Plano de Aula

Plano de aula: Cantigas com os nomes das crianças

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para que esta atividade seja realizada, é necessária a rotina de cantar músicas que envolvam nomes próprios.

Sugestões: Música “Bom dia, com alegria” . Aqui, você pode colocar o nome da criança no lugar da expressão “com alegria”.

Outras sugestões estão disponíveis neste link

Materiais:

Fontes sonoras variadas: chocalhos, pandeiros, tambores, guizos, sinos etc. Materiais construídos anteriormente pelas próprias crianças também são bem-vindos. Alguns exemplos: latas, pedaços de madeira, garrafas, panelas, colheres de pau e potes, entre outros.

Se for possível, leve seu celular, uma máquina fotográfica ou uma filmadora para registrar a atividade.

Espaços:

Organize a sala e garanta que as crianças possam se movimentar livremente pelo espaço e manusear as diferentes fontes sonoras disponibilizadas. Assegure que bebês que ainda não engatinham estejam inseridos na roda ou no centro delas, em cadeirinhas ou colchonetes. Você também pode levá-los no colo, observando as manifestações deles.

Tempo sugerido:

40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças interagem com a proposta? Apontam novas possibilidades de brincadeiras com as cantigas? Quais? Elas se expressam de que forma?

2. No convite ao manuseio das fontes sonoras demonstram interesse, procuram acompanhar as músicas e como o demonstram?

3. Por meio de quais ações as crianças indicam que estão reconhecendo a si mesmas quando chamadas pelos nomes próprios?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada um. Identifique se o espaço é tranquilo e silencioso, de modo que as canções com nomes próprios sejam ouvidas. Participe e promova a interação e a ajuda mútua. Contemple diferentes alternativas para que todos os bebês escutem claramente as músicas. Mude de lugar, aproxime as fontes sonoras do corpo do bebê e observe as diferentes formas de expressão de cada criança.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grupo todo de bebês a se sentar com você em roda e explique a proposta da atividade. Garanta que todos estejam confortáveis e inseridos na roda ou no centro dela, em cadeirinhas, em cima de um colchonete ou no colo. Pergunte quem quer iniciar alguma música em que você possa colocar o nome deles. Faça, quando possível, registros em vídeo e/ou fotos.


2

Comece a atividade cantando a música que as crianças sugerirem. Cante cada música proposta por elas e aproveite este momento para ampliar o repertório dos bebês, incluindo novas canções. Não havendo sugestão das crianças, proponha você as músicas. Vá introduzindo o nome dos bebês nelas e observe como a turma se movimenta com os ritmos.


3

Convide os bebês para levantar e andar pelo espaço e para manusear as fontes sonoras oferecidas. Enquanto isso, nomeie os instrumentos. Para quem ainda não caminha, coloque as fontes sonoras próximas e oportunize que escolham e explorem os instrumentos. Garanta que os bebês manifestem interesses e promova a interação deles. Caso algum balbucie ou bata palma, lembre-se de que ele também está produzindo uma fonte sonora.


4

Convide todos de volta à roda. Inicie uma música utilizando os nomes deles e os objetos sonoros.


Para finalizar:

Diga às crianças, antes da última música, quea proposta está chegando ao fim. O professor irá falar o nome de bebê e ele, quando solicitado, vai pegar seu objeto e colocar dentro da caixa que está no centro da roda. Conforme eles guardam, podem andar pela sala em direção a um cantinho de leitura ou a outro espaço com brinquedos. Peça ajuda de crianças que já andam, para que guardem instrumentos para outros bebês que apenas engatinham e perceba como todos reagem.

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