Plano de Aula
Plano de aula: Finalização do álbum dos bebês
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Album do bebê
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
No álbum, finalize a colagem das fotografias e a fixação dos pequenos objetos. Nas imagens correspondentes a cada bebê, escreva comentários em relação às expressões verificadas e as curiosidades que foram relatadas pelas famílias. Nas páginas que foram reservadas, escreva uma cantiga e uma história que sejam de apreciação do grupo. Selecione figuras impressas que caracterizem esses textos para que os bebês possam fixá-las no álbum e assim, participar da finalização deste material do grupo.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Investigação das fotos do álbum dos bebês
Finalização do álbum dos bebês
Materiais:
O álbum dos bebês, figuras impressas com fita dupla face e elementos que representem a cantiga e a história presentes no álbum (pedaços de tecido, objetos de madeira, instrumento musical), uma caixa de papelão ou plástico para acomodar esses materiais, um tapete confortável e almofadas.
Espaços:
Para que os bebês tenham significativas oportunidades de exploração e interação, a atividade deve ser desenvolvida em trios, fazendo um rodízio entre eles para que todos participem da finalização do álbum. Utilize o mesmo espaço da sala, como sugerido nos planos anteriores, ou organize um local na área externa da creche, como solário, varanda ou jardim. Disponha o tapete confortável, as almofadas e a caixa com os materiais da atividade, criando um ambiente atrativo para os bebês.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês se comunicam ao explorarem o álbum? Como acontece as interações com seus pares e com o adulto?
2. Os bebês identificaram a cantiga e a história no álbum? Quais foram as reações?
3. De que maneira os bebês interagem perante ao conteúdo diferenciado do álbum?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Favoreça a exploração do material para que todos os bebês possam fazer, a seu modo (por palavras, gestos, movimentos), a identificação dos sujeitos e lugares observados nas fotografias. Assegure que todos os integrantes do grupo participem da proposta e identifiquem os diferentes elementos do álbum.
O que fazer durante?
1
Convide os bebês a retomarem a exploração do álbum do grupo e perceba quais são suas reações diante do sugerido: se balbuciam, gesticulam, movimentam o corpo ou objetos. Em trios, proponha que se dirijam até o espaço da atividade, criando expectativas do que pode haver no local. Nessa proposta é necessário mais de um professor na turma para garantir que todos os bebês disponham de apoio no deslocamento e na permanência em sala, enquanto aguardam o momento para participar da finalização do álbum. Auxilie o trio a se acomodar e permita que explore espontaneamente o ambiente com tapete, almofadas e a caixa ainda fechada. Observe como se expressam em diferentes configurações de grupo e atividades.
2
Realizada uma breve familiarização com os materiais disponibilizados, destaque a presença da caixa despertando a curiosidade desses bebês sobre o que pode haver ali dentro. Instigue-os a abrirem e encontrarem o álbum. Neste momento, cuide para que o restante do material, figuras e elementos de representação, permaneça na caixa. Garanta que o triofaça a apreciação do álbum ao manipulá-lo eao fazer o reconhecimento das fotos (pessoas e lugares) e dos pequenos objetos presentes nele.
Possíveis falas do professor neste momento: Vocês perceberam que tem uma caixa aqui? Será que tem algo dentro? O que acham de abrir para descobrirmos o que é? Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se deslocar até a caixa para abri-la ou aguardar a ação do professor.
3
Incentive o trio a investigar toda diversidade de informações contidas no álbum, potencializando as descobertas dos textos que o compõe.Leia alguns comentários escritos nas fotografias sobre as curiosidades e as expressões dos bebês. Faça essa leitura concebendo, principalmente, as imagens dos bebês participantes do momento e observe como reagem ao se reconhecerem.
Possíveis falas do professor neste momento: Vejam esse trecho pessoal! Vamos descobrir o que está escrito aqui ao lado da foto do (nome do bebê)? O professor faz a leitura e continua: O que vocês perceberam? É um comentário sobre o momento em que a foto foi tirada do (nome do bebê)! E agora? Vamos saber qual é o comentário sobre a foto de você (nome de outro bebê do trio).
Possíveis ações da criança neste momento: O trio pode observar e escutar com atenção o professor e podem se expressar sorrindo, balbuciando ou gesticulando.
4
Conduza a atividade de modo que o trio possa verificar a presença da história e da cantiga no álbum. Leia e cante utilizando os elementos de representação (pedaços de tecido, objetos de madeira, instrumento musical) que estão na caixa para instigar o envolvimento dos bebês na proposta. Perceba como eles se expressam e se comunicam ao identificarem os elementos afetivos empregados. Incentive o trio a pegar as figuras que estão na caixa e faça indagações sobre elas, como, por exemplo, quais imagens correspondem à história e quais à cantiga. Encoraje os bebês a escolherem uma figura e retire a película da fita dupla face, para que eles possam fixá-la no espaço ainda livre correspondente a cada texto.Repita esse momento da atividade até que todos os trios participem desse processo de interação com a finalização do álbum do grupo de bebês.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem pegar as figuras e querer fixá-las no álbum, sorrir e gesticular por serem participantes da ação.
Para finalizar:
Encerrado o revezamento dos trios, anuncie a finalização da atividade para todo grupo. Utilize a mesma música cantada ou o som de algum instrumento que marque a transição de momentos, permitindo que os bebês fiquem livres em suas iniciativas, que pode ser permanecendo explorando os elementos ou partindo para outra brincadeira. Possibilite outra atividade ao bebê que porventura deixe de participar da proposta, como brincar com fantoches, em uma cortina sensorial ou outra alternativa que a configuração da sala permita, respeitando suas necessidades.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS