Plano de Aula

Plano de aula: Produção do álbum dos bebês

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Album do bebê

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Após finalizar a estrutura física do álbum (pasta fichário ou de pano), organize o conteúdo interno sistematizando as imagens de acordo com a sequência dos momentos diários na creche. Fixe as fotos enviadas pelas famílias ao lado do bebê correspondente, criando uma página para cada um e deixando um espaço vazio para ser preenchido posteriormente com curiosidades e pequenos objetos individuais. Titule as páginas de acordo com as imagens e selecione algumas fotos que foram tiradas pelos próprios bebês para serem fixadas junto com o grupo durante a atividade. Reserve algumas páginas ao longo do álbum para acrescentar outros elementos significativos como cantigas e histórias.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Preparação do álbum dos bebês 

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Produção do álbum dos bebês

Finalização do álbum dos bebês

Exploração do álbum dos bebês

Materiais:

O álbum dos bebês, páginas com fotos e espaços livres, fotos com fita dupla face, duas caixas de papelão ou plástico para organizar em uma o álbum e em outra pequenos objetos, um tapete confortável e almofadas.

Espaços:

Uma vez que a proposta de construção do álbum dos bebês ocorre de modo sequenciado, organize o mesmo canto da sala com o tapete confortável e com as almofadas para que o ambiente se torne atrativo ao deslocamento e acomodação dos bebês. Para melhor aproveitamento, a atividade deve ser desenvolvida em pequenos grupos, permitindo significativos momentos de interação e maior envolvimento na exploração das fotos e materiais propostos.

Tempo sugerido:

Cerca de 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês manipulam os materiais? Há interação entre bebês, adultos e materiais?

2. Quais foram as reações dos bebês ao observarem as imagens? E ao se reconhecerem nas fotografias? Eles identificam os momentos da rotina presentes nas imagens?

3. Como os bebês observam as fotografias? Que explorações fazem do conteúdo das imagens? Como eles reagem ao fixarem as fotos no álbum?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure que todos participem da proposta, apoiando a descoberta do material e o reconhecimento das imagens por meio do toque e da comunicação, além de auxiliar se necessário, na fixação das fotos no álbum de modo que todos sejam envolvidos na proposta.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Organize o espaço em que a atividade será desenvolvida de modo que oportunize situações exploratórias pelo grupo. Desperte a curiosidade dos bebês sinalizando que o canto da atividade de construção do álbum está na sala novamente. Encoraje o deslocamento de um pequeno grupo até o local e destaque a presença das caixas, fazendo indagações sobre o que pode haver dentro delas. Se houver no grupo algum bebê que ainda não engatinha ou anda, auxilie-o a chegar nesse canto.

Possíveis falas do professor neste momento: Veja pessoal, o espaço da atividade com fotos está na sala novamente! O que será que tem aqui dessa vez? Qual será a novidade das caixas? Vocês gostariam de brincar com fotos novamente?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem engatinhar até o espaço e querer manipular as caixas; outros, podem apenas observar atentamente.


2

Crie expectativas em relação ao que pode estar dentro das caixas, relembrando que na atividade anterior haviam fotos. Favoreça as experiências de investigação e descobertas deixando o pequeno grupo de bebês livre em suas iniciativas de interação com o que compõe o ambiente da brincadeira. Em seguida, convide uma criança para abrir a caixa que contém o álbum e convide outro bebê para pegá-lo.

Possíveis falas do professor neste momento: Será que tem fotos nessas caixas? O que vocês imaginam que tem dentro? Vamos descobrir? O professor convida um bebê: (nome do bebê) você está curioso para saber o que vamos encontrar? Então, abra essa caixa! O professor faz gesto de surpresa e convida outro bebê: (nome do bebê) olhe dentro da caixa! O que tem? O professor auxilia o bebê a retirar o álbum da caixa e diz: Olhem! É um álbum com aquelas fotografias da turma!

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se alegrar com a novidade e, por estarem envolvidos na proposta, demonstram maior interesse em explorar o álbum. Podem se movimentar para manipular as caixas e explorar as fotos ou podem observar com atenção as ações do professor e o movimento dos outros bebês.


3

Apresente o álbum ao pequeno grupo promovendo a interação entre os bebês e entre o material. Convide os bebês a pegarem, tocarem e observarem todo o álbum externa e internamente, permitindo a exploração espontânea e identificação das imagens. Observe como os bebês se expressam enquanto fazem a descoberta do álbum e de suas ações contidas nele. Após certo tempo, sinalize para o grupo os locais em que ainda não há fotos. Faça indagações do porque não estar preenchido, estimulando a investigação e a busca por soluções.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem esse álbum! Venham apreciar as fotos! Quem são essas pessoas nas fotos? O professor aponta com o dedo. Após certo tempo, o professor questiona: Vocês perceberam que em alguns espaços do álbum não tem fotos? O que pode ter acontecido?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem gesticular e balbuciar diante das indagações do professor. Eles podem apontar para o amigo quando o reconhece, mostrar a imagem para um colega ou adulto ou permanecerem atentos às ações do grupo.


4

Perceba como eles se movimentam e comunicam diante do sugerido. Indique a presença da segunda caixa no canto da atividade, de modo que fiquem curiosos para saber o que há dentro. Encoraje um bebê a abri-la e desvende que na caixa tem fotografias soltas e pequenos objetos que pertencem a eles. Permita a livre exploração fazendo atenção às expressões deles ao interagirem com esse material específico.

Possíveis falas do professor neste momento: E nessa caixa, o que será que tem dentro? Vamos abrir? Vejam! Tem fotos e pequenos objetos! Vocês gostariam de ver?

Possíveis ações da criança neste momento: Eles podem sorrir, pegar as fotos e objetos, mostrar para os colegas o que tem nas mãos ou podem observar.


5

Convide o grupo a observar os espaços vazios do álbum, bem como as fotografias que ainda não foram utilizadas, e proponha o preenchimento das páginas. Incentive os bebês a ajudarem na organização e fixação das fotografias, permitindo que peguem a imagem que desejarem. Retirea película da fita dupla face que está na foto e auxilie cada bebê afixá-la. Perceba quais são as reações dos bebês ao organizarem as fotos no álbum: se gesticulam ou balbuciam, por exemplo. Enquanto apoia a fixação de uma imagem, narre a curiosidade sobre ela que foi comentada pelas famílias. Repita esse processo contemplando todos os bebês e após, evidencie a presença dos pequenos objetos na caixa. Encoraje os bebês a organizarem esses materiais no álbum possibilitando a interação deles com os objetos e deixe para fixá-los em outro momento após encerrada a atividade.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, temos aqui algumas fotos e um álbum a ser completado. Vamos completá-lo? Vocês gostariam de colocar as fotos que foram tiradas por vocês? Se precisar, eu ajudo! Onde podemos fixá-las?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas. Podem pegar as fotos para fixá-las e fazer o movimento de colagem no álbum.


Para finalizar:

Antecipe o encerramento da atividade usando a mesma música cantada ou o som de algum instrumento para marcar a transição de momentos, deixando os bebês confortáveis para permanecerem um pouco mais no espaço manipulando o álbum ou seguirem para outra brincadeira. Se algum bebê sair do local, sugira outra atividade para ele, como brincar com fantoches, em uma cortina sensorial ou outra possibilidade que os materiais de sala permitam, concedendo autonomia para suas escolhas.

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