feita uma análise alunos-professor. Neste momento, é importante que sejam esclarecidas as dúvidas, pois só haverá correção efetivamente autônoma se o aluno compactuar com este propósito. De outra maneira, ele apenas buscará atender as solicitações, diminuindo o propósito autoral que se espera.
- Entregue a lista de verificações que consta dos Materiais complementares, logo abaixo, para ajudar nas reflexões e na compreensão do que se pode melhorar no texto.
- Sanadas as dúvidas sobre o que se apontou para a revisão, autorize o processo de reescrita.
- É importante que cada aluno revise seu próprio texto, mas que as considerações sobre o que se precisa alterar sejam feitas coletivamente (em grupo).
- Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Neste caso, replaneje as atividades considerando a realidade que julgar pertinente. Sugere-se até duas aulas de revisão num processo de desmembramento das ações deste plano.
Materiais complementares: A lista de verificações mencionada se encontra neste link.
Para além da aula:
- Quando os alunos entregarem as produções revisadas e editadas, faça uma última apreciação e, se considerar necessário, peça mais uma revisão. Esta última etapa pode ser feita em casa e entregue posteriormente.
- Para ampliar a dimensão da atividade, sugere-se que os trechos de Regimento escolar produzidos pelos alunos sejam apreciados pela coordenação e direção da escola. Assim, pode-se sugerir a inclusão do material produzido no Regimento da instituição. Independentemente da perspectiva de inclusão das informações, a apreciação do texto pela coordenação e direção da escola é fundamental. Isso atribui valor ao processo escrito e estimula os alunos a produzir seus textos com mais afinco em futuras atividades, pois saberão que a escrita não tem finalidade descartável.
- Uma opção para o trabalho proposto nesta aula é revisão em trechos. Nesta alternativa, durante o processo de revisão, o professor seleciona trechos que considera fundamentais para a apreciação e realiza este processo de forma coletiva, ou seja, pode projetar para que os alunos atente-se às mudanças necessárias.
- Outra opção é fundamentar a aula para que um grupo revise a produção de outro. Neste caminho, o professor precisará elaborar uma rubrica que dê conta de sanar todos os apontamentos por ele realizados durante a revisão. Sugere-se, ainda, que haja um tratamento de valorização da produção alheia. Afinal, nesta faixa etária, os alunos podem tratar as produções dos colegas de maneira jocosa ou mesmo desdenhando delas.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Peça para que cada grupo escolha um representante para explicar como a revisão e a edição tornaram seu texto mais qualificado.
- Solicite ainda que, para fazer a reflexão anterior, analisem a primeira e a última versão de seus textos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula sobre produção de textos, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero Regimento Escolar.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador; ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Google Forms (tutorial disponível aqui);
Google Docs (permite produzir e editar textos coletivamente; tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais: Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto, de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, com critérios de avaliação claros e socialização de produções. É importante informar aos estudantes que irão trabalhar em equipes em todas as etapas, se você puder contar com as ferramentas do Google Docs (escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou determinação da equipe. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade, para definir se o processo de escolha ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato e essa responsabilidade.
Introdução: A utilização do Regimento Escolar como ferramenta de resolução de conflitos cotidianos na escola
Esta etapa da adaptação corresponde ao plano LPO7_04SQA13. Entre em contato com os alunos por WhatsApp ou e-mail, e explique que nas próximas aulas eles irão refletir sobre uma temática de bastante importância para a escola e, a partir disso, planejar, produzir e revisar um texto para compor o trecho de um Regimento Escolar, visando a resolução de conflitos cotidianos no ambiente escolar. Para dar início a essa reflexão, envie aos alunos os seguintes questionamentos, previamente digitados em um documento de Word: Como o Regimento Escolar pode auxiliar as escolas a manterem seus espaços pacíficos? Como os conflitos se apresentam no cotidiano escolar? Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula? Já souberam de casos em que alunos se ofenderam gravemente? Houve algum caso de agressão, na escola em que estudam, que acabou em hospitalização dos envolvidos? Alguém já assistiu a casos de violência escolar na televisão ou na internet? Quando tratamos dos casos de violência, estamos apenas nos referindo a casos de agressão física? O que é agressão verbal? O que é agressão psicológica? O bullying é uma situação de violência? Oriente os alunos a se organizarem em grupos para interagir e discutir as questões; não é necessário respondê-las por escrito.
Ainda nesse contato, explique que, a partir das discussões, cada grupo irá fazer um levantamento das situações-problema e fazer uma lista com ao menos 5 relatos, preenchendo o formulário que será enviado por você. Eles terão que preencher também o formulário com as sugestões para aplacar os problemas levantados utilizando o Regimento Escolar. Uma sugestão para agilizar a realização dessa atividade é usar a ferramenta Google Forms, criando formulários com essas duas atividades, de listar problemas e sugerir soluções. Estabeleça um prazo para os alunos discutirem as questões iniciais em seus grupos, produzirem as listas de situações-problema e de sugestões, e devolverem a você.
Para finalizar esta etapa, organize uma devolutiva para os alunos comentando o levantamento das situações-problema feitas por eles e também as soluções propostas. Nessa devolutiva, que pode ser feita por meio da gravação de áudio ou vídeo, retome com os alunos as características gerais do gênero Regimento Escolar; para isso, guie-se pelo slide de fechamento do plano original.
Desenvolvimento: Textualização: produção de um trecho de Regimento Escolar
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_04SQA14. Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail, e provoque uma reflexão sobre as condições de produção de um texto. Peça que reflitam sobre a seguinte questão: por que precisamos nos programar para realizar uma atividade escrita? Ressalte a importância do planejamento da escrita para que a intenção comunicativa seja cumprida. Retome, então, os passos realizados na etapa anterior, e diga que agora eles irão planejar a escrita de um trecho de Regimento Escolar, com combinados para o estabelecimento da paz e da harmonia em ambiente escolar, a fim de solucionar as situações-problema por eles levantadas. Explique que farão uma lista de verificação (checklist) para guiar o processo de escrita, e que essa checklist será constituída por aspectos estruturais e textuais do gênero (explique item a item). Depois de feitos contato e explicação, envie aos alunos os arquivos da lista de verificação e da rubrica, disponíveis em materiais complementares. Envie um novo áudio aos alunos explicando a nova tarefa. Diga que, com a lista de verificação em mãos, eles deverão iniciar o processo de produção da primeira versão do trecho de Regimento Escolar, que deve seguir sempre os critérios de avaliação estabelecidos na checklist. Explique que a rubrica será utilizada somente após a escrita da primeira versão. Para melhor orientá-los, siga as instruções do slide de desenvolvimento do plano original e envie também a rubrica, baseada na lista de verificação. Estabeleça um prazo para execução dessa tarefa de produção escrita (que poderá ser realizada utilizando o Google Docs). Explique que, após a conclusão da escrita, eles devem efetuar a primeira revisão com base na rubrica encaminhada, fazendo as adequações necessárias, e, depois disso, devem enviar a primeira versão do texto.
Para o encerramento desta etapa de escrita, peça que os alunos enviem a você comentários sobre possíveis dificuldades que tiveram. Após receber os comentários, faça sua devolutiva sobre as dificuldades e explique que na próxima aula será feita a revisão e a edição do texto.
Faça uma correção das produções com sugestões que ultrapassem o caráter gramatical e ortográfico do texto, conforme evidenciado na rubrica.
Fechamento: Vamos revisar nosso trecho de Regimento Escolar
Esta etapa corresponde ao plano LPO7_04SQA15. Para iniciá-la, envie um áudio aos alunos motivando-os a efetuarem a revisão de seus textos, conforme as orientações do slide de introdução do plano original. Envie a eles, então, o texto produzido na etapa anterior com seus apontamentos e indicações de melhorias. Peça que consultem novamente a lista de verificação, enviada na etapa anterior e disponível nos materiais complementares deste plano. Explique novamente os critérios de avaliação da rubrica e determine um prazo para que a equipe interaja e cada aluno proceda à edição de seu texto, de acordo com as sugestões recebidas. Após nova revisão e edição do texto, peça que seja escolhido um representante de cada equipe para explicar, por meio de um áudio, como a revisão e a edição contribuíram para a qualificação do texto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutirem com os familiares sobre as situações-problema listadas por eles e sobre as sugestões propostas. É sempre importante envolver a comunidade nas questões cotidianas da escola. Os textos produzidos podem ainda ser apreciados pelos familiares. Incentive os alunos a enviá-los aos responsáveis. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimento escolar
Finalidade da aula: Possibilitar a revisão da própria produção textual com base em critérios de avaliação estabelecidos a fim de constituir um texto normativo adequado às expectativas estruturais e ao contexto de produção.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Regimento escolar
Objeto(s) do conhecimento: Textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP22/EF69LP23
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.