Plano de Aula
Plano de aula: Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei para participar de um debate regrado.
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Giz e quadro.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em respeitar o tempo de fala estabelecido, também podem ter dificuldades em respeitar a fala do outro. Além disso, eles podem atacar os debatedores em vez de rebater as ideias.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os alunos. Discuta com eles o que eles imaginam que acontecerá nessa aula. É provável que eles dirão que farão um debate. Aproveite este momento da aula para perguntar aos alunos o que eles sabem sobre o debate e o que eles acham que acontecerá na aula. Esse momento funciona como um levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre o tema da aula e também para despertar o interesse deles pelas atividades que serão propostas.
- Depois de ouvi-los, diga que eles realizarão um debate. Sendo assim, na primeira parte da aula, vocês retomarão a lista de regras criadas na 1ª aula do módulo de oralidade. No desenvolvimento, os alunos passarão ao debate em si, apresentando argumentos, réplicas e tréplicas e na última parte será feita a avaliação do debate realizado.
- Essa aula é a terceira de um módulo de três aulas sobre o gênero debate e a 10ª aula de um sequência de aulas sobre o gênero Texto de lei. Sugerimos utilizar os planos em sequência, mas caso você esteja utilizando esse plano de forma independente, sugerimos acessar os seguintes links para se apropriar das características do debate regrado: GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018. SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Retome com os alunos a lista de regras produzidas na 1ª aula desse módulo de oralidade (aula 10 dessa sequência de aulas.). Diga que essas regras nortearão o debate de vocês.
Professor, s caso você esteja utilizando esse plano de forma independente, sugerimos que nessa parte da aula a turma combine as regras do debate. É desejável que a lista de Regras fique mais ou menos assim:
REGRAS DO DEBATE
I. O debate se organizará em x blocos.
II. Cada equipe terá seu momento de fala, que deve ser respeitado.
II. Cada equipe de debatedores terá direito a fazer apresentação de argumentos, réplica e tréplica.
III.Todas as falas têm um tempo determinado e esse deve ser respeitado.
IV. O tempo de apresentação de argumento será x minutos.
V. A réplica terá x minutos (ou segundos) e a tréplica x minutos (ou segundos)
Essa lista traz as regras essenciais do debate, mas pode ser ampliada conforme a necessidade da sala.
- Depois de retomar as regras, peça que o aluno mediador, os juízes e as equipes que foram definidas na aula anterior se posicionem para iniciar o debate.
- Peça que o aluno mediador leia o texto de abertura do debate. Sugerimos o seguinte texto de abertura para o debate sobre esse tema: “A redução da maioridade penal é um tema que tem sido bastante discutido em nossa sociedade. Reduzir a maioridade penal significa que a partir dos 16 anos um jovem que cometer algum crime será preso em uma prisão comum. Hoje, esses jovens infratores são encaminhados a instituições específicas que visam à sua reinserção na sociedade. Deve-se reduzir a maioridade penal e colocar menores de 18 anos em uma cela comum? Ou deve-se manter as instituições de reeducação que já temos e focar na reinserção desses jovens à sociedade?”.(Essa sequência de aulas sobre o gênero debate se organiza em torno do tema “A redução da maioridade penal”. Caso queira, você pode propor um outro tema mais próximo à realidade de seus alunos)
- Esse texto de abertura é uma sugestão e você pode ampliá-lo ou até incentivar o mediador a escrevê-lo.
- Após a leitura do texto, o aluno mediador sorteia a equipe que começará o debate.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Durante o desenvolvimento dessa aula, os alunos fazem o debate em si, respeitando os tempos de apresentação de argumento, réplica e tréplica.
- Durante o debate, apenas interfira para manter a ordem. O foco do debate deve ser nas ideias em discussão e não na imagem dos debatedores, por isso qualquer tipo de referência à imagem pessoal dos alunos de qualquer um dos grupos deve ser imediatamente corrigida. Além disso, os tempos de fala devem ser respeitados, então caso os alunos extrapolem o tempo, peça ao mediador que passe imediatamente a fala à outra equipe.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para fechar a aula, proponha aos alunos a criação de uma lista de coisas que devem ser avaliadas em um debate.
- Pergunte a eles “Quais deveriam ser os itens de avaliação de um debate?”
- Faça isso coletivamente, pois o tempo é curto para que se reúnam em grupos e discutam.
- Convide um dos alunos para escrever na lousa os itens propostos pelos colegas.
- É desejável que entre os itens listados pelos alunos, reflita-se sobre:
- Como foi a postura dos debatedores: a equipe respeitou o tempo estabelecido para a fala?
- A fala do outro foi respeitada?
- Como foi a argumentação de cada equipe: os argumentos foram bem construídos?
- Houve coerência entre os argumentos de réplica e tréplica e o argumento principal?
- Os argumentos se basearam em referências confiáveis?
- Depois, disso, pergunte aos alunos como eles avaliam o debate feito nessa aula com base nesses critérios. Incentive a participação dos alunos nessa discussão, ouça-os e motive-os a fazerem uma auto-análise de sua participação no debate da sala.
- Para concluir, peça que escrevam no caderno uma frase mostrando algo que aprendeu na aula de hoje.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um vídeo ou áudio, retome e releia aos alunos a lista de regras produzidas na 1ª aula desse módulo de oralidade (aula 10 dessa sequência de aulas). Diga que essas regras nortearão o debate que acontecerá nesta aula.
Desenvolvimento
Envie um áudio ou vídeo aos alunos relembrando a data e o horário do debate, combinados na aula passada. Inicie, então, de forma síncrona (Zoom ou Google Meet), o debate sobre maioridade penal, instruindo os representantes de cada grupo a respeitarem os tempos de apresentação de argumento, réplica e tréplica. Caso alguns alunos não consigam acompanhar o debate em tempo real, inicie, pelo Zoom ou Google Meet, a gravação do debate para que os colegas possam assisti-lo depois. Além disso, caso seja inviável a opção do debate síncrono, peça que os alunos representantes de cada grupo enviem, em forma de áudio, as suas respostas, réplicas e tréplicas pelo WhatsApp (em grupo criado para tanto).
Fechamento
Para fechar a aula, proponha aos alunos, por meio de áudio, a criação de uma lista de coisas que devem ser avaliadas em um debate. Pergunte a eles: quais deveriam ser os itens de avaliação de um debate? Dê um breve tempo para que respondam. Sugira que cada aluno envie a sua resposta ao grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
A família pode participar como plateia do debate regrado desenvolvido na aula, apreciando as atividades dos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei para participar de um debate regrado.
Finalidade da aula: Posicionar-se de forma consistente e sustentada em um debate
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto de Lei
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais/normativos, propositivos reivindicatórios
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP13 EF69LP14
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Giz e quadro.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em respeitar o tempo de fala estabelecido, também podem ter dificuldades em respeitar a fala do outro. Além disso, eles podem atacar os debatedores em vez de rebater as ideias.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.