Material complementar - Sugestão de Apresentação
Sugestão de Apresentação
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para o caso de não haver recursos tecnológicos.
Nesta refereência, você encontra um texto para ler aos alunos: Fernanda Lancellotti. Revista Recreio. 25 mar. 2018. Disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/natureza/o-que-cada-vitamina-faz-no-corpo-alimentos-frutas-verduras-organismo.phtml#.W7ztkmhKjIW. Acesso em: 09 out. 2018.
Aqui, você encontra uma apresentação de slides que pode ser utilizada para análise em exposição oral.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para sua turma pedindo que se organizem em duplas e assistam ao vídeo Vírus Zika, disponível aqui. Peça que prestem muita atenção na fala do apresentador e nas imagens que aparecem, buscando entender a relação entre imagens e fala (exposição oral sobre o Vírus Zika). Diga que as demais orientações serão enviadas por escrito, em uma pasta específica para essa atividade no Google Drive.
Desenvolvimento
Solicite, por escrito, que respondam às questões:
1. As imagens do vídeo reproduzem toda a fala do apresentador do assunto?
2. Qual é a relação entre as imagens e o que ele diz?
3. Em sua avaliação, as imagens ajudam ou atrapalham para deixar o assunto mais claro e interessante?
Peça que respondam em um Google Doc e compartilhem na pasta do Google Drive já criada por você para essa atividade (caso não seja possível, pode ser por e-mail ou WhatsApp). O fundamental neste plano é que descubram que as ferramentas utilizadas na apresentação de slides são suporte para a exposição oral e não uma simples reprodução da fala do orador. Busca-se também que eles identifiquem que essa organização é recomendada para apresentações de cunho científico, no campo das práticas de estudo e pesquisa.
Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilado com o que você observou nas produções das duplas para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer o canal Nerdologia, no YouTube, do microbiologista Átila Iamarino, pois ele tem sido uma referência para explicar, de forma muito clara e didática, como age o Coronavírus e o que podemos fazer para nos prevenir.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Conteúdo de Slides para Exposição Oral
Finalidade da aula: Perceber conteúdo de apresentação de slides como ferramenta suporte para fala de exposição oral
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição Oral
Objeto(s) do conhecimento: Usar adequadamente ferramentas de apoio a apresentações orais
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP41
Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores ou notebooks para leitura e comparação de diferentes apresentações de slides.
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Compreensão debilitada do conteúdo da exposição oral sem a exibição concomitante das ferramentas de apoio (slides ou ou vídeo).
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.
Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: