
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação análise linguística e semiótica. A aula faz parte do módulo de práticas de estudo e pesquisa.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para escuta de áudio de exposição oral e produção de slides pelos alunos.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas:
- Uso de ferramentas do editor de apresentações, talvez por não estarem familiarizados.
- Transformação de informações parágrafos ou frases em tópicos sintetizados e informações visuais.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos que nesta aula eles irão ouvir uma exposição oral e terão que produzir slides para ela.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Observação: Sugere-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Orientações:
Observação: Sugere-se 20 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça a gravação somente do áudio do vídeo Estações do ano em outros planetas, disponível aqui. Você pode fazer isso usando o WhatsApp: abra o link do vídeo no computador; coloque o vídeo em um volume bom, bem audível; aproxime o celular do computador; inicie o vídeo e comece a gravar com o recurso de gravação de áudio do WhatsApp. Envie, então, a orientação da atividade (por áudio ou por escrito), dizendo aos alunos que devem ouvir o áudio e criar uma sequência de slides para apoiar essa apresentação. O trabalho será feito em duplas e é preciso, primeiro, ouvir o áudio fazendo várias pausas para anotações prévias de como serão os slides e em que ordem irão aparecer. Peça que anotem no Google Doc e compartilhem em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive. Estabeleça um prazo para a entrega dessa primeira atividade.
Desenvolvimento
Depois de ler as anotações de seus alunos, dê um feedback para cada dupla, com comentários que os auxiliem a melhorar suas propostas de slides. Envie outro áudio dizendo que as duplas podem, então, iniciar seus slides, que deverão ser feitos no Google Apresentações e compartilhados na mesma pasta do Google Drive. Combine um prazo para entrega e, pelos canais de comunicação já consolidados entre você e sua turma, ajude-os durante o processo de escrita dos slides, relembrando o que é necessário em slides de exposição oral: tópicos e imagens. Textos longos não são recomendados, pois tornam-se reproduções da fala, deixando a apresentação tediosa.
Fechamento
Depois de todos terem entregue seus slides, peça que os alunos “visitem” os trabalhos dos colegas na pasta compartilhada e aprendam, assim, uns com os outros. Faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Envie também o link do vídeo completo para que assistam. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a apreciar o resultado do trabalho, visualizando também os slides produzidos pela turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Organização de informações em slides para exposição oral
Finalidade da aula: Ouvir áudio de exposição oral e organizar informações em tópicos e imagens para slides, a fim de explorar essa organização como suporte para a exposição oral.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41
Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: