Plano de Aula

Plano de aula: Preparação do álbum dos bebês

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Album do bebê

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Planeje sobre a estrutura física do álbum, que poderá ser feita por exemplo, usando o tecido algodão cru com fotos plastificadas ou uma pasta fichário com envelopes plásticos de gramatura grossa. Escreva um bilhete às famílias contando sobre a atividade a ser realizada. Peça que enviem fotos dos bebês com breves comentários e sugira o envio de pequenos brinquedos e objetos afetivos das crianças. Além desses materiais, o professor deverá fotografar os bebês ao longo das atividades diárias na creche, como nas brincadeiras, alimentação, banho e entre outras, para que esses registros também sejam usados posteriormente na produção do álbum.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Preparação do álbum dos bebês 

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Produção do álbum dos bebês

Finalização do álbum dos bebês

Exploração do álbum dos bebês

Materiais:

Papel sulfite para a elaboração do bilhete às famílias e uma câmera fotográfica digital, convencional ou a de um celular.

Espaços:

Procure contemplar todos os locais do cotidiano dos bebêsna creche, tais como a sala, o banheiro, o refeitório, o solário e ambientes externos, como jardim e parque de areia.

Tempo sugerido:

Entre 5 a 10 minutos para cada momento de registro, totalizando um máximo de 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês interagem com os outros bebês e com o professor? De que forma eles exploram os espaços e os materiais disponíveis?

2. Como os bebês exploram a câmera fotográfica? Eles observam, pegam, apertam, chacoalham de modo a descobrirem suas possibilidades?

3. Os bebês se reconhecem nas imagens? Identificam as ações contidas nas fotos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Envolva todos os bebês nos momentos de registro fotográfico promovendo a interação deles com as outras crianças, os espaços, os materiais e com a câmera fotográfica, garantindo que todos explorem o contexto da atividade.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Organize um momento de exploração dos materiais da sala de referência, utilizando por exemplo: cortina sensorial, livros, fantoches, ou outros brinquedos. Garanta que todo o grupo de bebês esteja acomodado de forma confortável e que todos possam fazer suas tentativas de locomoção até os objetos de preferência. Incentive-os a se envolverem nos momentos exploratórios, deixando-os livres em suas iniciativas de interação com o que compõe o ambiente, e então, faça os registros fotográficos.


2

Sem que os bebês percebam que estão sendo fotografados, faça registros individuais e em grupos. Na sequência, considere um conjunto de fotos e mostre para eles, fazendo uma descrição das imagens captadas em duplas ou trios. Nessa configuração, a proximidade física amplia as oportunidades de interação com as imagens obtidas no objeto e com o professor. Incentive os bebês a fazerem o reconhecimento de si e de seus colegas, como também a identificação das ações que podem ser observadas nos registros e compreendidas por meio das narrativas do professor. Reconheça e valorize toda e qualquer forma de comunicação, expressão e participação diante da proposta.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhe (nome do bebê)! Quem é que está nessa foto? É você? O que você está fazendo?

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode se expressar de diferentes maneiras utilizando gestos, sorrindo, fazendo caretas e emitindo sons. Pode chamar a atenção do amigo como forma de dizer: Olha é você aqui!


3


Para que o álbum inclua fotos diversificadas, promova momentos de interação com o grupo de bebês: converse, gesticule, brinque e cante enquanto os fotografa. Esclareça ao grupo que somente o professor irá manusear a câmera fotográfica, mas instigue-os a se envolverem na proposta por meio da brincadeira de imitação da ação de fotografar. Promova situações em que eles possam escolher onde e como querem ser fotografados, fazendo pose ou não. Do mesmo modo realizado anteriormente, mostre e descreva um conjunto de fotos para duplas ou trios, de modo a promover o reconhecimento de si e de seus pares, como também a ação da imagem registrada. Apresente as fotos utilizando variadas entonações de voz e gestos de surpresa. Faça as mediações necessárias para favorecer as descobertas dos bebês.

4

Depois do grupo familiarizado com a câmera fotográfica, promova momentos em que os bebês maiores, com o apoio do professor, possam se envolver em uma brincadeira de simulação de registro fotográfico. Portanto, convide-os a fazerem alguns registros a partir de suas perspectivas. Com a câmera em suas mãos, mostre aos bebês como faz para tirar fotos. Diga onde eles devem olhar para focalizar a imagem desejada e qual botão precisam apertar para fazer os registros. Faça os gestos enquanto explica o mecanismo de uso do objeto. O professor é o responsável pela câmera fotográfica e portanto, deverá permanecer com o objeto em suas mãos evitando acidentes. Entretanto, permita que os bebês a manipulem como se fossem tirar uma foto e se possível, auxilie-os a fazerem alguns registros. Esteja sempre atento para que nenhum bebê pegue a câmera sozinho, essa ação deve ser em conjunto com o professor.

Possíveis falas do professor neste momento: Pegue a câmera (nome do bebê)! Tire algumas fotos de seus amigos! E dos brinquedos? Qual você gostaria de fotografar? Você quer que eu te ajude a tirar fotos? Vamos lá!

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode ir em direção ao professor para pegar a câmera e olhar no visor procurando uma imagem. Eles podem sorrir, fazer caretas, bater palmas e querer apertar botões da câmera.


Para finalizar:

Faça registros diversificados de todos os bebês do grupo, abrangendo ao menos uma foto de cada momento da rotina. Fotografe o convívio em diferentes configurações de agrupamentos entre os bebês e adultos. Verifique as fotos e, se preciso, finalize os registros em outro dia, a fim de contemplar tudo o que foi proposto.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI01EO03 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados