Plano de Aula

Plano de aula: A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Organize o espaço da sala ou área externa com diferentes cantos forrados com papel, e coloque as bacias de tintas comestíveis, pincéis, rolos e esponjas. Imprima fotos 10x15 das crianças ou revele. Organize os espaços para pequenos grupos, com três membros, no máximo.

Materiais:

Bacias com tintas comestíveis de cores e texturas variadas. Bacias na quantidade suficiente para que cada pequeno grupo tenha acesso às diferentes cores. Pincéis grossos, rolinhos e esponjas. Fotos 10x15 dos bebês já coladas em papel cartão duplo, para que fiquem em pé em formato de”V” invertido, criando um plano inclinado. Se possível, use seu celular para realizar o registro. Sugestão para pesquisa das receitas das tintas: www.tempojunto.com.br

Espaços:

A atividade pode ser realizada em sala ou área externa, usando o chão. O espaço deve prever a mobilidade dos bebês. Os pequenos grupos devem ser formados para permitir que os bebês possam realizar as explorações dos materiais. Organize as fotos, de forma que fiquem visíveis para todos os bebês.

Tempo sugerido:

45 à 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quando convidados a participar da atividade, como os bebês se organizaram? Reconheceram os amigos? Nomearam as fotos de que maneira?

2. Quais expressões são utilizadas pelos bebês ao visualizarem o espaço das atividades? Perceberam a presença de suas fotos? O que fizeram?

3. Experimentaram as tintas? De quais maneiras? Exploraram os materiais disponibilizados com quais possibilidades? Deixaram suas marcas de que forma?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Ajude na dinâmica para que a criança sente no espaço onde está sua foto. Propicie que todas as crianças possam estar inseridas na atividade no chão, colchonetes ou em cadeirinhas. Se necessário, leve a criança no colo. Proponha que se organizem e que ajudem umas às outras. Garanta que todas as crianças sejam atendidas e inseridas ao seu pequeno grupo.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para o ambiente onde será realizada a atividade de pintura, no qual o espaço de cada um estará identificado com sua foto. O uso da imagem é um incentivo para que cada criança se reconheça e encontre o local onde sentará. Durante o convite, nomeie as fotos. Promova as interações com os materiais e entre as crianças. Deixe-as livres para se expressarem. Registre as reações e como as crianças se comunicam neste momento.


2

Apresente os materiais para a pintura. Leve os bebês que não engatinham até os locais com suas fotos e fique atento às reações, para perceber se eles se reconhecem nas fotos. Propicie que possam manusear e explorar as imagens. Sente com os pequenos grupos (trios) e estabeleça uma conversa, questionando sobre o que estão vendo. Promova as experiências sensoriais com as tintas, pincéis, esponjas e rolos. Observe a interação dos bebês com os materiais e com as outras crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: olhem! Quanta cor e quantas coisas temos aqui para usar. Quem quer experimentar?

Possíveis ações das crianças: algumas crianças irão se aproximar dos materiais e das fotos rapidamente, já outras levarão mais tempo para manusear os materiais e iniciarem as explorações. Observe como cada um se relaciona com esses materiais.


3

Garanta que todos tenham oportunidade de se manifestar através da pintura e observe como o fazem, se expressam algo através de gestos, balbucios ou fala. Avise quando a atividade estiver chegando ao final. Fique atento ao envolvimento e ritmo de produção dos bebês. Propicie a interação entre as crianças, para que mostrem as pinturas uns aos outros. Converse com todos sobre as produções e valorize. Registre cada momento desta interação.



Para finalizar:Ao final da atividade, converse com as crianças sobre o que fizeram e pergunte qual é sua pintura. Depois recolha com elas as produções, apresente a pintura, escreva os nomes e coloque no mural da sala ou corredor, para que fiquem expostas e vistas por todos. Peça ajuda para os bebês que já andam para que levem as produções daqueles que não andam ou engatinham.

Conteúdos relacionados