Plano de aula: Exploração do álbum dos bebês

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Album do bebê

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Além das fotografias, pequenos objetos, textos e figuras que já compõem o álbum. Utilize tinta relevo 3D, comercial ou caseira, para contornar as fotografias por cima dos envelopes plásticos, deixando-as perceptíveis ao toque. Acrescente alguns sachês de voal ou tule contendo ervas aromáticas ou algodão com gotas de óleos essenciais, que promovem aconchego através do olfato.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Preparação do álbum dos bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Produção do álbum dos bebês

Finalização do álbum dos bebês

Exploração do álbum dos bebês

Materiais:

O álbum dos bebês, aparelho sonoro (rádio, notebook ou celular), cantigas de roda (cd, pen drive ou arquivo de computador), cartazes com os relatos das atividades produzidos nos planos 2, 3 e 4, tapete confortável e almofadas.

Espaços:

Defina um local da área externa da creche: solário, varanda, pátio, parque, praça ou jardim. Organize-o com o tapete, as almofadas e o álbum do grupo, de modo que todos os bebês possam fazer suas explorações. Fixe os cartazes de relatos das atividades anteriores em uma altura que compreenda o campo visual dos bebês. Prepare o aparelho sonoro com as cantigas.

Tempo sugerido:

Entre 40 e 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês interagem com o ambiente diferente da sala de referência? Quais descobertas eles fazem?

2. Quais as reações dos bebês ao explorarem os elementos presentes no álbum?

3. De que forma os bebês se comunicam na proposta? Como acontece a interação com os outros bebês e com o professor?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês possam reconhecer as imagens por meio do toque e da descrição das fotos em momentos de exploração do material.

O que fazer durante?

1

Nessa proposta é necessário mais de um professor na turma para garantir que todos os bebês disponham de apoio no deslocamento. Em sala, apresente a atividade para todo o grupo, explicitando onde acontecerá e quais materiais estarão disponíveis. Provoque o interesse neles em descobrir se há novidades no álbum e, somente então, convide-os a se dirigirem até a área externa preparada para a atividade.

2

No espaço da atividade, aguarde um tempo para que os bebês possam se familiarizar com o ambiente e fazer explorações espontâneas dos materiais (tapete, almofadas, aparelho sonoro, cartazes e álbum). Observe as iniciativas de interação com os colegas e as descobertas em relação à proposta. Desperte a curiosidade pelos cartazes e, em seguida, leia alguns dos comentários feitos pelos professores e pelas famílias. Veja com atenção como eles se expressam perante a leitura.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, olhem os cartazes que ficaram na parede lateral da sala. O que será que está escrito? Vamos descobrir?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se alegrar com a novidade, demonstrando interesse em explorar os cartazes. Eles podem fazer caretas, sorrir e balbuciar, a fim de comunicar seus desejos ou descobertas.

3

Ligue o aparelho sonoro e perceba quais são as ações e reações dos bebês mediante a escuta das cantigas de roda. Uma sugestão é a canção "Cantigas de roda", do grupo Palavra Cantada. Deixe que a turma permaneça livre na exploração e apreciação dos elementos que compõe o ambiente (tapete, almofadas, cantigas, cartazes e álbum). Organize-os em duplas e convide uma de cada vez para explorar o álbum em sua configuração completa.

4

Evidencie o relevo nas fotografias, potencializando a identificação das imagens. Dialogue sobre os pequenos objetos e os comentários das fotos, oportunizando momentos de comunicação. Destaque a novidade dos sachês de cheiros, promovendo a sensibilização de sensações. Se a dupla demonstrar interesse, leia a história e cante a cantiga presente no álbum. Esteja atento e seja flexível para continuar ou interromper a exploração do álbum com cada dupla, enquanto o restante do grupo continua com suas iniciativas de exploração e interação. Perceba quais são as ações, gestos e expressões dos bebês nessa proposta, na qual diversos sentidos são contemplados.

Para finalizar:

Preceda o término da atividade utilizando a mesma música cantada ou o som de algum instrumento que marque a transição de momentos. Permita que a turma fique livre em suas iniciativas de exploração e viabilize outra atividade ao bebê que, porventura, se interesse por outra proposta, respeitando suas necessidades. Anuncie que em breve retornarão para sala e, de acordo com o que os bebês demonstrarem, aguarde ou inicie o deslocamento entre os espaços.