Plano de aula: Brincando com objeto de apego da escola

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Famílias e objetos de apego

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Dê continuidade à atividade anterior (Objeto de apego meu e dos amigos). Para que esta proposta aconteça é necessário que os bebês já tenham participado de outras com os objetos de apego e que o professor tenha feito uma observação sobre as preferências das crianças, destacando o objeto de apego de cada bebê da escola. Organize esses brinquedos da escola pelos quais os bebês demonstram grande apego em uma caixa grande, que comporte todos os itens. Prepare um local em ambiente externo de maneira acolhedora e aconchegante com colchonetes e almofadas. Informe às famílias sobre atividade, que acontecerá no final do dia, e sobre a importância da participação delas, se for possível. Faça a atividade em um horário que seja bom para os familiares.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Investigação dos objetos de apego

Objetos de apego no momento de descanso

Objeto de apego meu e dos amigos

Brincando com os objetos de apego da escola

Brincando com os objetos e compartilhando com novos amigos

Materiais:

Tapetes ou tatames, almofadas, rádio, playlist com músicas instrumentais, objetos de apego da escola.

Espaços:

Em ambiente externo deixe os tapetes ou tatames arrumados com espaços entre eles e coloque almofadas em cima. Posicione a caixa com os objetos próxima ao tapete para que seja feita a exploração pelos bebês.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que maneira os bebês se comunicam durantea brincadeiracomos objetos de apego?

2. Como interagem no momento da brincadeiracom as crianças da mesma faixa etária e com os adultos ao partilhar, mostrar, apreciar o objeto do colega e brincar com o seu objeto de apego?

3. Como aconteceu a promoção do seu bem-estar no momento do acalanto com o seu objeto de apego?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham apoio e se sintam confortáveis no ambiente externo para atividade com objeto de apego.

O que fazer durante?

1

Para esta proposta de atividade é necessário mais de um professor em sala para que todas as necessidades dos bebês possam ser atendidas. Reúna o grupo todo e informe aos pequenos que eles irão brincar em um ambiente externo, do qual gostam muito, com os objetos da escola aos quais eles também têm apego. Organize o grupo para que todos se desloquem até o local previamente preparado. Durante o percurso, converse com os bebês nomeando os lugares por onde passarem.

2

Escolha um ambiente externo da escola em que os bebês gostam de brincar e, no percurso, observe como eles exploram o caminho. Atente-se às falas e aos gestos dos deles. Garanta que os bebês que engatinham conheçam o espaço, deixando-os no chão. Para aqueles que não engatinham, ofereça apoios necessários para que participem do momento com um adulto conduzindo-os no colo. Apoie as ações e a curiosidade em relação àquele local. Observe seus gestos, expressões, iniciativas de interações nos ambientes com outras crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Esse espaço é bem gostoso na escola, tem árvore, flores e uma grama. Do que vocês gostam que está aqui neste espaço?

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode apontar para o lugar que gosta ou pegar na sua mão e levá-lo para algum lugar que queira ver de perto.

3

Convide os bebês para o espaço preparado previamente com os tapetes ou tatames e almofadas na área externa. Os professores que acompanham os bebês devem apoiá-los para que fiquem confortáveis. Ligue o rádio com as músicas instrumentais, para fins de exemplificação acesse o link. No momento que os bebês estiverem acomodados converse com eles e informe que dentro da caixa tem objetos com os quais eles gostam de brincar, como ursos de pelúcia, bonecas e bonecos e chocalhos, e que eles devem procurar o seu brinquedo de apego da escola. Observe a reação dos bebês nesse momento e como demonstram sua emoção ao encontrar seu brinquedo, que poderá ser por meio de um sorriso ou de um abraço no objeto.

Possíveis falas do professor neste momento: Agora que brincamos um pouco no nosso espaço preferido, vamos brincar com aqueles objetos que gostamos e que ficam aqui na escola?

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode sorrir ao ver a caixa de objetos e pode também querer ficar rolando no colchonete.

4

Após os bebês terem pegados os brinquedos, proponha a todos acalentar os objetos de apego. Caso seja necessário, mostre a eles como fazer isso: pegue um objeto, abrace-o e faça demonstrações de carinho. Posteriormente, deixe as crianças interagirem entre si e com os objetos. Cante alguns acalantos e introduza os objetos de apego da escola nesse jogo com os bebês. Embale bonecos ou bichinhos de pano que possam estar contidos nessa seleção de elementos, instigando as crianças a realizarem a imitação do ritmo e dos movimentos feitos pelo professor. Acompanhe como o bebê acarinha o brinquedo e como ele se relaciona com as demais crianças durante a brincadeira.

Possíveis falas do professor neste momento: Este objeto pertence à escola, mas eu notei que vocês gostam muito de brincar com eles. Vamos brincar? Como brincamos com esse objeto?

Para finalizar:

Para finalizar, faça uma surpresa para os bebês convide as famílias deles para entrar e participar desse momento de brincadeira e acalanto. Após a atividade, solicite às famílias ajuda para organizar o ambiente. Na sala de referência agradeça a participação dos familiares presentes.