Plano de aula: Organizando a refeição

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alimentação

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Organize os itens que a crianças sempre usam na escola no momento da alimentação de um jeito diferente para que, a partir daquele dia, elas passem a ajudar na organização do espaço para comer (talheres, guardanapos, toalhinha, garrafinhas, recipientes etc.).

Materiais:

Serão necessários os materiais usuais do momento de alimentação: pratos, talheres, copos, guardanapos, recipientes etc.

Espaços:

Espaço em que normalmente as crianças se alimentam.Disponibilizar os itens que elas costumam usar nos momentos de refeição sobre uma mesa na altura delas, para que elas possam pegá-los e organizá-los para o momento da refeição.

Tempo sugerido:

35 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças compartilham o espaço e os objetos com as demais?

2. Quais atitudes de cuidado e solidariedade as crianças demonstraram no momento da alimentação?

3. Quais os sentimentos descritos no diálogo após a atividade?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Procure ajudar as crianças a escolher papéis para desempenhar que valorizem seus interesses e potencializem suas capacidades. Não necessariamente todas precisam ajudar com a distribuição manual dos itens, cantar uma canção enquanto aguarda também é importante para dinâmica.

O que fazer durante?

1

Após fazer o levantamento dos itens que as crianças costumam usar na escola no momento da alimentação e deixá-los dispostos sobre uma mesa na altura delas, direcione o grande grupo para o espaço em que os pequenos se alimentam, converse com eles em grande roda sobre a proposta, explique que hoje eles irão ajudar a organizar esse momento. Mostre os itens dispostos e questione as crianças sobre quais são as funções e a importância deles, inclusive problematizando o seu uso de acordo com os tipos de alimentos que costumam comer em sua região. Aproveite os questionamentos e apontamentos delas para explorar a temática.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês sabem os nomes desses objetos e para que servem? Hoje nós iremos, juntos, organizá-los! Quem gostaria de me ajudar?

2

Neste momento, organize a turma para que cada criança escolha uma função e um parceiro com o qual irá dividi-la, formando assim pequenos grupos. Fique atento a possíveis conflitos que podem surgir pela disputa das atividades, é comum que as crianças queiram fazer a mesma coisa e, caso isso aconteça, será preciso negociar, chamar a atenção delas para as atividades menos concorridas, valorizando a importância delas.

O levantamento das atividades pode ser feito pelas próprias crianças, junto com o professor, considerando interesses e capacidades. Para aquelas que não demonstrarem disposição em ajudar manualmente com os itens, incentive-as a cantar uma canção com o grupo enquanto aguardam a organização do momento da refeição.

Possíveis falas do professor neste momento: Bom, nós temos as seguintes funções (de acordo com contexto), quem gostaria de me ajudar com os guardanapos? Entregar os pratos também é muito importante, mas também é difícil, quem será que consegue? Tudo bem se você não quiser tentar hoje… Que tal enquanto isso a gente cantar uma canção para animar os amigos que estão organizando tudo? Você conhece alguma?

3

Enquanto os pequenos grupos desempenham suas atividades, esteja atento à dinâmica e à movimentação, demonstrando seu apoio para auxiliar caso seja requisitado. Observe as ações gerais, como compartilham o espaço e os objetos, suas habilidades ao manusear os utensílios e em desenvolver atividades de cooperação. Direcione pequenos conflitos que possam surgir, como por exemplo, mesmo com o pequeno grupo estabelecido, uma criança pode querer levar os itens sozinha, converse sobre a importância da divisão de tarefas, incentivando-a a cooperar.

Possíveis ações da criança neste momento: Ações de posse como querer agrupar vários itens e levá-los sem ajuda. Possíveis falas do professor neste momento: Que legal! Vocês dois conseguem levar os copos, poderiam então fazer isso juntos? Seria ainda mais rápido!

Para finalizar:

Conforme finalizam a organização do espaço, avise previamente às crianças para que comecem a se sentar antes do momento da alimentação começar. Dialogue com o grande grupo sobre a atividade, como se sentiram ao planejar funções e ao organizar o ambiente. É um momento também para que percebam a ajuda dada pelos colegas e a importância que cada um teve para promover o momento da refeição.