Plano de Aula
Plano de aula: A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vera Regina Corrêa de Mello
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
O Eu, o Nós e o Outro.
Traços, Sons, Cores e Formas.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas em diferentes suportes, usando instrumentos e tintas.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Transversal:
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
Abordagem didática:
O tema da identidade na educação infantil pode ter sua gênese no trabalho com os bebês: da descoberta e conhecimento de si ao reconhecimento de suas características e potencialidades. As propostas que envolvem o “nome próprio”, como a chamada, as músicas de roda que envolvem os nomes, a identificação do local para colocar os pertences por meio da foto e nomes dos bebês, são fundamentais para esse processo.
Imersos em um novo ambiente, os bebês vão aprendendo a se reconhecer, a conhecer os amigos e as pessoas que o cercam, por meio dos nomes que identificam e legitimam cada um, assim como seus direitos, necessidades e vontades próprias. As propostas com o nome próprio configuram ações de cidadania e respeito a singularidade de cada bebê.