
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Giz e quadro.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em respeitar o tempo de fala estabelecido, também podem ter dificuldades em respeitar a fala do outro. Além disso, eles podem atacar os debatedores em vez de rebater as ideias.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Professor, s caso você esteja utilizando esse plano de forma independente, sugerimos que nessa parte da aula a turma combine as regras do debate. É desejável que a lista de Regras fique mais ou menos assim:
REGRAS DO DEBATE
I. O debate se organizará em x blocos.
II. Cada equipe terá seu momento de fala, que deve ser respeitado.
II. Cada equipe de debatedores terá direito a fazer apresentação de argumentos, réplica e tréplica.
III.Todas as falas têm um tempo determinado e esse deve ser respeitado.
IV. O tempo de apresentação de argumento será x minutos.
V. A réplica terá x minutos (ou segundos) e a tréplica x minutos (ou segundos)
Essa lista traz as regras essenciais do debate, mas pode ser ampliada conforme a necessidade da sala.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um vídeo ou áudio, retome e releia aos alunos a lista de regras produzidas na 1ª aula desse módulo de oralidade (aula 10 dessa sequência de aulas). Diga que essas regras nortearão o debate que acontecerá nesta aula.
Desenvolvimento
Envie um áudio ou vídeo aos alunos relembrando a data e o horário do debate, combinados na aula passada. Inicie, então, de forma síncrona (Zoom ou Google Meet), o debate sobre maioridade penal, instruindo os representantes de cada grupo a respeitarem os tempos de apresentação de argumento, réplica e tréplica. Caso alguns alunos não consigam acompanhar o debate em tempo real, inicie, pelo Zoom ou Google Meet, a gravação do debate para que os colegas possam assisti-lo depois. Além disso, caso seja inviável a opção do debate síncrono, peça que os alunos representantes de cada grupo enviem, em forma de áudio, as suas respostas, réplicas e tréplicas pelo WhatsApp (em grupo criado para tanto).
Fechamento
Para fechar a aula, proponha aos alunos, por meio de áudio, a criação de uma lista de coisas que devem ser avaliadas em um debate. Pergunte a eles: quais deveriam ser os itens de avaliação de um debate? Dê um breve tempo para que respondam. Sugira que cada aluno envie a sua resposta ao grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
A família pode participar como plateia do debate regrado desenvolvido na aula, apreciando as atividades dos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei para participar de um debate regrado.
Finalidade da aula: Posicionar-se de forma consistente e sustentada em um debate
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto de Lei
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais/normativos, propositivos reivindicatórios
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP13 EF69LP14
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Giz e quadro.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em respeitar o tempo de fala estabelecido, também podem ter dificuldades em respeitar a fala do outro. Além disso, eles podem atacar os debatedores em vez de rebater as ideias.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: