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Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincando com narrativas e personagens das histórias
Contextos prévios:
Antes dessa proposta, organize com antecedência junto às crianças um convite para um encontro de contação de histórias e brincadeiras destinado a outra turma da instituição. Planejem o convite (se escreverão uma carta, sendo você o escriba, se colocarão alguns adereços e irão na sala convidar pessoalmente etc.) e convidem a outra turma para participar. Assista aos vídeos (links aqui e aqui) para se inspirar para a contação de histórias, que acontecerá no dia estipulado no convite, e promover um momento mais significativo, que envolva a participação das crianças e até mesmo o uso de adereços. Para o momento da brincadeira, as crianças podem ter confeccionado materiais ou escolhido acessórios que estejam relacionados com história de princesas para brincarem.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Narração de história: a Linda Rosa Juvenil
Encontro de contações de histórias
Materiais:
Esses materiais podem ter sido confeccionados pelas crianças e/ou levados por você. Algumas sugestões: coroas, cavalos de pau, tecidos diversos, sapatos que remetem a princesas, roupas de príncipes e princesas de diversas etnias, colares, braceletes, penas, entre outros. Disponibilizelivros de histórias de princesas que as crianças já conhecem, bem como histórias que representam príncipes e princesas de etnias e culturas diferentes. Dessa forma elas terão opções no momento da escolha da história para contar. Providencie esteiras ou tapetes para que as crianças se acomodem confortavelmente para ouvir as histórias e brincar.
Espaços:
Esta atividade pode ocorrer em um espaço interno, como a sala onde as crianças já fazem atividades cotidianamente. A organização do espaçoe dos materiais se dará mediante a sugestão das próprias crianças.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais formas as crianças usam para contar histórias a partir de um tema específico?
2. Quais estratégias as crianças usaram para criar enredos a partir da brincadeira com os elementos que compõem histórias de princesas?
3. Como ocorrem as interações durante a atividade entre as crianças e entre elas e adultos? Como ocorre a negociação do empréstimo de objetos com as demais crianças?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou grupo. Potencialize a participação de todas na escolha de acessórios para brincar, oferecendo auxílio aos que forem mais inibidos. Garanta que os adereços estejam ao alcance de todos. Fortaleça a atitude de respeito entre as crianças, independente dos objetos que escolherem para brincar.
1
Em roda no grande grupo, retome com as crianças a proposta, lembrando que é chegado o dia em que receberão os colegas da outra turma para a contação de histórias e brincadeiras. Converse com elas sobre os materiais, acessórios e adereços usados pelas princesas e príncipes nas histórias e que poderão ser utilizados para brincar com a outra turma de crianças convidada. Caso tenham confeccionado alguns itens referentes às histórias de princesas anteriormente, recupere aqui e relembre com as crianças que poderão utilizá-los na brincadeira. Converse com elas sobre como querem organizar o espaço, onde ocorrerá esta recepção e ouça atentamente as sugestões das crianças. Combinem questões organizacionais, por exemplo: haverá alguma música para a acolhida? Como recepcionarão os colegas? Onde os acomodarão?
2
Ainda na roda, planejem quais serão as histórias contadas para os convidados e de que forma acontecerá essa leitura. Lembre-se que a leitura de histórias amplia a criatividade e imaginação da criança, pois não costuma usar elementos prontos como ilustrações, por exemplo. Na leitura, você tem liberdade poética e autonomia para adaptar a história narrada para, por exemplo, incluir o nome das crianças na narrativa. Isso faz uma aproximação delas com a história e da história com a realidade dos pequenos, e você fica livre para usar adereços, gestos, movimentos, expressões, permitindo um toque especial de sua autoria. Pensando nisso, mostre às crianças os livros de histórias de princesas que você selecionou e escolham juntos histórias para serem contadas à turma visitante, de forma que as crianças possam participar deste momento. Elas podem te ajudar a ler a história entrando em pontos-chave ou fazendo sons e gestos que contenham na narrativa, envolvendo também as crianças visitantes. Se necessário, rapidamente ensaiem juntos esse momento de leitura.
3
Proponha a organização do espaço para o encontro. Pergunte onde elas querem colocar os adereços, quais materiais utilizarão para as brincadeiras, se querem organizar cenários, se vão organizar cantos temáticos etc. Como haverá um momento de contação de histórias, organizem um espaço destinado a isso, que pode ser uma esteira com almofadas ou tapete enfeitado. O espaço pode conter alguns adereços das histórias que poderão ser manipulados e utilizados ou o que a criatividade das crianças propuser. Garanta que elas possam participar da escolha dos espaços e da organização do ambiente para recepcionar os visitantes.
4
Quando a turma convidada chegar, acolha conforme combinaram na roda de conversa. Acomode-os no local indicado no planejamento com as crianças. Prepare o ambiente para a leitura da história e conduza este momento. Esteja atento aos elementos que compõem uma contação, garantindo interação entre você e as crianças participantes. O contato e o olhar são fundamentais, bem como a entonação da voz e movimentos do corpo para potencializar a história. Neste momento, você pode usar instrumentos que emitem sons. Não precisa ser violão, pandeiro ou tambor. Caso não saiba tocá-los, use apitos variados (alguns imitam sons de passarinhos), chocalhos, sinos, guizos e tudo o mais que funcionar para enriquecer a história contada. Lembre da participação ativa das crianças e de registrar esse momento com fotos ou vídeo.
5
Após a leitura de histórias de princesas para o grande grupo, convide as crianças para, livremente, brincarem de faz de conta. Combine com elas um tempo para que a brincadeira ocorra e diga que depois todas ajudarão na organização do espaço. Durante as brincadeiras, potencialize para que todas participem. Convide o outro professor para que brinquem juntos com as crianças, agindo como coparticipantes. Lembre-se sempre de interagir a partir das iniciativas delas, acrescentando informações, propondo elementos, mas sem interferir nem alterar a criação e o imaginário delas. Observe e registre, por meio de imagens, as interações das crianças umas com as outras. Note como elas brincam com as convidadas e potencialize para que essa interação seja enriquecida de gentilezas e ações simbólicas importantes.
Para finalizar:
Quando perceber que as crianças já brincaram o suficiente ou quando faltar alguns minutos para encerrar o tempo da proposta, conduza para irem finalizando a brincadeira. Convide-as para colaborarem e ajudarem na tarefa de arrumar e organizar o espaço.Utilize, para este momento da organização, a canção do grupo Palavra Cantada (disponível aqui) para que, em tom de brincadeira, possam organizar os objetos utilizados para brincar.
Proponha à professora da turma convidada a fazer essa mesma atividade, ou outras propostas, convidando sua turma para brincar no espaço deles. Além disso, esses materiais podem ser disponibilizados para que as crianças brinquem novamente em outras oportunidades. Convide outras turmas para desenvolver esta atividade, adaptando-a, caso haja necessidade.
Proponha aos familiares que, num dia específico, tragam algum elemento que faça referência às histórias de príncipes e princesas, especialmente aquelas histórias que eles costumam contar em casa. Dessa forma, quando vierem buscar seus filhos, poderão brincar com eles antes de ir para casa. Outra opção é convidar os familiares para que brinquem com as crianças, utilizando os materiais que as próprias crianças confeccionaram. Há ainda outra possibilidade: convidar os familiares para levarem uma história que têm em casa para ler às crianças.
Apresente a proposta
Grave um vídeo contando para crianças que elas vão conhecer histórias e brincar de faz-de-conta com algumas delas. Para isso, compartilhe com as famílias o link da história cantada “A Linda Rosa Juvenil” (disponível aqui), e da peça teatral “Rapunzel”, do Grupo Furunfunfum, exibido pela TV Cultural (disponível aqui), para que as crianças possam assisti-las. Ainda no vídeo, conte que, depois de brincar com as histórias, todos vão se encontrar virtualmente para um momento de contação de histórias.
Adaptações necessárias
Para a realização desta sequência, será necessário que as famílias providenciem adereços à disposição em casa para inspirar a brincadeira de faz-de-conta, tais como vestidos, objetos que possam servir de coroas, colares, tiaras, sapatos, cavalo de pau, sapo ou outro bicho de pelúcia que possa representá-lo e luva. Depois, ela deverão preparar o ambiente com os adereços à disposição da criança. As imagens a serem apresentadas, sobre histórias de príncipes e princesas, poderão ser escolhidas pelas famílias e visualizadas na internet. Se houver a possibilidade, é interessante que sejam também impressas. Para o encontro virtual de contação de histórias, é interessante que as famílias ajudem as crianças a escolher previamente que história será contada para os colegas.
Sugira às famílias
Em toda a sequência, é interessante que a família possa brincar junto, embarcando na fantasia do faz-de-conta, apoiando as iniciativas da criança e ampliando seu universo de brincadeiras.
1) Narração de história — Convide as famílias a sentar com a criança para ouvir a história “A Linda Rosa Juvenil”, que será compartilhada por você pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Após a história, oriente que a família converse com a criança sobre o que ouviram, comentando sobre os personagens e, em seguida, convide-a a representar a história, permitindo que a criança escolha os personagens que deseja interpretar e deixando-a à vontade para se expressar. Oriente que a família brinque junto com a criança, validando suas ações e apoiando sua criatividade.
2) Brincando de faz-de-conta — Para realizar esta atividade, incentive que os familiares leiam para a criança histórias sobre princesas e príncipes de sua preferência. Oriente que explorem bastante os elementos dessas histórias, tais como imagens, personagens, cenários, acessórios usados pelos personagens etc. Após a leitura da história, convide os familiares a brincar de faz-de-conta com a criança, oferecendo a ela os adereços de casa separados previamente e permitindo que explore o espaço preparado com vários objetos para brincar e utilizar como quiser.
3) Revisitando histórias — Oriente que os familiares relembrem com a criança, por meio de imagens de livros ou encontradas na internet, histórias que ela já conhece e que possam organizar brincadeiras a partir delas. As brincadeiras podem ser organizadas de acordo com uma lista construída junto com a criança sobre o que foi lembrado nas histórias. A criança poderá citar os itens lembrados e um adulto poderá ser o seu escriba. É interessante que a lista fique acessível à criança, para que ela possa revisitá-la sempre que houver necessidade; por exemplo, para investir nas próximas brincadeiras.
4) História com teatro — Sugira que os familiares possam assistir junto com a criança à peça teatral “Rapunzel”, do Grupo Furunfunfum, exibido pela TV Cultura, e que, para isso, é interessante que seja preparado um ambiente aconchegante. Como o tempo da peça é de mais ou menos 50 min., oriente que os familiares fiquem atentos ao nível de interesse da criança e que, caso ela demonstre sinais de desinteresse devido à duração, oriente que a atividade possa ser pausada e retomada em outro momento. Após a peça teatral, convide os familiares a ouvir a criança sobre o que acharam da história e dos personagens, incentivando que os representem com expressões. Por exemplo: “Como faz o cavalo do príncipe? E como a princesa joga suas tranças?” Por fim, oriente que convidem a criança a brincar de imitar livremente os personagens com os adereços disponíveis.
5) Encontro de contação de histórias — Para a realização desta atividade, combine com os familiares para que ajudem a criança a escolher uma história preferida sobre príncipes e princesas para contar aos amigos no dia do encontro virtual. É interessante que os familiares leiam a história para a criança antes do encontro. Oriente que deixem a criança à vontade para escolher como quer contar a história e dê sugestões: usando fantoches, desenhos, imagens, apenas a voz etc. Para o encontro virtual, combine com os familiares qual o melhor horário para cada família e informe que esse momento será realizado em pequenos grupos, a fim de garantir a participação de todas as crianças.
Para compartilhar com o grupo
Solicite que os familiares registrem com fotos alguns momentos da brincadeira de faz-de-conta em que a criança esteja usando adereços e lhe enviem por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação. Por áudio, dê retornos afetivos às crianças sobre a foto que você recebeu. Guarde as fotos para socializar no retorno à escola, relembrando com as crianças como esses momentos aconteceram.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcos de Souza Machado
Mentor: Elisiani Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação e O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Abordagem didática: As crianças bem pequenas se interessam pelas histórias e levam elementos de sua narrativa para suas brincadeiras de faz de conta e fazem isso como uma forma de atribuir significado às coisas que acontecem com elas no dia a dia, as ideias que preenchem seu imaginário e também como uma forma de entender as pessoas e seus comportamentos. Isso é possível pelo caráter atemporal e universal que as histórias possuem. Os livros com suas narrativas são ricos em histórias que envolve as crianças em pensar, compreender e explorar o mundo a sua volta e as situações de brincadeiras de faz de conta são contextos significativos para essas descobertas.
Nesse contexto, propiciar atividades nas quais as crianças possam conhecer um repertório rico de histórias clássicas, com temas universais e incentivar as brincadeiras das crianças contribuindo com a ampliação e o aprofundamento de suas experiências é uma excelente forma de favorecer novas aprendizagens e contribuir para as suas conquistas de desenvolvimento.
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