Plano de Aula

Plano de aula: Adaptação: apresentando os bebês

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Adaptação e acolhimento

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, faça alguns combinados antes da entrada da criança na escola (por exemplo, no ato da matrícula e/ou na reunião de família que antecede o início do ano escolar). Converse com os familiares dos bebês sobre a importância do primeiro contato com o professor. Realize com com os responsáveis uma entrevista prévia para obter informações sobre as brincadeiras preferidas das crianças, como é a rotina familiar delas, com quem se relacionam, entre outras questões que possam ser valiosas para a adaptação e o bem-estar do bebê na creche. Explique a atividade proposta para a adaptação, e solicite que um familiar e/ou alguém em quem o bebê tenha confiança e com quem tenha intimidade (padrinho, madrinha, tio ou tia) se organize para acompanhá-lo no primeiro dia. Solicite que traga uma foto de pessoas do convívio dos bebês para a atividade de adaptação. Faça uma consulta prévia dos brinquedos preferidos dos deles e organize a sala conforme essa consulta.

Materiais:

Painel para fotos, brinquedos de encaixe, cestos, bolas, som e lista de canções para o professor acessar.

Espaços:

Sala de referência dos bebês para que eles possam se familiarizar com o ambiente.

Tempo sugerido:

Uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais são as reações dos bebês nos primeiros contatos com o professor e com o espaço?

2. Como os bebês se comunicaram? Como os bebês demonstraram suas emoções?

3. Como foram as interações entre os bebês e o professor?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Os bebês que ainda não andam podem ser acomodados no chão em um tapete com almofada, para que tenham acesso aos materiais da sala e possam observar o seu entorno.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Faça uma roda com os bebês e com os adultos que os acompanham. Converse com o familiarque está acompanhando a adaptação do bebê e solicite que apresente-o ao grupo. Incentive o responsável que se expresse dizendo como chama o bebê em casa, do que o pequeno gosta de brincar e qual é o brinquedo ou objeto preferido dele. Registre falas dos bebês e dos adultos responsáveis.

Qual é o seu nome (para os bebês que já sabem se expressar oralmente)? Qual é o nome do seu bebê? Por que o senhor escolheu este nome para o seu bebê? O bebê atende por algum apelido?


2

Depois que todos tiverem falado, se apresente para o grupo e, em seguida, apresente os espaços da sala que você organizou de acordo com a consulta prévia com os familiares sobre os brinquedos favoritos dos bebês. Observe quais são as reações dos pequenos aos primeiros contatos com o professor e com o espaço, como eles se comunicaram e demonstraram emoções.

Possíveis falas do professor neste momento: Olá (neste momento fale o seu nome) estaremos juntos hoje em alguns momentos. Você gosta de brincar do que em casa? Você brinca com outras crianças? Hoje vamos brincar juntos!


3

Organize um espaço com cestos e bolas, outro com cones, carretéis e peças de encaixe, e um com um painel para pendurar fotos. Lembre-se também de disponibilizar brinquedos dos quais os bebês gostam. Em pequenos grupos (de quatro a cinco integrantes), deixe-os explorar os espaços, interagindo com adultos e colegas. Procure comunicar-se com os pequenos, brincando com eles nos espaços. Observe atentamente os interesses e gostos dos bebês, verificando suas preferências, de que forma se expressam e como se comunicam. Combine com alguém para apresentar outros espaços da escola para o restante do grupo.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha esse painel que legal, vamos pendurar as fotos? Quem vai Jogar bola no cesto comigo?


Para finalizar:

Para finalizar convide o grupo para brincar de roda, cante músicas adaptadas para apresentação do nomes de todos os bebês, por exemplo A canoa virou, Ciranda Cirandinha e Seu fosse um peixinho.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados