Resolução da atividade - Discussão sobre grafite e pichação
Respostas previstas na atividade de introdução
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Reprodução Grafite e de roteiro de perguntas.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos indicativos, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos. O grafite é uma intervenção urbana feita em muros e tem por objetivo, além de mostrar uma arte feita por todos e para todos, promover debates a respeito de problemas sociais, sendo uma ferramenta de denúncia. Desse modo, a leitura do gênero possibilita uma reflexão sobre as injustiças sociais e a necessidade de leis que contribuam para a diminuição dessas injustiças, pois enquanto um funciona como instrumento de denúncia, o outro regulamenta ações que garantem os direitos e deveres do cidadão.
No dicionário, pichação é grafado com ch, mas a versão com x é a utilizada pelos pixadores. Neste plano, optamos por utilizar a versão que responde à formalidade da Língua, porém é interessante estar ciente que a escolha dos pixadores pela grafia com x não é mero acaso, pois a pichação é vista no Brasil como uma transgressão, algo que foge à regra, assim como grafia da palavra quando utilizado o x.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em interpretar a imagem; dificuldades em relacionar a imagem a denúncias sociais.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Milena. Pichação-arte é pixação? Disponível em: https://casperlibero.edu.br/revistas/pichacao-arte-e-pixacao/ Acesso em 27/8/2018.
CUSTODIO, Guilherme. Pixação (com X mesmo) também é arte. Disponível em: http://www.aescotilha.com.br/colunas/a-margem/pixacao-com-x-mesmo-tambem-e-arte/ Acesso em 29/08/2018.
WAINER, João; OLIVEIRA, Roberto. Pixo. Disponível em:https://vimeo.com/29691112.
MESQUITA, Marcelo. Cidade cinza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7NpppZaGfJo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Primeiramente, diga que eles discutirão se já viram imagens de pichação e grafite pelas ruas da cidade e qual a diferença entre eles. Depois, em pequenos grupos, os alunos discutirão, com base em um questionário, um grafite e tentarão encontrar as denúncias sociais feitas ali. Por último, todos discutirão a que conclusões os grupos chegaram e preencherão um quadro com as principais informações sobre o grafite a fim de perceberem a importância da existência de leis no país que garantam direitos básicos a todos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSOEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).