Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com cenários das histórias preferidas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Histórias e cenários

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta atividade é necessário que as crianças conheçam e já tenham se apropriado de algumas histórias escolhidas ou parte delas. Também é importante que você tenha lido com elas recentemente cada história, explorando os personagens, os principais acontecimentos da narrativa e os cenários. Confeccione os cenários com os materiais disponíveis na escola com antecedência.

Materiais:

Separe os livros das três histórias escolhidas. Também separe todo o material que será utilizado na montagem dos cenários como biombos, cartolinas, EVA, fita adesiva, e os acessórios que deverão ser escolhidos conforme os enredos das histórias (coroas, orelhas de bichinhos, panelinhas, massinhas, colchonetes, almofadas, entre outros). Para a atividade de transição separe alguns exemplares de livros preferidos das crianças.

Espaços:

Para esta atividade é muito importante que os espaços sejam bem planejados para o faz de conta. É por meio deles que as crianças explorarão a imaginação, brincando com o enredo original ou criando outros de maneira criativa e crítica. Por isso, organize um espaço para a conversa inicial com o grande grupo e planeje também um local para os cenários das histórias preferidas, caracterizando-os conforme seus enredos e deixe os acessórios próximos para que as crianças os organizem. É interessante que essa atividade seja realizada em um ambiente externo como o pátio ou jardim, mas, caso não seja possível, utilize a própria sala.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

De que forma as crianças compartilham os objetos e os espaços durante a brincadeira com os cenários? Precisam do apoio do professor para que isso aconteça?

Quais estratégias utilizam ao respeitar as regras de convívio social no decorrer da brincadeira e das interações? Demonstram atitudes de cuidado e solidariedade com os colegas? Como?

Que estratégias utilizam para expressar suas vontades e opiniões? Utilizam a fala, balbuciam ou gesticulam?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Observe todos os tipos de linguagem utilizados pelas crianças durante a brincadeira e verbalize-os, se necessário. Perceba se alguma criança não se envolveu na proposta e chame-a para brincar com você. Pergunte qual história é a preferida dela, se atente aos seus interesses e comece a brincar de faz de conta, imitando um personagem da história interagindo com a criança.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Em roda, fale ao grande grupo que hoje as crianças se dividirão em pequenos grupos para brincar em cenários das histórias preferidas da turma. Leve para a roda os livros das histórias para que conversem sobre o enredo, os personagens e os cenários delas. Fique atento ao que as crianças comunicam por meio da fala, balbucios ou gestos e, se necessário, verbalize para as outras. Abra um livro, mostre algumas ilustrações e converse sobre o que as crianças observam nelas. Caso necessário, leia alguns trechos para que relembrem partes importantes do enredo. Algumas podem se levantar para imitar um personagem ou cantar uma música que faça referência à história. Acolha e estimule essas iniciativas. Retome partes das histórias dos outros dois livros.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ao mostrar o livro: Vocês se lembram desta história? Que personagens aparecem nela? Isso mesmo! O lobo! Mas o que o lobo faz nessa história? O que acontece com ele? Onde eles estão? É uma floresta? Um castelo? Como é esse cenário?


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Diga ao grande grupo que agora vocês irão para a área externa da escola onde estão disponíveis os cenários das histórias preferidas. Ao chegar ao local, apresente os cenários e os acessórios para que as crianças organizem o cenário à maneira delas. Fale que elas podem se dirigir ao cenário no qual querem brincar, se dividindo em pequenos grupos por livre escolha. Observe se alguma criança não se dirigiu aos cenários. Pergunte de qual história ela mais gosta e chame-a para brincar com você e com os colegas. Fique atento às preferências dela.


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Observe as ações e as falas das crianças ao brincarem com o cenário. Inicialmente elas podem querer brincar e manusear os acessórios, outras podem já querer se caracterizar para atuar como um dos personagens da história ou até mesmo criar outros enredos. Incentive as escolhas delas e perceba como se relacionam e dialogam umas com as outras, se compartilham os espaços e os objetos. Fique atento, pois podem acontecer conflitos pela disputa por espaço ou acessórios. Caso necessário, intervenha e faça alguns combinados como compartilhar aquele objeto, combinar um tempo para cada um utilizar e assim por diante. Se possível, disponibilize mais de um objeto do mesmo. As crianças podem passear pelos cenários e trocar os acessórios criando novas histórias. Se alguma solicitar algum outro material, sendo possível, disponibilize-o.


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Participe da brincadeira como um ator, ou seja, procure brincar junto, assumindo um personagem, realizando ações de faz de conta e partilhando objetos com as crianças. Seja responsivo às falas e às ações delas estimulando-as com ações que enriqueçam o faz de conta, sempre em contexto de brincadeira. Passeie pelos pequenos grupos observando o que dialogam, balbuciam ou gesticulam e alimente os diálogos das crianças. Intervenha na brincadeira como outro personagem, mas se atente para não tirar o protagonismo das crianças. Perceba seus interesses para continuar a interação.

Possíveis falas e ações do professor neste momento: Ao perceber que uma das crianças trouxe o personagem de outra história: Príncipes e princesas, o lobo chegou em nosso castelo. O que será que ele veio fazer aqui? O professor escuta e observa a ação das crianças e depois continua: É verdade! Ele deve ter sentido o cheiro da nossa deliciosa ceia real. Vamos convidá-lo para o baile? Ele deve estar faminto!

Para finalizar:

Separe alguns exemplares dos livros preferidos das crianças e coloque-os em um cesto. Organize um cantinho de transição para aquelas que já não estão mais interessadas em brincar com os cenários. Coloque algumas almofadas para que possam se sentar ou deitar para ler um livro enquanto esperam pelos colegas. Perceba se alguma criança ainda está envolvida com a brincadeira nos cenários e disponibilize um tempo para que continue a brincadeira, observando seu interesse. Diga que em dez minutos todo o grupo precisará ajudar na organização do espaço e conte qual será a próxima atividade.

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