Plano de aula: Usando fotos para identificar pertences pessoais

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização da atividade, será necessária a impressão de ao menos três fotos do rosto de cada criança (sugestão de tamanho: 10x15) na escola. Cole as fotos em papel de gramatura mais grossa, que servirão como etiquetas de identificação. Plastifique-as com fita adesiva, papel contact ou as coloque em sacos plásticos fechados com fita, aumentando a durabilidade do material. Prepare um canto com almofadas e tapete para proporcionar aconchego e acomode as fotos no chão.

Materiais:

Fotos 10x15 do rosto das crianças impressas, coladas em papel de gramatura grossa e plastificadas (com plástico ou Contact transparente). Tapete e almofadas. Celular ou máquina fotográfica, para registro da atividade.

Espaços:Num canto da sala de referência dos bebês, coloque um tapete, almofadas e as fotos dispostas de modo que eles sintam-se atraídos para se locomoverem até elas. A atividade deve ocorrer em pequenos grupos para que seja possível propiciar momentos de exploração significativa e para que você possa observar se os bebês interagem entre si e com as fotos expostas.

Tempo sugerido:

Entre 40 a 50 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma os bebês interagem quando se dirigem ao tapete? Gesticulam, balbuciam para se comunicar uns com os outros e com o professor? De que maneira iniciam a exploração?

2. Como se reconhecem, se nomeiam nas fotos e como demonstram isso?

3. Como ocorre a interação entre eles e o professor após a descoberta das fotos e que novas possibilidades trazem?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Apoie os bebês garantindo um ambiente em que todos possam se comunicar, explorar, interagir e reconhecer a si e aos colegas por meio da manipulação das fotos, segundo suas próprias preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

1

Para esta atividade, será preciso mais de um adulto em sala para que possa ser realizada em pequenos grupos egarantindo que todos tenham apoio. Convide os bebês para irem até o tapete. Reserve o tempo necessário para que as explorações das fotos sejam realizadas de forma atrativa e as descobertas aconteçam. Garanta que os bebês menoresestejam acomodados perto das fotos e tenham acesso a elas. Enquanto um grupo realiza a atividade, os outros podem manusear/explorar um cesto de livros em outro canto da sala. Comece o registro da atividade com fotos ou filmagem.

2

Pegue uma foto e manuseie. Observe se os bebês se mostram curiosos, se aproximam das fotos, se reconhecem a si mesmos e reconhecem os colegas e como ocorre a interação entre eles. Apoie suas ações. Garanta que todos os bebês estejam posicionados e tenham tempo para explorar e se comunicar sobre as fotos espontaneamente, com falas, gestos ou balbucios.

Possíveis falas do professor neste momento: Vejam, encontrei uma foto? De quem será que é? Alguém sabe? Querem me contar?

Possíveis ações das crianças neste momento: Um bebê observa sentado nas almofadas os outros bebês que estão perto dele e balbucia alguma coisa quando olha a foto que está com o professor. Ele olha como se estivesse procurando e esperando a resposta do bebê que está nela. Observe quais interações acontecem aqui. O bebê tenta se comunicar com o professor, com outro bebê ou se apenas fica observando.

3

Convide o pequeno grupo para fazer a brincadeira de “Escondeu - Achou” e oriente como ela acontece. Escolha uma foto e a esconda embaixo de uma almofada. Ache-a e nomeie o bebê encontrado. Fale o nome de cada bebê e convide-os para que brinquem uns com os outros. Varie o tom e a entonação da sua voz. Observe se começam a tentar esconder as fotos que escolhem, como se dão as interações e comunicação entre eles e se trazem outras brincadeiras ou explorações. Amplie a brincadeira e proponha aos bebês uma variação, embaralhando as fotos. Pegue uma foto, descreva o que vê e perceba se eles identificam o colega através da descrição. Promova a ação das crianças solicitando que cada uma pegue uma foto e aponte quem é o colega que sorteou.

Possíveis falas do professor neste momento: Eu tenho em minhas mãos a foto de uma menina. Ela tem cabelos pretos, olhos castanhos e hoje está usando um vestido rosa. Adivinha quem é? É a (diga o nome da criança).

Possíveis ações das crianças neste momento: Os bebês poderão olhar uns aos outros a procura do colega que está sendo descrito. Ao ser revelada a identidade da foto e nomeada pelo professor, a criança poderá apontar o colega ou a si mesma, comparando com a foto mostrada.

4

Proponha que juntos peguem suas fotos e levem até o local onde são guardadas as mochilas. Identifique com os bebês o local e mantenha as fotos no espaço para compor a organização. Garanta que tenha espaço suficiente para a locomoção de todos. É importante que as crianças realizem toda a movimentação com autonomia, fiquem envolvidas e interajam. Avise que a atividade está chegando ao fim.

Possíveis falas do professor neste momento: Onde será que estão guardadas as mochilas? Quem quer ir guardar sua foto lá?

Para finalizar:

Quando todas as crianças tiverem guardado suas fotos identificando o local dos seus pertences, finalize a atividade convidando a todas para que escolham outra brincadeira na sala de referência e promova a troca do grupo.