Plano de Aula
Plano de aula: Brincando de Boi com outras turmas da escola
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas regionais
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade é necessário que as crianças já tenham vivências anteriores com a Festa do Bumba meu Boi e o Boi de Mamão, como por exemplo, as atividades anteriores desta sequência. Se você é da região onde essa festa é popular, terá mais elementos para enriquecer o plano e para encaminhar as proposições junto às crianças, aproveite essa oportunidade para valorização da cultura local. Há uma proposta de interação com os demais agrupamentos da escola, deste modo, faça combinados prévios com os demais professores em relação ao horário e interações que serão propostas. Você pode elaborar um cartaz com as crianças informando que no dia “tal” será realizada uma brincadeira do Boi Bumbá na escola e todos estão convidados.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Diversidade Cultural - "Bumba meu boi".
A festa do boi em diferentes representações.
Conhecendo e explorando instrumentos da festa do Boi.
Brincando de Boi com outras turmas da escola.
Materiais:
Boi construído pelas crianças com materiais de largo alcance (Construindo o Boi),
instrumentos musicais típicos da festa do Boi (maracás, triângulos, tambores, matracas), objetos que possibilitem a caracterização para personagens da festa, como por exemplo: tecidos variados, máscaras, cocar indigena, fitas, chapéus, etc, gravação da canção"Grande baile de despedida"(17’51) e de outras canções típicas da festa do Boi (há referências nas atividades anteriores desta Sequência) e equipamento para reproduzi-las durante o trajeto pela escola, material para registro do professor (aparelho com filmadora ou câmera fotográfica).
Espaços:
A atividade inicia-se na sala e se estende por toda a escola inclusive ambientes como secretaria erefeitório, e é finalizada com o encontro de diferentes turmas no pátio ou outro espaço externo que favoreça a brincadeira entre diferentes turmas da escola.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
Que relações as crianças constroem entre os objetos apresentados para a brincadeira e as atividades anteriores com a festa do Boi? De que forma expressam essas relações e criam novos elementos para brincar?
Que estratégias usam para organizar as diferentes ações, como a escolha dos adereços, o trajeto, e a partilha dos adereços com outras crianças da escola?
Como ocorrem as interações entre os diferentes grupos criança/criança e criança/adulto?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Como esta proposta requer ampla mobilidade entre os espaços da escola, privilegie um caminho plano e garanta apoios à locomoção. Aproveite a variedade de opções dentro da atividade para garantir os diferentes interesses e habilidades das crianças, por exemplo as potencialidades motoras podem ser exploradas enquanto dramatizam os personagens ou dançam as canções, já as habilidades sonoras são exploradas na manipulação dos instrumentos musicais.
O que fazer durante?
1
Reúna as crianças emroda, grande grupo e no centro disponha o Boi (ou os Bois, se foram construídos 2) que a turma construiu na atividade anterior Construindo nosso boi, peça para que as crianças comentem o que mais gostaram no Boi construído, relembre com elas como ele foi feito, como montaram sua estrutura e decoraram o boi. Dê indícios do que você mais gostou na forma como planejaram e construíram o Boi incentivando o trabalho coletivo com o respeito às sugestões dos colegas, as formas diferentes de enfeitar o boi, etc. e então convide-as para compartilhar com as outras turmas da escola essa brincadeira. Proponha que elas planejem e organizem essa brincadeira.
.
Possíveis falas do professor neste momento: Gostei muito de como vocês decoraram o corpo do boi, qual o motivo de escolherem esses materiais, essas cores? l
Quando convidar as crianças para compartilhar o Boi poderá dizer: O que vocês acham de levar toda a alegria da festa do Boi para as outras turmas da escola?
2
Pergunte para as crianças o que acham necessário providenciar, além do Boi, para brincarem da festa com as outras turmas da escola. Problematize com elas a questão de terem só um boi (ou dois) para a brincadeira. A partir dos comentários das crianças, relembreos elementos que já foram vivenciados como as canções, os instrumentos musicais usados na festa do Boi e os outros personagens que integram a brincadeira.
Ainda no grande grupo diga para as crianças que você trouxe outros objetos (tecidos , máscaras ou outros elementos que ajudem na caracterização) e os instrumentos musicais que eles já conheceram como: tambores, matracas, pandeiros e maracás. Deixe que as crianças manipulem os adereços, instrumentos e fantasias relembrando cenas das festas, produzam movimentos típicos da festa e criem alternativas para os elementos apresentados.
3
Enquanto as crianças manipulam os objetos toque músicas típicas da festa do Boi a sugestão aqui é: CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 1,8,9).Aproveite para observar e registrar como as crianças manipulam e escolhem os objetos e como interagem com as outras crianças.Negocie com as crianças como podem se organizar para brincar com o Boi, escute as hipóteses das crianças ajudando-as a considerar a preferência dos demais colegas. Uma criança pode vestir a fantasia do boi enquanto as outras crianças vão compondo seus personagens ou experimentando os sons com os instrumentos, faça pequenas intervenções se necessário para que todos participem.
Possíveis falas do professor neste momento: Temos quatro colegas que querem vestir o boi, como vocês irão organizar para que todos participem? Notei que você não quis escolher um adereço, que tal experimentar os instrumentos musicais?
4
Quando notar que as crianças já definiram suas preferências ao escolher os objetos que usarão durante a brincadeira, reproduza um vídeo com a festa do Boi (vários foram indicados ao longo desta Sequência) e observe como relacionam os adereços e reproduzem os movimentos tantos de dança quanto ao tocar os instrumentos. Chame atenção das crianças ao vídeo sobre a marcação do ritmo e pergunte como poderão fazer esta a marcação enquanto passeiam com o boi pela escola. Proponha um ensaio com toda a turma, observe como manipulam os instrumentos enquanto andam e dançam, se necessário faça sugestões para facilitar a manipulação. Logo depois pergunte para as crianças como podem organizar o trajeto por onde vão passar e dançar convidando os colegas para brincarem também, a partir das sugestões das crianças organize com eles o trajeto considerando o ponto de partida (a sala) e o ponto de chegada (pátio ou área externa). Caso as crianças já dominem a letra da canção de apresentação, sugestão:: CD Boi de Mamão - Ndi. Ufsc (canções 1,8,9),podem ir cantando enquanto dançam e tocam os instrumentos, caso contrário use um aparelho de som portátil como apoio para a voz.
5
Após organização do grupo para a Festa, as crianças caminham pela escola cantando, tocando e dançando atrás do Boi. Conforme os combinados prévios com a equipe da escola, podem entrar nas salas dançando entre as crianças de outras turmas. A medida que circulam pela escola as outras crianças podem ir seguindo a brincadeira auxiliados por seus professores. Auxilie a turma no que for necessário durante o trajeto. Garanta que as crianças transitem por todos os espaços inclusive pela secretaria da escola, próximos à cozinha e refeitório, sala dos professores e outros, assim as crianças vão convidando também os profissionais da escola para acompanharem a festa . Termine o trajeto no pátio ou área externa.
6
Com todos reunidos no pátio ou na área externa promova um viva à Festa do Boi, Proponha às crianças que partilhem os adereços e instrumentos com as outras crianças que acompanham a brincadeira, podem mostrar como tocar o instrumento, dançar junto e ajudar os colegas a se caracterizar. A partir daí a festa continua, aproveite para observar e registrar, se possivel em video, como as crianças se expressam corporalmente e como interagem com as outras crianças e os adultos que acompanham a brincadeira. Depois de um tempo peça para que todas as crianças se acomodem como preferirem (em pé, sentados no chão ou em cadeiras, se houver no espaço) eproponha pequenas conversas sobre o que acabaram de viver, o que mais gostaram nessa grande festa, se gostariam de fazer novamente etc. Dê espaço para que as próprias crianças façam perguntas e apoia-as fazendo algumas também.
Possíveis falas do professor neste momento: O que você acha de ajudar o colega da outra turma a vestir o boi? Vamos oferecer nossos instrumentos para as outras crianças tocarem e juntos vamos dançar em volta do Boi?
Para finalizar:
Com as crianças ainda sentadas proponha uma despedida do boi e dos demais personagens, reproduza a música "Grande baile de despedida" peça para que as crianças caracterizadas se levantem devagar e dançando se despeçam dos colegas, à medida que voltam para as salas são acompanhados pelos demais que também se despedem dançando. Os professores orientam as crianças a guardar os adereços e instrumentos em um lugar específico assim poderão brincar novamente em outra oportunidade.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS