Plano de Aula
Plano de aula: Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei para participar de um debate regrado.
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
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Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Giz e quadro.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em respeitar o tempo de fala estabelecido, também podem ter dificuldades em respeitar a fala do outro. Além disso, eles podem atacar os debatedores em vez de rebater as ideias.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/>. Acesso em: 28 out. 2018.
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
MEDEIROS, Solange O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os alunos. Discuta com eles o que eles imaginam que acontecerá nessa aula. É provável que eles dirão que farão um debate. Aproveite este momento da aula para perguntar aos alunos o que eles sabem sobre o debate e o que eles acham que acontecerá na aula. Esse momento funciona como um levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre o tema da aula e também para despertar o interesse deles pelas atividades que serão propostas.
- Depois de ouvi-los, diga que eles realizarão um debate. Sendo assim, na primeira parte da aula, vocês retomarão a lista de regras criadas na 1ª aula do módulo de oralidade. No desenvolvimento, os alunos passarão ao debate em si, apresentando argumentos, réplicas e tréplicas e na última parte será feita a avaliação do debate realizado.
- Essa aula é a terceira de um módulo de três aulas sobre o gênero debate e a 10ª aula de um sequência de aulas sobre o gênero Texto de lei. Sugerimos utilizar os planos em sequência, mas caso você esteja utilizando esse plano de forma independente, sugerimos acessar os seguintes links para se apropriar das características do debate regrado: GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018. SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.
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