Plano de Aula
Plano de aula: Brincando de faz de conta
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincando com narrativas e personagens das histórias
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcos de Souza Machado
Mentor: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, Sons, Cores e Formas; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias
Transversal:
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Abordagem didática: As crianças bem pequenas se interessam pelas histórias e levam elementos de sua narrativa para suas brincadeiras de faz de conta. Elas fazem isso como uma forma de atribuir significado às coisas que acontecem com elas no dia a dia, as ideias que preenchem seu imaginário e também como uma forma de entender as pessoas e seus comportamentos. Isso é possível pelo caráter atemporal e universal que as histórias possuem. Os livros, com suas narrativas, são ricos em histórias que envolvem as crianças e as estimulam a pensar, compreender e explorar o mundo a sua volta. As situações de brincadeiras de faz de conta são contextos significativos para essas descobertas.
Nesse contexto, propiciar atividades nas quais as crianças possam conhecer um repertório rico de histórias clássicas, com temas universais, e incentivar as brincadeiras das crianças, contribui para a ampliação e aprofundamento de suas experiências. Esta é uma excelente forma de favorecer novas aprendizagens e contribuir para suas conquistas de desenvolvimento.