Texto para impressão - Desenvolvimento
Lei da Ficha Limpa mostra efetividade nas eleições
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópias do texto a ser trabalhado.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e também podem não conhecer os direitos e deveres do cidadão.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf
MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, vocês discutirão algumas manchetes. Depois, os alunos assistirão a um vídeo sobre a Lei Ficha Limpa e lerão uma notícia sobre ela. Então, em grupos, farão uma discussão sobre a Lei com base em quatro questões. Por último, os alunos escreverão no caderno um pequeno comentário sobre como surge uma lei.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar o documento que contém a notícia, clique aqui
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos as manchetes do slide de Introdução. Logo em seguida, por meio de áudio e mensagem de texto, faça as perguntas sugeridas nas orientações. Peça que os alunos respondam às perguntas, deixando os seus comentários no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que se dividam em grupos (criando um grupo no WhatsApp para ir interagindo e discutindo as questões de forma colaborativa) e entregue a eles o link do vídeo sobre a lei “Ficha Limpa”, disponível no plano de aula. Oriente que os grupos assistam ao vídeo e respondam às perguntas interpretativas registradas no slide de Desenvolvimento. Peça que um aluno de cada grupo registre as respostas no WhatsApp da turma, criando uma breve discussão entre os grupos (se puder, combine um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que todos possam discutir juntos). Destaque, no final da discussão, que a lei surgiu da necessidade de elegermos políticos mais honestos.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio, e peça que cada aluno escreva o que aprendeu na aula, registrando as suas sínteses por áudio ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
A família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos pesquisando sobre como uma lei é elaborada, sobre a importância do voto, da cidadania etc.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Leitura de texto de lei para identificar normas
Finalidade da aula: Compreender as condições de produção e de circulação do texto de lei
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Textos de lei/debate
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e circulação e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero (Lei, código, estatuto, código, regimento etc) / Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos legais e normativos
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP20
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópias do texto a ser trabalhado.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e também podem não conhecer os direitos e deveres do cidadão.
Referências sobre o assunto:
Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/
Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: https://rock.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos/
SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf
MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173
OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243
GONÇALVES, Luciana. O gênero oral debate em sala de aula. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf
SILVA, Gracilene. O gênero debate no ensino fundamental. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932
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