Plano de Aula
Plano de aula: Exploração do álbum dos bebês
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Album do bebê
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Além das fotografias, pequenos objetos, textos e figuras que já compõem o álbum. Utilize tinta relevo 3D, comercial ou caseira, para contornar as fotografias por cima dos envelopes plásticos, deixando-as perceptíveis ao toque. Acrescente alguns sachês de voal ou tule contendo ervas aromáticas ou algodão com gotas de óleos essenciais, que promovem aconchego através do olfato.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Investigação das fotos do álbum dos bebês
Finalização do álbum dos bebês
Materiais:
O álbum dos bebês, aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular), cantigas de roda (cd, pen drive ou arquivo de computador), cartazes com os relatos das atividades produzidos nos planos 2, 3 e 4, tapete confortável e almofadas.
Espaços:
Defina um local da área externa da creche: solário, varanda, pátio, parque, praça ou jardim. Organize-o com o tapete, as almofadas e o álbum do grupo, de modo que todos os bebês possam fazer suas explorações. Fixe os cartazes de relatos das atividades anteriores em uma altura que compreenda o campo visual dos bebês. Prepare o aparelho sonoro com as cantigas.
Tempo sugerido:
Entre 40 e 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês interagem com o ambiente diferente da sala de referência? Quais descobertas eles fazem?
2. Quais as reações dos bebês ao explorarem os elementos presentes no álbum?
3. De que forma os bebês se comunicam na proposta? Como acontece a interação com os outros bebês e com o professor?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês possam reconhecer as imagens por meio do toque e da descrição das fotos em momentos de exploração do material.
O que fazer durante?

1
Nessa proposta é necessário mais de um professor na turma para garantir que todos os bebês disponham de apoio no deslocamento. Em sala, apresente a atividade para todo o grupo, explicitando onde acontecerá e quais materiais estarão disponíveis. Provoque o interesse neles em descobrir se há novidades no álbum e, somente então, convide-os a se dirigirem até a área externa preparada para a atividade.
2
No espaço da atividade, aguarde um tempo para que os bebês possam se familiarizar com o ambiente e fazer explorações espontâneas dos materiais (tapete, almofadas, aparelho sonoro, cartazes e álbum). Observe as iniciativas de interação com os colegas e as descobertas em relação à proposta. Desperte a curiosidade pelos cartazes e, em seguida, leia alguns dos comentários feitos pelos professores e pelas famílias. Veja com atenção como eles se expressam perante a leitura.
Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, olhem os cartazes que ficaram na parede lateral da sala. O que será que está escrito? Vamos descobrir?
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se alegrar com a novidade, demonstrando interesse em explorar os cartazes. Eles podem fazer caretas, sorrir e balbuciar, a fim de comunicar seus desejos ou descobertas.
3
Ligue o aparelho sonoro e perceba quais são as ações e reações dos bebês mediante a escuta das cantigas de roda. Uma sugestão é a canção "Cantigas de roda", do grupo Palavra Cantada. Deixe que a turma permaneça livre na exploração e apreciação dos elementos que compõe o ambiente (tapete, almofadas, cantigas, cartazes e álbum). Organize-os em duplas e convide uma de cada vez para explorar o álbum em sua configuração completa.
4
Evidencie o relevo nas fotografias, potencializando a identificação das imagens. Dialogue sobre os pequenos objetos e os comentários das fotos, oportunizando momentos de comunicação. Destaque a novidade dos sachês de cheiros, promovendo a sensibilização de sensações. Se a dupla demonstrar interesse, leia a história e cante a cantiga presente no álbum. Esteja atento e seja flexível para continuar ou interromper a exploração do álbum com cada dupla, enquanto o restante do grupo continua com suas iniciativas de exploração e interação. Perceba quais são as ações, gestos e expressões dos bebês nessa proposta, na qual diversos sentidos são contemplados.
Para finalizar:
Preceda o término da atividade utilizando a mesma música cantada ou o som de algum instrumento que marque a transição de momentos. Permita que a turma fique livre em suas iniciativas de exploração e viabilize outra atividade ao bebê que, porventura, se interesse por outra proposta, respeitando suas necessidades. Anuncie que em breve retornarão para sala e, de acordo com o que os bebês demonstrarem, aguarde ou inicie o deslocamento entre os espaços.
Desdobramentos
Considerando a finalização do álbum, o professor pode fazer um convite às outras turmas, aos funcionários e à todas as famílias que integram a comunidade da creche para apreciarem a atividade desenvolvida através da visitação do espaço de exploração do álbum.
Engajando as famílias
Mantenha o espaço da atividade de exploração do álbum organizado por uma semana e convide as famílias para apreciarem a proposta desenvolvida. Depois, encaminhe o álbum ao lar de cada um dos bebês para que eles possam contemplá-lo junto às famílias.
Álbum do bebê
Apresente a proposta
Grave um breve vídeo mostrando um álbum seu de quando era bebê. Conte uma história relacionada à esse momento, como, por exemplo, quando sua mãe contratou o fotógrafo para fazer as fotos. Faça uma seleção de fotos de quando estava na escola, interagindo e brincando com os bebês. Você pode reunir as imagens em um álbum virtual e encaminhar da forma que estiver trabalhando na sua sua rede. Explique para os familiares como as fotos despertam curiosidade, que os pequenos se beneficiam ao participarem de momentos que envolvem os registros fotográficos, que através delas podem conhecer mais sobre si e sobre os outros e ampliando o conhecimento sobre o mundo que os cerca. Desta forma, aproveite a memória dos momentos que viveram na escola, e convide:
- Que tal construírem, juntos em casa, um álbum do bebê?
O objetivo é que a família vivencie momentos de memórias afetivas ao rever fotos. Para diminuir a distância física entre a turma, solicite que registrem, também, fotos de agora, e compartilhem-nas com a turma.
Adaptações necessárias
As famílias produzirão o álbum do bebê no contexto domiciliar. Oriente que selecionem registros fotográficos, compondo o álbum com fotos atuais e mais antigas. Explique que é possível montá-lo no formato impresso ou digital, de acordo com a possibilidade de cada família e considerando que não é recomendado saírem para compras. Assim, sugira opções, como: slides digitais para fotos nesse formato, APP no celular, pasta com plástico (no caso de impressão de fotos), um varal colocado na altura do bebê com as fotos que já tenham em casa penduradas dentro de plástico transparente, dentre outras opções.
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolverem o bebê em todas as etapas da produção do álbum, interagindo com ele, explorando os materiais disponíveis de acordo com os interesses e possibilidades da criança. Dessa forma, permitem que o bebê amplie o conhecimento sobre si e sobre os familiares.
1) Preparação do álbum dos bebês: convide os familiares para que envolvam o bebê durante a seleção das fotos, de forma que ele possa manifestar as preferências. É interessante que este seja um momento leve e prazeroso. Sendo assim, oriente que nomeie as pessoas, contem fatos, destaquem ações e reações presentes. Por exemplo: ao ver várias fotos, um bebê menor pode olhar para uma delas manifestando a escolha dele, enquanto outro maior pega a preferida. Sugira que guardem a foto em uma caixa. Assim, poderão fazer outras brincadeiras investigativas até a produção do álbum.
2) Investigação das fotos do álbum dos bebês: convide os familiares para realizarem uma brincadeira investigativa com o bebê, usando a caixa com as fotos selecionadas guardadas dentro. Se forem usar a versão digital, a provocação poderá ser feita com as fotos selecionadas, de maneira adaptada. Oriente que o familiar balance a caixa e faça barulho de forma animada. Sugira que investiguem uma das fotos, tampando uma parte e, com a parte exposta, questionem o bebê sobre quem está aparecendo. Assim, com a brincadeira de esconder e revelar, o momento fica ainda mais interessante.
3) Produção do álbum dos bebês: sugira que retome a caixa com fotos, instigando novamente a curiosidade do bebê, balançando a caixa e fazendo barulho de forma divertida. Em seguida, oriente que observem as fotos, refaçam memórias e pensem, juntos, como organizá-las no formato de álbum. Oriente que validem as iniciativas do bebê, pois elas sinalizam os interesses dele. Por exemplo: os menores podem bater palmas, enquanto os maiores poderão vir tentar pegar a caixa.
4) Finalização do álbum dos bebês: convide familiares e bebê para interagirem e finalizarem o álbum, colocando nele uma foto do momento atual, relativa ao que mais gostam de fazer em casa juntos durante o período de distanciamento social. Por exemplo: uma música que ouvem e dançam divertidamente juntos, com a qual o bebê aprendeu a bater os pés. Oriente que registrem a atividade com foto e relatem, comentando a respeito da vivência.
5) Exploração do álbum dos bebês: solicite que os familiares ofereçam oportunidades de exploração do álbum ao bebê, de forma que esses elementos, somados, promovam um momento rico para exploração. Envie os registros para a turma, para que possam se aproximar digitalmente em tempos de distanciamento social. Desta forma, você poderá fortalecer a relação entre os envolvidos, ajudando a passarem por esse momento de privação de forma mais amena.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que compartilhem esses valiosos momentos de descobertas através da produção do álbum dos bebês, enviando relatos e fotos. Você pode fazer uma apresentação digital com o Apresentações Google e socializar os registros com as demais famílias. Desta forma, ampliarão o conhecimento sobre o dia a dia da turma. O compartilhamento tende a estimular que outras famílias façam a atividade também. Quando o período de isolamento social terminar, realize uma atividade para que assistam, juntos, a esses registros na escola, evocando boas memórias afetivas. Assim, o momento de interação familiar em casa se conectará com as experiências escolares cotidianas dos bebês. Essa parceria será fundamental para apoiar o retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
Abordagem didática: O álbum é uma proposta que reconhece a delicadeza de ser um bebê e, ao mesmo tempo, a sua capacidade extraordinária de interagir e aprender com os objetos, com os professores e com seus pares. Ele registra o processo de desenvolvimento e aprendizagem do grupo, traz aspectos individuais de cada criança ou gerais do grupo inteiro e pode ser visto e revisto com os pequenos, como uma forma de rememorar. A memória dos bebês é construída aos poucos e materiais concretos, como fotografias, desenhos ou imagens auxiliam nesse desenvolvimento. O álbum é, ainda, fundamental para o professor registrar e observar o processo de aprendizagem, o interesse e a necessidade de cada criança. Ele ajuda a avaliar as atividades realizadas e é também, portanto, um instrumento pedagógico para o professor reorganizar suas propostas. Para as famílias, que podem apreciar o álbum nos momentos de entrada e saída das crianças, ou recebê-lo em casa e contribuir com algum registro (escrito, fotográfico ou desenho), ele possibilita conhecer o cotidiano pedagógico (as brincadeiras, as interações, a rotina), o trabalho docente, e em especial, o conceito de infância privilegiado na escola.