Plano de Aula
Plano de aula: Adaptação dos bebês: conhecendo a sala e os colegas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Adaptação e acolhimento
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Alves da Silva
Mentor: Adriana Silva da Costa Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Abordagem didática: O período de adaptação do bebê e da família é uma experiência intensa e muito importante, que demanda tranquilidade e acolhimento. A escola de Educação Infantil tende a ser o primeiro espaço diferente do núcleo familiar frequentado pelo bebê. Portanto, são muitas novidades: sons, cheiros, sabores, objetos, pessoas e espaços.
A adaptação precisa acontecer de forma gradativa e flexível. É importante reconhecer e valorizar diferenças, interesses e necessidades dos bebês, promovendo aproximações e interações intensas entre educador e crianças.
Paulatinamente, as crianças bem acolhidas sentem-se seguras para explorar o novo ambiente, construir vínculos com os pares e os professores, aprender e se desenvolver. Nos primeiros dias, a permanência é mais curta e acompanhada por um adulto responsável. Aos poucos, conforme o bebê fica mais tranquilo e envolvido com objetos, brinquedos e pares, a permanência aumenta.