Plano de Aula
Plano de aula: Finalização do álbum dos bebês
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Album do bebê
O que fazer antes?
Contextos prévios:
No álbum, finalize a colagem das fotografias e a fixação dos pequenos objetos. Nas imagens correspondentes a cada bebê, escreva comentários em relação às expressões verificadas e as curiosidades que foram relatadas pelas famílias. Nas páginas que foram reservadas, escreva uma cantiga e uma história que sejam de apreciação do grupo. Selecione figuras impressas que caracterizem esses textos para que os bebês possam fixá-las no álbum e assim, participar da finalização deste material do grupo.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Investigação das fotos do álbum dos bebês
Finalização do álbum dos bebês
Materiais:
O álbum dos bebês, figuras impressas com fita dupla face e elementos que representem a cantiga e a história presentes no álbum (pedaços de tecido, objetos de madeira, instrumento musical), uma caixa de papelão ou plástico para acomodar esses materiais, um tapete confortável e almofadas.
Espaços:
Para que os bebês tenham significativas oportunidades de exploração e interação, a atividade deve ser desenvolvida em trios, fazendo um rodízio entre eles para que todos participem da finalização do álbum. Utilize o mesmo espaço da sala, como sugerido nos planos anteriores, ou organize um local na área externa da creche, como solário, varanda ou jardim. Disponha o tapete confortável, as almofadas e a caixa com os materiais da atividade, criando um ambiente atrativo para os bebês.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês se comunicam ao explorarem o álbum? Como acontece as interações com seus pares e com o adulto?
2. Os bebês identificaram a cantiga e a história no álbum? Quais foram as reações?
3. De que maneira os bebês interagem perante ao conteúdo diferenciado do álbum?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Favoreça a exploração do material para que todos os bebês possam fazer, a seu modo (por palavras, gestos, movimentos), a identificação dos sujeitos e lugares observados nas fotografias. Assegure que todos os integrantes do grupo participem da proposta e identifiquem os diferentes elementos do álbum.
O que fazer durante?

1
Convide os bebês a retomarem a exploração do álbum do grupo e perceba quais são suas reações diante do sugerido: se balbuciam, gesticulam, movimentam o corpo ou objetos. Em trios, proponha que se dirijam até o espaço da atividade, criando expectativas do que pode haver no local. Nessa proposta é necessário mais de um professor na turma para garantir que todos os bebês disponham de apoio no deslocamento e na permanência em sala, enquanto aguardam o momento para participar da finalização do álbum. Auxilie o trio a se acomodar e permita que explore espontaneamente o ambiente com tapete, almofadas e a caixa ainda fechada. Observe como se expressam em diferentes configurações de grupo e atividades.
2
Realizada uma breve familiarização com os materiais disponibilizados, destaque a presença da caixa despertando a curiosidade desses bebês sobre o que pode haver ali dentro. Instigue-os a abrirem e encontrarem o álbum. Neste momento, cuide para que o restante do material, figuras e elementos de representação, permaneça na caixa. Garanta que o triofaça a apreciação do álbum ao manipulá-lo eao fazer o reconhecimento das fotos (pessoas e lugares) e dos pequenos objetos presentes nele.
Possíveis falas do professor neste momento: Vocês perceberam que tem uma caixa aqui? Será que tem algo dentro? O que acham de abrir para descobrirmos o que é? Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se deslocar até a caixa para abri-la ou aguardar a ação do professor.
3
Incentive o trio a investigar toda diversidade de informações contidas no álbum, potencializando as descobertas dos textos que o compõe.Leia alguns comentários escritos nas fotografias sobre as curiosidades e as expressões dos bebês. Faça essa leitura concebendo, principalmente, as imagens dos bebês participantes do momento e observe como reagem ao se reconhecerem.
Possíveis falas do professor neste momento: Vejam esse trecho pessoal! Vamos descobrir o que está escrito aqui ao lado da foto do (nome do bebê)? O professor faz a leitura e continua: O que vocês perceberam? É um comentário sobre o momento em que a foto foi tirada do (nome do bebê)! E agora? Vamos saber qual é o comentário sobre a foto de você (nome de outro bebê do trio).
Possíveis ações da criança neste momento: O trio pode observar e escutar com atenção o professor e podem se expressar sorrindo, balbuciando ou gesticulando.
4
Conduza a atividade de modo que o trio possa verificar a presença da história e da cantiga no álbum. Leia e cante utilizando os elementos de representação (pedaços de tecido, objetos de madeira, instrumento musical) que estão na caixa para instigar o envolvimento dos bebês na proposta. Perceba como eles se expressam e se comunicam ao identificarem os elementos afetivos empregados. Incentive o trio a pegar as figuras que estão na caixa e faça indagações sobre elas, como, por exemplo, quais imagens correspondem à história e quais à cantiga. Encoraje os bebês a escolherem uma figura e retire a película da fita dupla face, para que eles possam fixá-la no espaço ainda livre correspondente a cada texto.Repita esse momento da atividade até que todos os trios participem desse processo de interação com a finalização do álbum do grupo de bebês.
Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem pegar as figuras e querer fixá-las no álbum, sorrir e gesticular por serem participantes da ação.
Para finalizar:
Encerrado o revezamento dos trios, anuncie a finalização da atividade para todo grupo. Utilize a mesma música cantada ou o som de algum instrumento que marque a transição de momentos, permitindo que os bebês fiquem livres em suas iniciativas, que pode ser permanecendo explorando os elementos ou partindo para outra brincadeira. Possibilite outra atividade ao bebê que porventura deixe de participar da proposta, como brincar com fantoches, em uma cortina sensorial ou outra alternativa que a configuração da sala permita, respeitando suas necessidades.
Desdobramentos
O álbum poderá ficar disponível na sala, de modo que todos os bebês tenham acesso e possam explorá-lo como e quando desejarem.
Engajando as famílias
Prepare um cartaz no papel A3 e escreva um relato da atividade, contando sobre as reações e expressões dos bebês ao participarem da construção do álbum. Reserve um espaço nessa folha para que as famílias possam escrever suas opiniões e impressões sobre o desenvolvimento da proposta. Deixe-o disponível na porta ou parede lateral da sala, junto com uma caneta. Deste modo, todos da instituição podem continuar acompanhando as atividades.
Álbum do bebê
Apresente a proposta
Grave um breve vídeo mostrando um álbum seu de quando era bebê. Conte uma história relacionada à esse momento, como, por exemplo, quando sua mãe contratou o fotógrafo para fazer as fotos. Faça uma seleção de fotos de quando estava na escola, interagindo e brincando com os bebês. Você pode reunir as imagens em um álbum virtual e encaminhar da forma que estiver trabalhando na sua sua rede. Explique para os familiares como as fotos despertam curiosidade, que os pequenos se beneficiam ao participarem de momentos que envolvem os registros fotográficos, que através delas podem conhecer mais sobre si e sobre os outros e ampliando o conhecimento sobre o mundo que os cerca. Desta forma, aproveite a memória dos momentos que viveram na escola, e convide:
- Que tal construírem, juntos em casa, um álbum do bebê?
O objetivo é que a família vivencie momentos de memórias afetivas ao rever fotos. Para diminuir a distância física entre a turma, solicite que registrem, também, fotos de agora, e compartilhem-nas com a turma.
Adaptações necessárias
As famílias produzirão o álbum do bebê no contexto domiciliar. Oriente que selecionem registros fotográficos, compondo o álbum com fotos atuais e mais antigas. Explique que é possível montá-lo no formato impresso ou digital, de acordo com a possibilidade de cada família e considerando que não é recomendado saírem para compras. Assim, sugira opções, como: slides digitais para fotos nesse formato, APP no celular, pasta com plástico (no caso de impressão de fotos), um varal colocado na altura do bebê com as fotos que já tenham em casa penduradas dentro de plástico transparente, dentre outras opções.
Sugira às famílias
Convide os familiares a envolverem o bebê em todas as etapas da produção do álbum, interagindo com ele, explorando os materiais disponíveis de acordo com os interesses e possibilidades da criança. Dessa forma, permitem que o bebê amplie o conhecimento sobre si e sobre os familiares.
1) Preparação do álbum dos bebês: convide os familiares para que envolvam o bebê durante a seleção das fotos, de forma que ele possa manifestar as preferências. É interessante que este seja um momento leve e prazeroso. Sendo assim, oriente que nomeie as pessoas, contem fatos, destaquem ações e reações presentes. Por exemplo: ao ver várias fotos, um bebê menor pode olhar para uma delas manifestando a escolha dele, enquanto outro maior pega a preferida. Sugira que guardem a foto em uma caixa. Assim, poderão fazer outras brincadeiras investigativas até a produção do álbum.
2) Investigação das fotos do álbum dos bebês: convide os familiares para realizarem uma brincadeira investigativa com o bebê, usando a caixa com as fotos selecionadas guardadas dentro. Se forem usar a versão digital, a provocação poderá ser feita com as fotos selecionadas, de maneira adaptada. Oriente que o familiar balance a caixa e faça barulho de forma animada. Sugira que investiguem uma das fotos, tampando uma parte e, com a parte exposta, questionem o bebê sobre quem está aparecendo. Assim, com a brincadeira de esconder e revelar, o momento fica ainda mais interessante.
3) Produção do álbum dos bebês: sugira que retome a caixa com fotos, instigando novamente a curiosidade do bebê, balançando a caixa e fazendo barulho de forma divertida. Em seguida, oriente que observem as fotos, refaçam memórias e pensem, juntos, como organizá-las no formato de álbum. Oriente que validem as iniciativas do bebê, pois elas sinalizam os interesses dele. Por exemplo: os menores podem bater palmas, enquanto os maiores poderão vir tentar pegar a caixa.
4) Finalização do álbum dos bebês: convide familiares e bebê para interagirem e finalizarem o álbum, colocando nele uma foto do momento atual, relativa ao que mais gostam de fazer em casa juntos durante o período de distanciamento social. Por exemplo: uma música que ouvem e dançam divertidamente juntos, com a qual o bebê aprendeu a bater os pés. Oriente que registrem a atividade com foto e relatem, comentando a respeito da vivência.
5) Exploração do álbum dos bebês: solicite que os familiares ofereçam oportunidades de exploração do álbum ao bebê, de forma que esses elementos, somados, promovam um momento rico para exploração. Envie os registros para a turma, para que possam se aproximar digitalmente em tempos de distanciamento social. Desta forma, você poderá fortalecer a relação entre os envolvidos, ajudando a passarem por esse momento de privação de forma mais amena.
Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que compartilhem esses valiosos momentos de descobertas através da produção do álbum dos bebês, enviando relatos e fotos. Você pode fazer uma apresentação digital com o Apresentações Google e socializar os registros com as demais famílias. Desta forma, ampliarão o conhecimento sobre o dia a dia da turma. O compartilhamento tende a estimular que outras famílias façam a atividade também. Quando o período de isolamento social terminar, realize uma atividade para que assistam, juntos, a esses registros na escola, evocando boas memórias afetivas. Assim, o momento de interação familiar em casa se conectará com as experiências escolares cotidianas dos bebês. Essa parceria será fundamental para apoiar o retorno ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Abordagem didática: O álbum é uma proposta que reconhece a delicadeza de ser um bebê e, ao mesmo tempo, a sua capacidade extraordinária de interagir e aprender com os objetos, com os professores e com seus pares. Ele registra o processo de desenvolvimento e aprendizagem do grupo, traz aspectos individuais de cada criança ou gerais do grupo inteiro e pode ser visto e revisto com os pequenos, como uma forma de rememorar. A memória dos bebês é construída aos poucos e materiais concretos, como fotografias, desenhos ou imagens auxiliam nesse desenvolvimento. O álbum é, ainda, fundamental para o professor registrar e observar o processo de aprendizagem, o interesse e a necessidade de cada criança. Ele ajuda a avaliar as atividades realizadas e é também, portanto, um instrumento pedagógico para o professor reorganizar suas propostas. Para as famílias, que podem apreciar o álbum nos momentos de entrada e saída das crianças, ou recebê-lo em casa e contribuir com algum registro (escrito, fotográfico ou desenho), ele possibilita conhecer o cotidiano pedagógico (as brincadeiras, as interações, a rotina), o trabalho docente, e em especial, o conceito de infância privilegiado na escola.