Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio ou vídeo, pergunte aos alunos quais são as principais características do Artigo de lei. Dê um tempo curto para que eles respondam, via grupo de WhatsApp da turma, o que eles sabem a respeito do assunto. Feito isso, diga, por áudio ou mensagem de texto, que a aula de hoje é destinada à finalização do Estatuto.
Desenvolvimento
Em um áudio, peça que grupos troquem os textos produzidos (Artigos) e façam, de forma colaborativa, dentro de seus grupos, uma revisão minuciosa, discutindo e preenchendo a tabela de avaliação disponível no slide Desenvolvimento. Sugere-se que os textos sejam compartilhados pelo Google Docs, enviando-os por meio do compartilhamento de link. Após terminarem, solicite que devolvam aos colegas o Artigo revisado e a tabela. Peça, então, que os alunos leiam a avaliação e, se necessário, reescrevam seus textos fazendo as alterações pedidas, de modo que ele contemple as características do gênero. No final dessa última redação, oriente que um aluno de cada grupo envie o Artigo finalizado no grupo de WhatsApp da turma, de modo a compilar todos os Artigos produzidos pela turma (se preferir, crie um documento do Google Docs e, disponibilizando-o por meio de um link, peça que os alunos escrevam, neste arquivo, os Artigos produzidos por cada grupo). Inicie uma rápida discussão, através de comentários no WhastApp (ou crie um momento síncrono para isso, via Zoom ou Google Meet), sobre a ordem em que os Artigos devem aparecer para criar o Estatuto.
Fechamento
Para fechar a aula, leia o Estatuto produzido pelos alunos e afirme que tais regras de convivência deverão ser seguidas durante as aulas remotas.
Convite às famílias
A família pode participar do processo de construção do documento analisando se a escrita está clara e adequada ao contexto da atividade, fazendo pequenas revisões. Convide a família a ler os textos produzidos.