
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Recorte e colagem
Por: Renata Braga Fonseca
Contextos prévios:
Para esta oficina as crianças já devem ter realizado atividades que envolvam desde a apreciação até a produção de obras inspiradas nos artistas Niki de Saint Phalle e Henri Matisse e participado ativamente do planejamento da oficina, escolhendo, decidindo e selecionando, junto com o professor, quais produções vão expor, quais informações sobre os artistas vão compartilhar, quais recursos vão utilizar (vídeo, projeção, obras impressas, obras das crianças etc), quais materiais vão utilizar etc.Esta proposta conta com a participação das famílias, portanto, envie convites antecipadamente e solicite que confirmem presença. Faça um levantamento sobre as crianças cujas famílias não podem comparecer e providencie um professor ou outro profissional da escola para que ele as acompanhe na oficina, caso os familiares não compareçam. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo a artista Niki e sua obra
Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse
Recorte e Colagem de Henri Matisse
Oficina de artes inspiradas em Niki e Matisse
Materiais:
Separe os possíveis materiais de acordo com as decisões das crianças. Da artista Niki de Saint Phalle: imagens impressas ou para serem apresentadas no data show de fotos da artista e de algumas de suas obras (sugestões de obras: Tiro grande, Esculturas do Jardim do Tarô, Nanás). Do artista Henri Matisse: Imagens impressas em tamanho grande de fotos do artista e de algumas de suas obras, variando entre as de pinturas e de recorte e colagem.
Separe também as diversas produções feitas pelas crianças nas propostas dos planos anteriores que fazem parte desta Sequência, sendo elas: Nanás, Obras de recorte e colagem, Fotos dos mosaicos, Mural coletivo de recortes e colagens e Cartazes com informações sobre a vida e as obras dos dois artistas. Além disso, também será necessário: jornais, cola branca, água, bacias, fita crepe, pincel de pelo, barbante, papéis coloridos, tesouras sem ponta e o que mais o grupo tiver decidido.
Espaços:
A atividade deve ser realizada em um espaço amplo da escola, podendo ser no auditório, em um pátio coberto ou em uma sala ampla. Organize o espaço, junto com as crianças, em cantos/estações. Identifique as estações com nomes criados pelos pequenos e escritos pelo professor. Sugestões de estações: Uma com materiais para a confecção das Nanás, outra com materiais para recortes e colagens, uma mesa para exposição das Nanás feitas pelas crianças. Distribua em forma de móbiles as fotos dos artistas Niki e Matisse e de suas obra, as fotos das obras de recorte e colagem e dos mosaicos feitos por elas. Faça essa distribuição considerando os locais escolhidos pela turma.
Tempo sugerido:
Uma hora e trinta minutos, sendo 15 minutos de organização do espaço com as crianças, uma hora de oficina e 15 minutos de socialização final.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças percebem a relação temporal da atividade? De que forma revivem todo o processo de apreciação/produção/organização até o momento da oficina?
2. Como as crianças exploram os objetos e materiais? Manipulam a tesoura para cortar ou fazem recortes rasgando os papéis com os dedos? De que forma as crianças e as famílias exploram suas expressões criativas?
3. Como as crianças se relacionam entre si, com o espaço e com as famílias? Como se comportam na presença dos pais? De que forma acontece o entrosamento dos familiares?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Nesta atividade a ideia é que as crianças estejam acompanhadas por seus familiares, entretanto, caso alguns responsáveis não possam comparecer, antecipe-se quanto ao número de adultos para viabilizar o acolhimento ou proponha que outros familiares também possam acolher as crianças. Observe se alguma delas se comporta de forma introvertida na presença das famílias ou se interage pouco durante os momentos da atividade. Acolha essa criança, de maneira que se sinta segura até que esteja confortável para interagir com todos.
1
Reúna as crianças em grande grupo no espaço em que será realizada a oficina. Convide-as para sentarem em roda com você e diga que a atividade se dará em dois momentos: o da organização dos espaços e materiais e a oficina. Explique que nesse primeiro momento vocês precisam definir como irão organizar o ambiente e quais materiais querem usar. Como forma de ajudar na tomada de decisão das crianças, faça uma breve retrospectiva com elas sobre tudo o que experimentaram até aqui. Deixe que elas falem sobre o que lembram sobre cada artista, as técnicas usadas por cada um e quais os momentos que mais acharam interessante durante o processo de criação das suas próprias obras. Participe do diálogo fazendo questionamentos que ajudem a ampliar as lembranças das crianças sobre cada obra ou artista.
2
Comunique às crianças que você reservou um tempo de 15 minutos para a organização dos espaços/cantos/das estações antes da chegada das famílias. Aponte para os materiais e produções que você deixou ali próximo e que devem ser organizados por elas, lembre-as de que esses materiais foram escolhidos por elas em uma conversa anterior. Diga que para a organização do ambiente será necessário um trabalho colaborativo e que, para isso, você propõe que as crianças se dividam em pequenos grupos. Deixe que se organizarem autonomamente. Proponha uma divisão de ações necessárias para a organização do espaço, indicando quais tarefas são de responsabilidade de cada grupo. Apoie-as na organização dos materiais e dos espaços.
3
Um pouco antes de terminarem a organização dos espaços e dos materiais, avise as crianças que dali a pouco irão finalizar a arrumação porque as famílias estão chegando. Após o espaço organizado, recepcione os familiares junto com as crianças em um clima divertido e acolhedor. Dê espaço de tempo para que as crianças mostrem o que prepararam enquanto todos chegam. Quando todos tiverem chegado, explique como será a dinâmica: no primeiro momento, as crianças irão falar sobre suas próprias aprendizagens a respeito dos artistas Niki e Matisse. Depois, serão oferecidas oficinas inspiradas nas técnicas usadas pelos artistas trabalhados.
4
Convide os familiares para sentarem em roda com você e as crianças. Incentive que elas liderem a conversa, falando sobre suas aprendizagens, sobre os artistas, como produziam as obras, quais técnicas são características de cada um etc. Incentive também que as crianças falem sobre suas experiências e o que produziram. Deixe-as à vontade para trazer autonomamente para o meio da roda algum material, obra ou produção como elemento para fomentar essa conversa, se for necessário, sugira que o façam a partir de uma indicação na fala da criança.Responda ativamente às contribuições das crianças no diálogo e apoie as que demonstram não se sentir à vontade para falar em grande grupo. Participe da conversa de forma que elas se sintam seguras para falar e contribua com esse momento de apresentação e acolhimento das famílias.
5
Convide as famílias para colocar a mão na massa junto com os pequenos. Peça para que as crianças apresentem aos seus familiares e convidados os cantos/as estações. Diga que as oficinas irão acontecer simultaneamente e que você vai se revezar entre os grupos, mas que as crianças serão os guias de cada oficina. Garanta que os pais se sintam à vontade para se movimentar pelos espaços e experimentar junto com as crianças as diferentes técnicas oferecidas na oficina. Esse também deve ser um momento de diversão e de fortalecimento de vínculos entre familiares e crianças.
6
Observe as iniciativas das crianças e deixe que elas decidam juntos com os familiares em qual artista irão se inspirar: eles podem realizar recortes e colagens inspirados no Matisse, podem criar esculturas de papéis imitando as Nanás, podem criar outras esculturas que não sejam de mulheres (como animais, objetos, brinquedos), ou podem explorar as duas técnicas, se desejarem. É imprescindível que os pequenos e os responsáveis possam criar, explorar e construir com liberdade e autonomia. Acompanhe as produções nos pequenos grupos,conversando e auxiliando as crianças e os familiares. Considere que pode ser necessário um acompanhamento maior nas esculturas, nesse caso, auxilie os pequenos na orientação para os responsáveis participantes de cada etapa até que a escultura fique pronta. Em alguns momentos você pode apontar para as imagens das obras dos artistas, como forma de inspiração, e instigar que as crianças falem alguma curiosidade sobre eles.
7
Garanta que esse momento artístico cultural amplie as interações entre as famílias e as crianças. Instigue os pequenos a convidar os pais para apreciar as obras dos artistas que estão espalhadas pelo espaço e para assistir aos vídeos sobre eles. Instigue também que as crianças apresentem para os familiares as esculturas de Nanás feitas por elas e as fotos de todo o processo de criação. Observe se todos se sentem à vontade na realização das oficinas e se há entrosamento entre as famílias. Incentive a cooperação mútua e a socialização, como na troca de materiais e na divisão dos espaços.
Para finalizar:
Ao se aproximar do tempo estimado para a atividade, comece a sinalizar que ela está chegando ao fim e diga que em cinco minutos acontecerá uma dinâmica de encerramento. Algumas famílias podem se mostrar ainda bem envolvidas, outras podem começar a se dispersar. Atenda ao interesse de todas e possibilite que as que desejarem continuem a exploração dos materiais. Passados os cinco minutos, solicite que todo o grupo se sente em roda ou de um modo que achar mais confortável para conversar coletivamente. Promova um momento de trocas e diálogos para que os pais e as crianças que se sentirem à vontade relatem como foi para eles essa experiência.
É interessante que as crianças participem ativamente de momentos de planejamento, organização e execução de atividades. Para isso você pode aproveitar a ideia de oficinas organizadas junto com elas e criar outras ao longo do ano variando temas, materiais e espaços.
Organize durante o decorrer da semana, em um espaço que seja acessível aos familiares, as produções feitas por eles e deixe alguns materiais disponíveis para que, na hora da entrada e da saída, quem desejar possa continuar produzindo. Organize uma exposição para compartilhar com as famílias o trabalho produzido, valorizando a produção das crianças e a vivência dessa experiência de arte entre pais e filhos.
Apresente a proposta
Nestas atividades, a criança terá a oportunidade de ampliar o seu repertório cultural por meio de diversos artistas e obras. Grave um vídeo para as crianças e o envie via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando, apresentando a elas algumas obras da artista Niki de Saint Phalle, como “Tiro grande”, “Metade mulher, metade anjo” e “Jardim do Tarô das Nanás”, e do artista Henri Matisse, como “Interior vermelho”, “Janela aberta”, “O palhaço”, “Tristeza do rei” e “O caracol”. Apresente os trabalhos, falando os nomes dos artistas e de cada uma de suas obras, e sugira atividades artísticas a partir deles e de acordo com as adaptações de cada plano, como descrito abaixo.
Adaptações necessárias
Para realizar o plano “Conhecendo a artista Niki e sua obra”, caso a família não tenha como imprimir as imagens apresentadas por você no vídeo, poderá apresentar as obras por meio de celular, tablet ou computador. No caso do plano “Confecção de Nanás”, oriente ao adulto que, se não tiver os materiais sugeridos – jornais, fita crepe, pincel de pêlo, bacias de plástico pequenas, 500g de cola branca, três colheres grandes, copo com 200ml de água e recipientes pequenos de plástico –, outra possibilidade para essa produção seria um desenho compartilhado, em que criança e adulto pensam juntos sobre como reproduzir a Naná. No plano “Conhecendo a vida e obra de Henri Matisse”, encaminhe o texto sobre a história da vida e obra do artista (disponível aqui), e oriente que a família leia aos poucos, de modo que a criança o compreenda. Para realizar o mosaico proposto nesta atividade para a criança brincar, caso não tenha à disposição os papéis coloridos específicos, oriente que os confeccione pintando papéis comuns e recortando-os. Depois que a criança brincar com os papéis recortados junto com os familiares, o material poderá ser utilizado para desenvolver a atividade referente ao plano “Recorte e colagem de Henri Matisse”, que se refere a uma colagem inspirada em uma das obras do artista. O plano “Oficina de artes inspirada em Niki e Matisse” poderá ser um momento para envolver os outros membros da família para realizar obras também, permitindo que a criança possa expor, se quiser, os conhecimentos sobre os artistas.
Sugira às famílias
1) Conhecendo a artista Niki e sua obra - Oriente aos familiares que deixem que as crianças brinquem e se relacionem com as imagens, sejam impressas ou digitais, à maneira delas, respeitando seus interesses. Convide os familiares a interagir e brincar também, seguindo as iniciativas das crianças. Sugira que o familiares criem uma brincadeira de imitar com o corpo a posição das Nanás, explorando as possibilidades expressivas.
2) Confecção de Nanás - Oriente aos familiares que, independente da forma como escolherem produzir as Nanás, deem tempo para que as crianças observem os materiais disponíveis e planejem como fazer suas próprias produções. Convide os familiares a participar desse momento de produção, apoiando as ações criativas das crianças.
3) Conhecendo vida e obra de Henri Matisse - Oriente aos familiares que acolham as iniciativas das crianças e brinquem com ela. Sugira que participem da atividade escolhendo alguns recortes e inventando um personagem, criando um diálogo entre eles – o personagem e a criança –, e apoiando as crianças na criação de outras narrativas com o recorte que ela tiverem em mão.
4) Recorte e colagem de Henri Matisse - Oriente aos familiares que observem como a criança se organiza e interage com as tesouras e papéis. Oriente sobre alguns cuidados que se deve ter para manusear a tesoura. Sugira que façam alguns acordos de segurança, como utilizar a tesoura para cortar apenas os materiais oferecidos na atividade, recomendando que devem manejá-la com cuidado e atenção. Convide os familiares a potencializar a imaginação e a criatividade das crianças conversando e brincando com elas enquanto produzem, e apontando para as imagens, se necessário.
5) Oficina de artes inspirada em Niki e Matisse - Oriente aos familiares que observem as iniciativas da criança para que decidam juntos em qual artista irão se inspirar: eles podem realizar recortes e colagens inspirados no Matisse, criar esculturas de papel imitando as Nanás ou outras esculturas que não sejam de mulheres (como animais, objetos e brinquedos), ou ainda explorar as duas técnicas, se desejarem. É imprescindível que os pequenos e seus responsáveis possam criar, explorar e construir com liberdade e autonomia.
Para compartilhar com o grupo
Como sugestão, a família poderá guardar as obras realizadas e enviá-las para a escola, no retorno às atividades escolares, junto a algumas fotos das outras atividades realizadas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Braga Fonseca
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Abordagem didática: A arte e os elementos estéticos fazem parte da vida cultural e social das crianças desde cedo: está no mundo que as cerca, independentemente de sua condição social ou econômica. Por isso, trazer para a rotina da escola a perspectiva artística e a análise estética é muito importante para ajudar os pequenos a significarem o que os rodeia. O ideal é promover um equilíbrio entre a apreciação de obras de diversos artistas e o incentivo à produção das próprias crianças. Nessa faixa etária, a utilização da tesoura e da cola é uma ótima possibilidade de desafiá-las, tanto no que diz respeito à produção artística como ao controle e ao aprimoramento de seus próprios movimentos.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: