Plano de Aula
Plano de aula: Adaptação dos bebês: conhecendo a sala e os colegas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Adaptação e acolhimento
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para esta atividade, faça alguns combinados antes da entrada da criança na escola (por exemplo, no ato da matrícula ou na reunião com a família que antecede o ano escolar). Converse com a família sobre a importância do primeiro contato com o professor. Informe que a adaptação vai acontecer de forma gradativa, ao longo de alguns dias ou semanas, respeitando o tempo e as necessidades de cada um. Explique a atividade proposta para a adaptação, e solicite que o familiar, ou alguém em que o bebê tenha confiança e intimidade (padrinho, madrinha, tio ou tia), se organize para acompanhá-lo no primeiro dia. A ideia é que algum adulto apresente a criança ao professor, não o contrário. Dessa forma, ela vai perceber que o professor é um conhecido da família e, certamente, vai se sentir mais segura.
Materiais:
Placas sinalizadoras dos objetos e dos ambientes da sala; brinquedos; guache; pincel; livros; som e lista de canções para o professor acessar; celular ou máquina fotográfica.
Espaços:
Planeje as atividades na sala onde os bebês irão ficar para que eles possam se familiarizar com o ambiente. Comece a atividade em roda e explique objetivo dessa ação. Prepare o ambiente com placas que sinalizem onde estão as mochilas, os copos e o banheiro. Deixe os brinquedos à disposição no ambiente, faça cantos (canto com peças de encaixe, canto com brinquedos, canto da leitura - com livros à disposição - etc) para o momento de interação de bebês e famílias.
Tempo sugerido: duas horas.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Qual é a reação dos bebês ao primeiro contato com o professor e com o espaço?
2. Como o bebê se comunicou? Como o bebê demonstrou emoções?
3. Como foi a interação entre os bebês e dos bebês com os brinquedos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta aos bebês que ainda não andam a oportunidade de explorar o espaço, deixando-os livres. No período de adaptação, o bebê pode estranhar um novo espaço e ficar bastante incomodado, demonstrando por meio do choro, que não está bem. Para o conforto dele, sugira ao adulto responsável dar uma volta na escola e ir entrando aos poucos de volta na sala com o bebê.
O que fazer durante?
1
Faça uma roda com os bebês e os adultos responsáveis. Solicite que um adulto apresente o bebê ao professor. Na apresentação, empenhe-se em convidá-los para ir no seu colo e converse com ele e com seu responsável. Observe suas reações, seus interesses e pergunte para o bebê se você pode abraçá-lo ou pegá-lo novamente no colo. Se neste momento o bebê aceitar, afaste-se por um momento do adulto responsável. Faça isso conversando com a criança, propondo uma brincadeira (de bola, por exemplo) ou oferecendo algum objeto. Observe a reação do bebê. Em caso de recusa, não insista. Enquanto algumas crianças são apresentadas ao professor, solicite às demais famílias que apresentem, aos poucos,os bebês uns aos outros.
Possíveis falas do professor neste momento: Olá (neste momento fale o nome do bebê)! Sou ( se apresente ao bebê de maneira cordial), estaremos juntos hoje em alguns momentos. Vamos brincar muito juntos!
2
Solicite às famílias que circulem com os bebês na sala, apresente os objetos e mostre onde ficarão as mochilas, os copos e outros objetos de uso cotidiano. Diga também onde é o banheiro. Apresente os cantos disponíveis para o uso dos bebês e dos adultos, para brincarem juntos na sala, e deixem os bebês conhecerem o ambiente. Observe as reações deles no momento da brincadeira: se foram sozinhos até os brinquedos, se aceitaram prontamente brincar com outros bebês, e se demonstraram algum sorriso, balbucio ou choro. Registre esses momentos com fotos.
3
Enquanto as famílias apresentam a sala aos bebês e brincam nos cantinhos, individualmente,leve-os ao banheiro ou ao trocador junto com o adulto responsável para fazer o momento de higienização. Pergunte ao bebê se pode trocar ou auxiliá- lo ao banheiro. Neste momento, se o bebê recusar, não insista e deixe a família conduzir a troca da fralda ou auxiliá- lo no banheiro. Fiique próximo, mostrando que você está presente com eles ali.
Para finalizar:
Finalize o momento fazendo uma brincadeira de roda. Convide todos para participar e utilize músicas conhecidas, por exemplo “Abóbora faz melão”, “Peixe vivo” e “Ciranda dos bichos”:
No caso de recusa de algum bebê, não insista, mas chame o adulto responsável para participar. Se o bebê demonstrar desconforto em ficar longe do adulto enquanto a atividade é feita, convide-o para continuar na sala enquanto a brincadeira é feita. No final da primeira música, chame novamente o bebê e o adulto para participar. Observe se os bebês entraram na roda para cantar e dançar. Preste atenção se quem já está na roda, bate palma, canta ou demonstra alguma reação.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS