Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras com bolas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com o corpo e o espaço

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Combine com antecedência com um profissional que esteja disponível na escola para te auxiliar nessa atividade.

Materiais:

Bolas de diferentes tamanhos, pesos e texturas, que possam ser encontradas na escola ou providenciadas antecipadamente. Materiais para alvos que estejam disponíveis na escola: bambolê, cestas, bacias, baldes, cones, garrafas pet, dentre outros. Fotos que representam pessoas com características físicas diversas participando de diferentes modalidades esportivas que utilizam bolas como futebol, handebol, basquete, vôlei etc (em tamanho e material adequado para visualização e exploração). Cordas, fitas e/ou outros materiais que sejam necessários para fixar os alvos. Papel para convite no tamanho A3 e caneta permanente.

Espaços:

A atividade se iniciará em roda de conversa na própria sala. Lá, as crianças irão visualizar as fotos dos esportes que utilizam as bolas e explorá-las, além de escolher os alvos que irão levar e montar no pátio ou no espaço externo para a brincadeira.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 45 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças experimentam as bolas, percebendo suas diferenças e levantando hipóteses sobre quais movimentos devem fazer com elas (jogar alto, baixo, chutar, usar as mãos, etc)?

2. Quais alvos as crianças demonstram preferência para brincar (altos, baixos, para jogar dentro, para jogar ao lado, etc) e de que forma elas se expressam para fazer valer a sua escolha?

3. Como elas compartilham experiências, aprendizados, espaços e materiais e interagem com os colegas diante das diferentes propostas no ambiente?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive as crianças a se ajudarem e trocarem experiências. Tenha cuidado para que os alvos fiquem dispostos em uma altura favorável e acessível a todas as crianças, e também para que o peso das bolas seja compatível com o tamanho delas, de forma que elas consigam manuseá-las com autonomia. Se atente para gestos e expressões que as crianças fazem para delimitar uma escolha, além da comunicação oral delas.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para se sentarem em roda na sala. Conte a elas que a atividade será com imagens e bolas variadas, que elas irão explorar e depois escolher o que farão com elas.


2

Disponibilize para as crianças visualizarem e manipularem imagens de esportes que usam bola, como futebol, basquete, vôlei, dando atenção especial às bolas e aos alvos que essas modalidades utilizam para o jogo. Deixe que elas manipulem as imagens, atente-se para ouvir o que as crianças comentam e, depois de um tempo de exploração, pergunte sobre quais alvos há na escola que poderiam ser usados para uma brincadeira com bolas.


3

Ainda em roda, coloque no centro dela várias bolas de tamanhos, texturas e pesos distintos e convide as crianças para explorá-las, identificando as diferenças de cada uma delas. Deixe que as manipulem livremente, interagindo com os objetos e com os colegas, sentindo suas características. Com as crianças já em contato com as bolas e percebendo os possíveis alvos que podem ser usados para jogar, permita que escolham os que vão usar na brincadeira. É provável que elas elejam objetos como bambolês, que podem ser fixados no alto ou embaixo, objetos que delimitam como se fosse um gol, cestas ou bacias, dentre outros.


4

Leve todo o grupo ao local da atividade e organize com as crianças os vários alvos que escolheram, deixando que se dividam em pequenos grupos e, assim, decidam onde brincar. É importante que você tenha a ajuda de um outro profissional para conseguir dar atenção às crianças e às necessidades delas de maneira mais qualificada nesse momento e no restante da brincadeira, considerando, inclusive, a faixa etária dos pequenos.


5

Com os alvos já montados, problematize sobre que bola é melhor para determinado alvo, a mais leve ou a mais pesada, e como irão jogá-la: chutando forte ou fraco, com as mãos para baixo ou para cima. Também defina com elas quais movimentos a bola tem que fazer no alvo (como passar em cima, dentro, embaixo, ao lado). Deixe que as crianças experimentem as bolas, levantem hipóteses, busquem alternativas e explorem os alvos e as bolas livremente, até chegarem à conclusão de quais movimentos e de qual bola é a melhor para o alvo escolhido. Brinque com elas, instigando-as durante a brincadeira.

Possíveis falas do professor neste momento: Posso brincar com vocês? Será que vou acertar? A bola foi muito longe. Por que será que isso aconteceu? Vamos tentar com outra bola? Qual?

Possíveis ações das crianças neste momento: Uma criança pega uma bola pesada para jogar com as mãos em um alvo colocado no alto. Ela joga e a bola cai rápido pelo peso. Então ela vai a procura de outra bola, fazendo a tentativa até encontrar uma que ela consiga acertar o alvo.


Para finalizar:

Deixe que as crianças brinquem com os alvos e com as bolas, transitando entre as diferentes propostas, de acordo com o interesse delas. Brinque junto com elas, deixando que interajam com você nesse momento. Aproveite para fazer também registros fotográficos e escritos, além de auxiliar aquelas que necessitarem de apoio. Incentive-as para que ajudem umas as outras, ensinando como fazer os movimentos, jogar e acertar o alvo com a bola. Algumas crianças vão preferir explorar a bola livremente, criando suas próprias brincadeiras. Apoie-as em suas criações, respeitando preferências. Caso outras não queiram brincar com as bolas, leve opções de brinquedos em cantos como carrinhos, bonecas, livros, jogos, para que possam ter a opção de escolha. Quando a atividade estiver perto do fim, avise-as para aproveitar os últimos minutos e, quando finalizar, solicite a ajuda delas para desmontar os alvos e guardar as bolas.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados