Mapa conceitual
Mapa conceitual
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Data show para leitura coletiva de mapa conceitual;
- Computadores ou notebooks, para realização online da pesquisa; ou revistas e livros didáticos.
- Programa Padlet para compartilhamento das respostas: www.padlet.com.
Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Esses conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas: Entendimento do conteúdo, por estar de forma mais sintetizada que em textos discursivos e por utilizar recursos imagéticos para construção dos significados.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1 - Este slide não deve ser exibido para os estudantes, pois constitui-se como resposta para a atividades do slide seguinte (slide 3).
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
a) Quando lemos esse título, o que esperamos sobre o conteúdo do texto?
b) O que vocês entendem por “estar por dentro?”
c) Qual pode ser o objetivo desse texto?
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
a) O texto é o que vocês esperavam? Por quê?
b) Qual o assunto do texto?
c) Vocês acham que o título combina com o texto? Por quê?
d) Você já conhecia mapas conceituais? Onde os viu?
e) Que características de apresentação das informações vocês percebem no texto?
f) Você percebe relações entre os conceitos? Quais? Como elas se organizam?
g) Como o mapa conceitual pode, em sua opinião, ajudar a compreender e a fixar informações de um texto?
Observação: é possível utilizar outros mapas conceituais, de outras áreas, por exemplo. Este é apenas um modelo possível.
Materiais complementares: Mapa conceitual
Tempo sugerido: continuação
Orientações:
Materiais complementares: No link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra um manual de uso do Padlet. É uma ferramenta gratuita.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui); Sorteador (disponível aqui).
Introdução
Faça um vídeo dizendo que irão estudar o gênero Mapa Conceitual e mostre o mapa disponível aqui. Utilize as perguntas que estão no 1º slide de Desenvolvimento para explorar o Mapa no vídeo, para que os alunos já conheçam algumas características do gênero. Finalize seu vídeo dizendo que irá enviar, por escrito, uma atividade de pesquisa que deverá ser feita, preferencialmente, em grupos de 4 alunos, e espere que eles enviem os nomes dos componentes para que você faça o sorteio dos assuntos a serem pesquisados.
Desenvolvimento
Faça o sorteio (sugestão: Sorteador, disponível aqui) dos assuntos do 2º slide de Desenvolvimento do Plano, um assunto por grupo. Depois, compartilhe no grupo de WhatsApp o resultado do sorteio e explique, por áudio, o que cada grupo irá pesquisar. Indique materiais com o apoio das Orientações do Plano. Diga que os resultados das pesquisas deverão ser publicados em um Padlet que já deve estar criado para este fim (se não for possível usar o Padlet, utilize outro meio de compartilhamento de textos mais acessível a todos). Estabeleça um prazo para que os grupos publiquem suas pesquisas.
Fechamento
Leia as pesquisas de seus alunos e peça, em áudio ou por escrito, que todos também leiam as pesquisas dos colegas. Crie mais uma postagem no Padlet com a seguinte questão: o que vocês entenderam sobre o gênero mapa conceitual e qual o objetivo do gênero em suas práticas de estudo? Peça que cada grupo responda essa pergunta no Padlet. Depois, faça uma compilação com o que você observou nos trabalhos e respostas dos alunos para encerrar esta aula e envie via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar nas pesquisas dos grupos e apoiar os alunos na comunicação entre seus pares, necessária para que o trabalho seja de fato feito em grupo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Finalidade da aula: Ler um mapa conceitual para reconhecer seus propósitos, estrutura composicional e linguística e campo de circulação, situando o gênero nas práticas de estudo e pesquisa.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mapa Conceitual
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação à construção composicional e ao estilo de gênero
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade da BNCC: EF69LP29
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Data show para leitura coletiva de mapa conceitual;
- Computadores ou notebooks, para realização online da pesquisa; ou revistas e livros didáticos.
- Programa Padlet para compartilhamento das respostas: www.padlet.com.
Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Esses conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas: Entendimento do conteúdo, por estar de forma mais sintetizada que em textos discursivos e por utilizar recursos imagéticos para construção dos significados.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: