Plano de Aula

Plano de aula: Assembleia

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida Pública e a prática de linguagem é a Oralidade.

Justificativa: Diante da necessidade de se discutir as relações interpessoais na busca de uma convivência positiva e democrática, a Assembleia é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 6º e o 7º anos, as discussões, subsidiadas pelo Regimento escolar, abrangem não somente o interior da escola mas ampliam para a comunidade externa.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft, canetas hidrográficas, folha de sulfite ou folha pautada, lápis.

Dificuldades antecipadas: Respeitar os turnos de fala. Revelar medo ou vergonha de expor as ideias. Mobilizar a discussão, criando obstáculos à participação dos colegas.

Dificuldades em cooperar com o grupo de trabalho. Dificuldades para retomar a ideia sem apenas repeti-la. Não empregar linguagem respeitosa. Desprezar ou ameaçar alguém que sustenta um ponto de vista diferente. Propor sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia. Mostrar desânimo a respeito da função da assembleia. Não conter a ansiedade nas participações. Desviar-se dos tópicos em discussão, afastando-se da finalidade do encontro. Sugerir soluções amplas demais. Dificuldades para compreender a linguagem do Estatuto da Criança e do Adolescente. Não compreender a diferença entre direitos e deveres. Distinguir argumentos válidos de inválidos. Apresentar argumentos baseados no senso comum. Não encontrar problemas da comunidade por naturalizar aquela situação. Criar regras que favoreçam pequenos grupos em detrimento da maioria.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada ao Fundamental no site da Revista Escola para compreender a progressão estabelecida.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE Acesso em: 19 dez. 2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.

Dinâmica da atividade
Dinâmica da atividade

Sensibilização:

  • É o momento em que os alunos compreendem o objetivo de uma Assembleia relacionando a discussão a um documento oficial, no caso do sétimo ano, o regimento escolar.
  • Acontece somente uma vez antes de iniciar as reuniões periódicas, mas pode ser retomado durante o ano, se necessário.
  • É dividida em três momentos.

1º momento

  • Organize a turma em pequenos grupos.
  • Solicite que cada grupo apresente uma regra utilizada na escola, por exemplo, horário da escola.
  • Estabeleça 10 minutos para que os grupos discutam.
  • Peça que cada grupo apresente a regra para o restante do grupo.
  • Anote em um espaço visível a todos, por exemplo, no quadro, cada regra dita pelos grupos.
  • Pergunte aos grupos se eles concordam que as regras existem e se todos a obedecem.
  • Após todos os apontamentos dos alunos, pergunte novamente de maneira geral:

1. De quem é a escola?

2. Como sabemos as regras da escola?

3. Quem determina estas regras?

4. As regras são iguais em todas as escolas? Por quê?

5 5. Para que servem as regras?

6. Para quem são as regras na escola?

7. As regras da escola interferem na comunidade ao redor?

8. Como elaborar um regra na escola?

  • Terminada a reflexão e a discussão sobre as questões acima, apresente o Regimento escolar.
  • Explique que o regimento escolar é um documento que estrutura, define, normatiza e regula as ações da escola.
  • Pergunte a eles:
  • Alguém conhece este documento?
  • Como vocês conheceram? Por que vocês não conhecem?
  • Retire do Regimento uma regra cuja discussão é polêmica, por exemplo, o uso do celular na sala de aula. Com base na regra pergunte:
  • Vocês usam celular na sala de aula?
  • Quem permite e por quê?
  • Vocês acham que o uso é adequado ou não?
  • Após a discussão, leia o que diz o Regimento escolar sobre o assunto.
  • Pergunte se os alunos concordam ou não com o que está escrito justificando a resposta.
  • Fortaleça a democracia esclarecendo que o Regimento escolar é um documento que todos devem ter acesso, pois regulariza a vida de todas as pessoas da comunidade escolar.

2º momento

  • Organize a turma em pequenos grupos.
  • Recapitule o documento Regimento escolar apresentado no primeiro momento.
  • Explique o Regimento escolar não pode ferir nenhum documento oficial como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Entregue uma cópia para cada grupo das normas de convívio.
  • Se necessário, divida as normas para que cada grupo discuta, questione e esclareça as suas dúvidas.
  • Peça aos alunos que compartilhem impressões, dúvidas, opiniões, sentimentos sobre a leitura feita.
  • Esclareça todas as dúvidas, se possível. Leia a variação 1 para auxiliar neste momento.
  • É importante que o aluno compreenda que o convívio escolar não abrange somente o espaço interior da escola mas contempla, também, as relações
    vividas na comunidade fora da escola.
  • Deixe uma cópia do documento para que os alunos possam consultá-los quando acharem necessário.

3º momento

  • Mas o que é uma Assembleia?
  • Esclareça aos alunos que a Assembleia é um momento democrático em que se discutem diferentes situações que acontecem dentro e fora da escola para esclarecer, intervir, prevenir e resolver situações de conflitos que possam ser levadas à discriminação, à injustiça, à exclusão, à violência.
  • Explique que a Assembleia é constituída por três momentos extremamente importantes para que a participação de todos seja garantida, que obstáculos sejam reconhecidos e possibilidades, identificadas.
  • Preparação: Antecede a reunião, e cada grupo será responsável por uma sessão. É o momento também em que a pauta será elaborada por todos os alunos da turma.
  • O dia da reunião: É o exato momento em que a pauta é discutida.
  • Comprometimento: As responsabilidades e os compromissos assumidos por todos.
  • Periodicidade: Apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Caso necessite mudá-la, discuta com a turma e esclareça as razões.
  • Divida a turmas em grupos com, no mínimo, quatro alunos.
  • Para promover momentos de fala e escuta, acordos são necessários, por isso construa com os alunos alguns combinados que facilitem o diálogo, por exemplo:
  • Respeitar os turnos de fala.
  • Evitar fofocas.
  • Ser claro, objetivo e sucinto.
  • Respeitar a pluralidade de opinião.
  • Ressalte a importância de o grupo não ser construído somente por afinidades.
  • Utilize critérios de agrupamento para que o grupo seja composto de alunos com diferentes habilidades: leitura, escrita, oralidade, de comunicação, de mediação e de organização.
  • Cada grupo será responsável por uma sessão.
  • Confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião.
  • Deixe o cartaz visível para toda a turma.

Elaboração da pauta

  • A pauta é a ação coletiva que ocorre durante todo o mês que antecede o dia da Assembleia.
  • Os assuntos debatidos estão relacionados à comunidade escolar: com base nos direitos e deveres de cada um, os alunos discutem, sugerem e intervêm em diferentes situações de forma ampla, autônoma e singular.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Eu critico/Eu felicito/Eu sugiro.
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • No campo EU CRITICO, os alunos registram as situações que precisam ser discutidas.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem sugestões no campo EU SUGIRO.
  • Pontue sempre as colaborações entre os alunos no campo EU FELICITO para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Fique atento a pequenos avanços. É importante que os alunos sintam-se respeitados e valorizados.
  • Estimule os alunos diagnosticar as causas e consequências de diferentes ações, sugestões e decisões.
  • Não aceite a resposta: “Sempre foi assim”.
  • Solicite aos alunos que leiam e reflitam sobre a pauta durante o mês.
  • Faltando aproximadamente quatro dias para a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva. Divida os assuntos em:

1. Situação aluno-aluno.

1.1. São situações que envolvem diretamente os alunos. Podem ter sido mediadas por um funcionário, mas ainda não foram esclarecidas.

2. Situação aluno-funcionário.

2.1. São situações que envolvem, além dos alunos, qualquer funcionário da escola.

2.2. Se o funcionário não puder comparecer à Assembleia, o grupo organizador precisa dialogar com o funcionário para esclarecer a situação para a sala ouvindo ambas as partes.

3. Situação família-escola.

3.1. São situações de esclarecimento ou de proximidade entre família e escola.

4. Situações externas.

4.1. Qualquer situação que está além dos muros da escola mas contribui para a interação da escola com a comunidade escolar, por exemplo, se a escola é para todos, como um aluno que se locomove por meio de cadeira de rodas pode realizar as atividades no laboratório de informática que fica no segundo andar e a escola não tem elevador nem rampa?

  • Decida com o grupo em que ordem os agrupamentos serão expostos na Assembleia.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreva os assuntos na ata cujo modelo está anexado.
  • A pauta precisa estar visível para a turma, por isso ou confeccione um cartaz com a pauta ou distribua uma cópia para cada grupo.
  • Observe e pontue com o grupo as sugestões dadas no campo EU SUGIRO, entretanto, só poderão compor a ata após aprovação na Assembleia.
  • Associe as situações ou sugestões ao Regimento Escolar cujo alunos pensem nas necessidades do grupo escolar.
  • Todos alunos podem consultar a legislação para sugerir soluções.
  • Nenhuma sugestão pode infringir os documentos legais.
  • O contato com documentos legais amplia a visão de democracia de maneira autônoma e singular.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1. Leitor - responsável por ler os combinados da última reunião, as felicitações e a pauta.

2. Relator da ata - responsável por registrar os assuntos e os acordos de maneira neutra, clara e sucinta.

3. Organizador da ordem das falas - responsável por sistematizar as falas dos alunos e coletar as assinaturas.

4. Mediador - com o auxílio do professor, o mediador esclarece as dúvidas da pauta, controla o tempo de fala e evita possíveis desvios do assunto.

  • As mesmas responsabilidades podem ser compartilhadas com mais de um aluno, por exemplo, dois mediadores.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados