Plano de Aula

Plano de aula: Percurso com colchões

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percurso simples

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Oportunize situações de explorações prévias dos materiais sugeridos nesta proposta, bem como do local onde será realizada a vivência (que pode ser dentro ou fora da sala). Tenha o cuidado de escolher um espaço significativo para os bebês.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1. Percurso com tiras de papel (link)

2. Percurso com túnel e bolinhas coloridas (link)

3. Percurso com colchões (link)

4. Percurso inclinado (link)

5. Percurso e muitos desafios motores (link)

Materiais:

Colchões, materiais de largo alcance (tecidos coloridos e potes, por exemplo), filmadora ou câmera fotográfica para registrar a experiência (se pos?ivel, pode usar o seu celular).

Espaços:

Disponha os colchões pelo ambiente estrategicamente, de forma a favorecer a pesquisa exploratória motora por parte dos bebês: engatinhar, andar, escalar, descer, escorregar, passar para o outro lado, ir e vir.

Coloque um colchão, em seguida dois (um sobre o outro), e na sequência três (empilhados um sobre os outros), de forma a proporcionar desafios que visam ampliar as habilidades motoras dos pequenos. Organize o espaço potencializando o que os bebês já sabem e proponha movimentos corporais que ampliem o repertório motor deles de forma segura.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Os movimentos corporais propiciam diversas experiências, possibilidades de exploração e ampliação de pesquisa por parte dos bebês. Como utilizam seus próprios corpos nessa proposta?

2. Os interesses dos bebês proporcionam ao professor identificar quais podem ser os próximos desafios a serem oferecidos de forma significativa. Quais materiais despertaram mais os interesses dos bebês, ampliando suas possibilidades motoras?

3. Os bebês relacionam-se com os adultos, seus pares e com o meio que os cerca de muitas maneiras. Observe como funciona essa tríade, de que maneira ocorre essa interação durante a proposta?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Convide os bebês e incentive a participação de todos. Propicie um espaço com segurança aos bebês que ainda não se locomovem com autonomia. Esteja disponível e perto deles para que possam avançar quando bem desejarem. Narre o que está acontecendo e faça com que seu corpo sirva de suporte para os movimentos deles e, também, para acolhê-los quando for necessário.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Converse com o grupo todo de bebês sobre a proposta. É muito importante que todas as ações e situações sejam explicadas aos bebês previamente. Comece oferecendo os materiais de largo alcance, tirando e colocando os tecidos coloridos nos potes, por exemplo. Deixe que explorem livremente e que tenham iniciativa própria. Depois, retome as orientações nos pequenos grupos, conforme forem participando do percurso.


2

Nesta proposta será necessária a colaboração de mais de um adulto presente. Convide um pequeno grupo para iniciar a exploração do percurso. Oportunize aos bebês ficarem descalços para uma efetiva estabilidade e para uma maior relação corpo, espaço e objeto. Esteja atento, disponível e recíproco a eles. Incentive a participação de todos, oferecendo apoio quando necessário e conversando com os bebês, para que sintam segurança e iniciem o percurso. Leve no colo os que ainda não andam até os colchões, para que eles possam fazer as explorações dentro de suas possibilidades motoras, potencializando descobertas, a fim de ampliar seu repertório. Faça esse percurso junto com eles, observando os momentos de maior interesse.

Possíveis ações das crianças neste momento: O bebê balbucia, olha o colchão, sobe e tenta pular. Outro bebê que está p?oximo balbucia, sorri e estende sua mão em uma tentativa de ajudá-lo a passar para o outro lado.

Possíveis falas do professor neste momento: Você está ajudando o seu amigo, isso é ótimo! Vamos! Nos encontramos logo à frente!


3

Reserve esse tempo para que explorem o percurso.Observe atentamente o que fazem, apoie a iniciativa deles, evitando ao máximo dirigir suas ações. Impulsione-as tomando por base as habilidades motoras já adquiridas e identifique quais novas foram adquiridas. Potencialize as conquistas, incentivando-os a superar os obstáculos propostos e a descobrir seus limites corporais. Proponha uma exploração individualou em dupla. Fotografe, faça pequenos vídeos ou breves anotações durante a atividade e termine o registro escrito após a finalização da proposta. Atente-se, em seguida, ao grupo de bebêsque está chegando ao final do trajeto, observando suas reações, por exemplo: o bebê que bate palma, balbucia e sorri ao passar pelo último obstáculo.

Possíveis ações das crianças neste momento: O bebê passa para o outro lado do colchão, balbucia e demonstra satisfação em ter conseguido.


Para finalizar:

Com a aproximação da finalização da proposta, fale para os bebês que irão começar a organizar o espaço. Para ajudar na localização temporal, avise-os qual será o próximo acontecimento do dia, garantindo uma predição do que irá acontecer. Informe o quanto é importante organizar o espaço antes de seguir para a próxima experiência. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês neste momento.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI01EO03 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados