13868
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Finalização do álbum dos bebês

POR: Bruna Bonfá Terra da Silva 30/11/2018
Código: EDI1_04UND04

1º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Bebês sobre álbum de fotos

Resumo

ilustracao

Para finalizar um livro que represente a turma, os bebês vão interagir com uma história e uma cantiga apreciada pelo grupo.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

No álbum, finalize a colagem das fotografias e a fixação dos pequenos objetos. Nas imagens correspondentes a cada bebê, escreva comentários em relação às expressões verificadas e as curiosidades que foram relatadas pelas famílias. Nas páginas que foram reservadas, escreva uma cantiga e uma história que sejam de apreciação do grupo. Selecione figuras impressas que caracterizem esses textos para que os bebês possam fixá-las no álbum e assim, participar da finalização deste material do grupo.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Preparação do álbum dos bebês 

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Produção do álbum dos bebês

Finalização do álbum dos bebês

Exploração do álbum dos bebês

Materiais:

O álbum dos bebês, figuras impressas com fita dupla face e elementos que representem a cantiga e a história presentes no álbum (pedaços de tecido, objetos de madeira, instrumento musical), uma caixa de papelão ou plástico para acomodar esses materiais, um tapete confortável e almofadas.

Espaços:

Para que os bebês tenham significativas oportunidades de exploração e interação, a atividade deve ser desenvolvida em trios, fazendo um rodízio entre eles para que todos participem da finalização do álbum. Utilize o mesmo espaço da sala, como sugerido nos planos anteriores, ou organize um local na área externa da creche, como solário, varanda ou jardim. Disponha o tapete confortável, as almofadas e a caixa com os materiais da atividade, criando um ambiente atrativo para os bebês.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês se comunicam ao explorarem o álbum? Como acontece as interações com seus pares e com o adulto?

2. Os bebês identificaram a cantiga e a história no álbum? Quais foram as reações?

3. De que maneira os bebês interagem perante ao conteúdo diferenciado do álbum?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Favoreça a exploração do material para que todos os bebês possam fazer, a seu modo (por palavras, gestos, movimentos), a identificação dos sujeitos e lugares observados nas fotografias. Assegure que todos os integrantes do grupo participem da proposta e identifiquem os diferentes elementos do álbum.

O que fazer durante?

1

Convide os bebês a retomarem a exploração do álbum do grupo e perceba quais são suas reações diante do sugerido: se balbuciam, gesticulam, movimentam o corpo ou objetos. Em trios, proponha que se dirijam até o espaço da atividade, criando expectativas do que pode haver no local. Nessa proposta é necessário mais de um professor na turma para garantir que todos os bebês disponham de apoio no deslocamento e na permanência em sala, enquanto aguardam o momento para participar da finalização do álbum. Auxilie o trio a se acomodar e permita que explore espontaneamente o ambiente com tapete, almofadas e a caixa ainda fechada. Observe como se expressam em diferentes configurações de grupo e atividades.


2

Realizada uma breve familiarização com os materiais disponibilizados, destaque a presença da caixa despertando a curiosidade desses bebês sobre o que pode haver ali dentro. Instigue-os a abrirem e encontrarem o álbum. Neste momento, cuide para que o restante do material, figuras e elementos de representação, permaneça na caixa. Garanta que o triofaça a apreciação do álbum ao manipulá-lo eao fazer o reconhecimento das fotos (pessoas e lugares) e dos pequenos objetos presentes nele.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês perceberam que tem uma caixa aqui? Será que tem algo dentro? O que acham de abrir para descobrirmos o que é? Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se deslocar até a caixa para abri-la ou aguardar a ação do professor.


3

Incentive o trio a investigar toda diversidade de informações contidas no álbum, potencializando as descobertas dos textos que o compõe.Leia alguns comentários escritos nas fotografias sobre as curiosidades e as expressões dos bebês. Faça essa leitura concebendo, principalmente, as imagens dos bebês participantes do momento e observe como reagem ao se reconhecerem.

Possíveis falas do professor neste momento: Vejam esse trecho pessoal! Vamos descobrir o que está escrito aqui ao lado da foto do (nome do bebê)? O professor faz a leitura e continua: O que vocês perceberam? É um comentário sobre o momento em que a foto foi tirada do (nome do bebê)! E agora? Vamos saber qual é o comentário sobre a foto de você (nome de outro bebê do trio).

Possíveis ações da criança neste momento: O trio pode observar e escutar com atenção o professor e podem se expressar sorrindo, balbuciando ou gesticulando.


4

Conduza a atividade de modo que o trio possa verificar a presença da história e da cantiga no álbum. Leia e cante utilizando os elementos de representação (pedaços de tecido, objetos de madeira, instrumento musical) que estão na caixa para instigar o envolvimento dos bebês na proposta. Perceba como eles se expressam e se comunicam ao identificarem os elementos afetivos empregados. Incentive o trio a pegar as figuras que estão na caixa e faça indagações sobre elas, como, por exemplo, quais imagens correspondem à história e quais à cantiga. Encoraje os bebês a escolherem uma figura e retire a película da fita dupla face, para que eles possam fixá-la no espaço ainda livre correspondente a cada texto.Repita esse momento da atividade até que todos os trios participem desse processo de interação com a finalização do álbum do grupo de bebês.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem turma, estes textos são diferentes dos outros, vamos ler para saber o que é? Vejam estas figuras que estão na caixa! Quais vocês acham que correspondem à história (e à cantiga) que está escrita no álbum? Vocês gostariam de fixá-las? Escolham alguma! Se precisar, eu ajudo na fixação!

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem pegar as figuras e querer fixá-las no álbum, sorrir e gesticular por serem participantes da ação.


Para finalizar:

Encerrado o revezamento dos trios, anuncie a finalização da atividade para todo grupo. Utilize a mesma música cantada ou o som de algum instrumento que marque a transição de momentos, permitindo que os bebês fiquem livres em suas iniciativas, que pode ser permanecendo explorando os elementos ou partindo para outra brincadeira. Possibilite outra atividade ao bebê que porventura deixe de participar da proposta, como brincar com fantoches, em uma cortina sensorial ou outra alternativa que a configuração da sala permita, respeitando suas necessidades.

Desdobramentos

O álbum poderá ficar disponível na sala, de modo que todos os bebês tenham acesso e possam explorá-lo como e quando desejarem.

Engajando as famílias

Prepare um cartaz no papel A3 e escreva um relato da atividade, contando sobre as reações e expressões dos bebês ao participarem da construção do álbum. Reserve um espaço nessa folha para que as famílias possam escrever suas opiniões e impressões sobre o desenvolvimento da proposta. Deixe-o disponível na porta ou parede lateral da sala, junto com uma caneta. Deste modo, todos da instituição podem continuar acompanhando as atividades.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Silva

Mentor: Adriana Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência:  O eu, o nós e o outro. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos e códigos da Base
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Abordagem didática: O álbum é uma proposta que reconhece a delicadeza de ser um bebê e, ao mesmo tempo, a sua capacidade extraordinária de interagir e aprender com os objetos, com os professores e com seus pares. Ele registra o processo de desenvolvimento e aprendizagem do grupo, traz aspectos individuais de cada criança ou gerais do grupo inteiro e pode ser visto e revisto com os pequenos, como uma forma de rememorar. A memória dos bebês é construída aos poucos e materiais concretos, como fotografias, desenhos ou imagens auxiliam nesse desenvolvimento. O álbum é, ainda, fundamental para o professor registrar e observar o processo de aprendizagem, o interesse e a necessidade de cada criança. Ele ajuda a avaliar as atividades realizadas e é também, portanto,  um instrumento pedagógico para o professor reorganizar suas propostas. Para as famílias, que podem apreciar o álbum nos momentos de entrada e saída das crianças, ou recebê-lo em casa e contribuir com algum registro (escrito, fotográfico ou desenho), ele possibilita conhecer o cotidiano pedagógico (as brincadeiras, as interações, a rotina), o trabalho docente, e em especial, o conceito de infância privilegiado na escola.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 04

Finalização do álbum dos bebês

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes