Plano de aula: Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade será necessário imprimir fotos dos bebês na escola, individuais e registros em grupo, em tamanho 13x18. Nas fotos individuais coloque abaixo o nome de cada bebê. Cole as fotos em papel de gramatura grossa e as plastifique, reforçando o material. Separe três caixas para as fotos individuais e três para as fotos em grupo. Organize na sala um espaço confortável e amplo no qual você irá montar um varal na altura dos bebês. Deixe no local alguns prendedores a disposição que serão utilizados para fixar as fotos no varal.

Materiais:

Fotos, papel de gramatura grossa, contact e/ou plástico, cordão de nylon ou barbante, pregadores, seis caixas para colocar as fotos e câmera fotográfica ou celular para os registros, com fins de documentação pedagógica.

Espaços:

A atividade será realizada na sala de referência dos bebês. Organize no centro da sala emum tapete confortável, as três caixas com as fotos individuais, de modo que o ambiente fique atrativo para os bebês se locomoverem e realizarem as explorações.

Tempo sugerido:

De40 a 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram as caixas e o espaço oferecido? Quais descobertas realizam?

2. Como comunicam ao reconhecer-se e reconhecer os outros bebês nas fotos?

3. Como se dá a interação uns com os outros e com o professor durante a atividade?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Propicie para que todos os bebês tenham asseguradas as condições de participação no espaço e na exploração dos materiais oferecidos. Incentive a forma de expressão de todos, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo de bebês para se aproximar do espaço organizado. Em pequenos grupos apresente as caixas com as fotos individuais e incentive a livre exploração do material por eles. Garanta que os bebês menoresestejam posicionados próximos às caixas e apoie suas participações. Observe como eles exploram as caixas e o espaço. Medie a ação dos bebês sendo promotor do manuseio das fotos. Garanta que o grupo todo interaja e que todos se expressem de forma livre através de gestos, olhares, palavras e balbucios. Assegure a documentação pedagógica durante a exploração dos materiais com anotações e/ou fotografias/vídeos.

Possíveis falas do professor neste momento: O que é isso no chão? O que será que tem dentro? Querem descobrir? Uma surpresa! Vamos ver o que podemos fazer?

Possíveis ações da criança neste momento: Alguns bebês podem vir engatinhando ou andando até as caixas e começarem a pegar e abrir, outros podem ficar de longe observando, se aproximando lentamente.

inicio-num>

2

Após o momento de livre exploração das fotos individuais, aproxime-se dos pequenos grupos e nomeie as fotos que estão em suas mãos. Observe se reconhecem quem está nas fotos e de que forma nomeiam a si próprios e aos colegas. Apoie suas expressões e incentive a comunicação entre os bebês. Valorize seus gestos incentivando a nomear as fotos ou a apontar o bebê que aparece nela. Interaja com eles e fique atento para perceber e aproveitar as novas possibilidades no manuseio das fotos, potencializando esse momento e garantindo novas descobertas.

3

Até esse momento, o bebês devem estar envolvidos de diferentes formas na exploração das fotos individuais. Apresente as novas caixas com as fotos para eles, onde aparecem interagindo em atividades em grupo. Deixe-os livres para uma nova exploração. Observe com atenção como se comunicam sobre o que estão vendo e quais expressões utilizam. Converse com eles sobre as imagens. Após a livre exploração das fotos convide um dos bebêspara pegar uma e mostrar ao grupo. Pergunte quem está na foto. Nomeie junto a eles as pessoas que aparecem no registro, o que estão fazendo e onde estão. Faça as intervenções necessárias para promover as interações e descobertas das crianças. Repita o convite para outros bebês prestando atenção para o interesse do grupo.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem, eu trouxe novas caixas! Alguém aqui gostaria de me ajudar a abri-las? Você quer? Vamos descobrir o que tem dentro? Mais fotos?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem começar a balbuciar, bater palmas com intenção de se comunicar e interagir com a fala do professor e dos outros. Pode ter aquele que fique apenas observando. Nesse caso, interaja com ele.

4Após explorar e nomear as fotos, convide a todos para que juntos sigam para o varal onde irão pendurar as fotos.Organize pequenos grupos e tenha na sala a presença de mais um professor, para ajudar na movimentação das crianças e colocação das fotos no varal. Observe que novas possibilidades estão trazendo e como manifestam isso. Fique atento à interação e interesse de todos.

Para finalizar:

Ao final da montagem do varal, fale para os bebês que as fotos ficarão expostas no corredor, ao lado da sala. Ao final do dia, transfira as fotos do varal da sala para o do corredor, para que as famílias e demais pessoas da escola vejam no dia seguinte.