Plano de Aula

Plano de aula: Organização de informações em slides para exposição oral

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação análise linguística e semiótica. A aula faz parte do módulo de práticas de estudo e pesquisa.

Materiais necessários: Computadores ou notebooks para escuta de áudio de exposição oral e produção de slides pelos alunos.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- Uso de ferramentas do editor de apresentações, talvez por não estarem familiarizados.

- Transformação de informações parágrafos ou frases em tópicos sintetizados e informações visuais.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos que nesta aula eles irão ouvir uma exposição oral e terão que produzir slides para ela.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos