Plano de Aula
Plano de aula: Organização de informações em slides para exposição oral
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação análise linguística e semiótica. A aula faz parte do módulo de práticas de estudo e pesquisa.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para escuta de áudio de exposição oral e produção de slides pelos alunos.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas:
- Uso de ferramentas do editor de apresentações, talvez por não estarem familiarizados.
- Transformação de informações parágrafos ou frases em tópicos sintetizados e informações visuais.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos que nesta aula eles irão ouvir uma exposição oral e terão que produzir slides para ela.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Leia a pergunta para os alunos, provocando discussões sobre o que os alunos já sabem sobre esse tema que será explorado no slide seguinte. Eles podem relembrar quais são as estações do ano, quanto tempo duram, em qual período do ano vigoram, e dizer o que acham sobre as estações em outros planetas. Essa atividade irá instigar a curiosidade dos alunos pelo tópico. Se você escolher outro tema, faça o mesmo processo de problematização, pois este demanda a curiosidade de aprendizagem.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Exponha o áudio do vídeo “Estações do ano em outros planetas” (1’16”), disponível no link https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=3GKQpuOQNfE, sem as imagens. Para isso, você pode reproduzir o vídeo em um computador, sem que os alunos possam ver as imagens, com a tela voltada apenas para você. Já o áudio deve ser alto o suficiente para que todos os alunos ouçam a exposição, o que pode ser feito com caixas de som. O vídeo foi publicado por CHC na TV, em que o físico Douglas Falcão explica como funcionam as estações do ano em outros planetas. A Ciência Hoje das Crianças (CHC) é uma revista online produzida pelo Instituto Ciência Hoje e disponibiliza vídeos e matérias sobre curiosidades voltadas ao público infantil. Ressaltamos que esta é apenas uma sugestão de vídeo cujo áudio possa ser utilizado durante a aula. Por exemplo, podem ser usados outros vídeos mais extensos, se o professor tiver mais tempo à disposição. Destaca-se apenas que o áudio deva ser sobre algum assunto voltado ao campo de estudo e pesquisa e que o tema escolhido aqui também irá alterar o slide de abertura da aula (problematização do tema). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, você pode ler algum texto didático, sobre algum tema científico, para o qual possam ser criados slides suporte para a exposição oral desse conteúdo pelos alunos.
- Pergunte aos alunos se eles entenderam o que ouviram e se algo mais poderia ser feito para que o conteúdo fosse melhor entendido. Talvez eles digam que imagens auxiliariam a formular uma visão melhor das explicações do sistema solar. Nesse ponto, você pode apresentar a eles que a tarefa deles é organizar informações em uma apresentação de slides que possa servir justamente de suporte para essa exposição oral.
Observação: Sugere-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em grupos e forneça a eles computadores para trabalho no grupo. Neste momento, eles ouvirão o áudio novamente, que você deve reproduzir e pausar a exposição a cada 30 segundos, por exemplo. Solicite aos alunos que façam gradativamente anotações sobre a exposição oral, com base nos trechos ouvidos, para coletarem informações que serão organizadas em slides suporte da exposição oral. Essa anotação pode ser feita pelos grupos no programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/). Nos computadores, antes do início da aula, deixe o programa de anotações digitais Padlet aberto. Neste link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de bloco de notas online. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. Para que eles possam ouvir o áudio novamente, você pode reproduzir o áudio e pausar a cada 30 segundos, por exemplo, para que os alunos consigam fazer todas as anotações necessárias. Ajude-os a relembrar o que é necessário em slides de exposição oral: tópicos e imagens. Textos longos não são recomendados, pois tornam-se reprodução da fala, tornando a apresentação tediosa.
- Solicite aos alunos a organização das informações anotadas em slides para o tema da exposição oral ouvida. Para isso, eles precisarão usar algum programa de produção de slides, como Power Point ou Prezi. Recomendamos o programa Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/), em que os alunos poderão, mais tarde, compartilhar os resultados de suas produções. Para que os alunos possam trabalhar com esse programa, você, professor, precisa, antes do início da aula, criar contas no Google (https://account.google.com) para poder abrir um arquivo para cada grupo. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem criar apresentações em flipcharts ou cartazes, por exemplo. Para organizar as informações nos slides, os alunos podem formular tópicos ou utilizar imagens, que podem ser pesquisadas na internet, a partir dos conceitos-chave considerados nas anotações. Durante a produção dos slides, percorra a sala e ajude os grupos a relembrarem que as informações dos slides funcionam como suporte à exposição oral e que, por isso, contém pouco texto (que será reproduzido pela fala do orador). É importante possibilitar o trabalho autônomo dos estudantes, que irão utilizar a criatividade para organizar as informações.
Observação: Sugere-se 20 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos grupos o compartilhamento dos slides organizados pelos alunos entre as demais contas (dos outros grupos). Essa opção de compartilhamento é possível pelo Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/) em que, na aba “compartilhar”, os alunos digitam os emails das contas dos grupos e finalizam o compartilhamento. Neste link https://support.google.com/docs/answer/2763168?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR, você encontra mais explicações sobre como funciona e como usar o programa. Assim, todos os grupos podem ver as apresentações dos colegas. Essa atividade proporciona a descoberta de outras possibilidades de produção de slides para o mesmo tema, ampliando a capacidade criativa dos alunos. Também, os alunos podem deixar comentários nos slides dos colegas, mostrando o que gostaram e o que acham que poderia ser melhorado. Se o professor tiver mais tempo à disposição, pode solicitar a cada grupo a apresentação dos slides concomitantemente à exposição do áudio. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, os grupos podem compartilhar e discutir sobre os cartazes ou apresentações de flip chart criadas por eles. Podem ser usados “post its” para deixar sugestões, por exemplo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça a gravação somente do áudio do vídeo Estações do ano em outros planetas, disponível aqui. Você pode fazer isso usando o WhatsApp: abra o link do vídeo no computador; coloque o vídeo em um volume bom, bem audível; aproxime o celular do computador; inicie o vídeo e comece a gravar com o recurso de gravação de áudio do WhatsApp. Envie, então, a orientação da atividade (por áudio ou por escrito), dizendo aos alunos que devem ouvir o áudio e criar uma sequência de slides para apoiar essa apresentação. O trabalho será feito em duplas e é preciso, primeiro, ouvir o áudio fazendo várias pausas para anotações prévias de como serão os slides e em que ordem irão aparecer. Peça que anotem no Google Doc e compartilhem em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive. Estabeleça um prazo para a entrega dessa primeira atividade.
Desenvolvimento
Depois de ler as anotações de seus alunos, dê um feedback para cada dupla, com comentários que os auxiliem a melhorar suas propostas de slides. Envie outro áudio dizendo que as duplas podem, então, iniciar seus slides, que deverão ser feitos no Google Apresentações e compartilhados na mesma pasta do Google Drive. Combine um prazo para entrega e, pelos canais de comunicação já consolidados entre você e sua turma, ajude-os durante o processo de escrita dos slides, relembrando o que é necessário em slides de exposição oral: tópicos e imagens. Textos longos não são recomendados, pois tornam-se reproduções da fala, deixando a apresentação tediosa.
Fechamento
Depois de todos terem entregue seus slides, peça que os alunos “visitem” os trabalhos dos colegas na pasta compartilhada e aprendam, assim, uns com os outros. Faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Envie também o link do vídeo completo para que assistam. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a apreciar o resultado do trabalho, visualizando também os slides produzidos pela turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Organização de informações em slides para exposição oral
Finalidade da aula: Ouvir áudio de exposição oral e organizar informações em tópicos e imagens para slides, a fim de explorar essa organização como suporte para a exposição oral.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41
Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.