
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação análise linguística e semiótica. A aula faz parte do módulo de práticas de estudo e pesquisa.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para escuta de áudio de exposição oral e produção de slides pelos alunos.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas:
- Uso de ferramentas do editor de apresentações, talvez por não estarem familiarizados.
- Transformação de informações parágrafos ou frases em tópicos sintetizados e informações visuais.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em: <https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente aos alunos que nesta aula eles irão ouvir uma exposição oral e terão que produzir slides para ela.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Observação: Sugere-se 15 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Orientações:
Observação: Sugere-se 20 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça a gravação somente do áudio do vídeo Estações do ano em outros planetas, disponível aqui. Você pode fazer isso usando o WhatsApp: abra o link do vídeo no computador; coloque o vídeo em um volume bom, bem audível; aproxime o celular do computador; inicie o vídeo e comece a gravar com o recurso de gravação de áudio do WhatsApp. Envie, então, a orientação da atividade (por áudio ou por escrito), dizendo aos alunos que devem ouvir o áudio e criar uma sequência de slides para apoiar essa apresentação. O trabalho será feito em duplas e é preciso, primeiro, ouvir o áudio fazendo várias pausas para anotações prévias de como serão os slides e em que ordem irão aparecer. Peça que anotem no Google Doc e compartilhem em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive. Estabeleça um prazo para a entrega dessa primeira atividade.
Desenvolvimento
Depois de ler as anotações de seus alunos, dê um feedback para cada dupla, com comentários que os auxiliem a melhorar suas propostas de slides. Envie outro áudio dizendo que as duplas podem, então, iniciar seus slides, que deverão ser feitos no Google Apresentações e compartilhados na mesma pasta do Google Drive. Combine um prazo para entrega e, pelos canais de comunicação já consolidados entre você e sua turma, ajude-os durante o processo de escrita dos slides, relembrando o que é necessário em slides de exposição oral: tópicos e imagens. Textos longos não são recomendados, pois tornam-se reproduções da fala, deixando a apresentação tediosa.
Fechamento
Depois de todos terem entregue seus slides, peça que os alunos “visitem” os trabalhos dos colegas na pasta compartilhada e aprendam, assim, uns com os outros. Faça uma compilação com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Envie também o link do vídeo completo para que assistam. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a apreciar o resultado do trabalho, visualizando também os slides produzidos pela turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Organização de informações em slides para exposição oral
Finalidade da aula: Ouvir áudio de exposição oral e organizar informações em tópicos e imagens para slides, a fim de explorar essa organização como suporte para a exposição oral.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41
Esta é a 9º aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: