Plano de Aula

Plano de aula: Explorando o boiar e o afundar

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com água

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta atividade envolve de uma vivência em área externa com o uso de água. Escolha uma boa data, para que esteja um clima favorável a esse tipo de atividade, prevenindo eventualidades (como friagem) que possam comprometer a saúde das crianças.

Materiais:

Bacias ou baldes com água e elementos de diferentes formas, pesos e cores (bolas, plásticos, potes, tampas, conchas, garrafas, pedras, galhos, madeira, pequenos brinquedos e peças de jogos de encaixe de diferentes materiais etc.). É importante considerar a variedade materiais e boas quantidades dos que flutuam e dos que afundam. Considere os materiais que existem na escola e outros que podem ser solicitados às famílias. Faça um teste com os objetos para que você mesmo conheça melhor aqueles que boiam ou afundam.

Espaços:

Prepare em ambiente externo um espaço com bacias ou baldes com água e selecione elementos de diferentes formas, pesos e cores como citados nos materiais. Organize as bacias em quantidades razoáveis (de acordo com o número de crianças e tamanho das bacias) para que pequenos grupos se formem em torno delas. Busque organizar o ambiente de forma atrativa para a exploração das crianças, organizando em cestas ou caixotes os materiais e sua variedade, como por exemplo, um recipiente para garrafinhas, potes e tampinhas, outro para elementos da natureza, outro para pequenos brinquedos etc. Pense em uma organização que colabore com a exploração dos pequenos, dando certa distância (de forma que as crianças tenham que se deslocar) entre as bacias com água e os recipientes com os materiais.

Tempo sugerido:

Uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças exploram e descrevem os diferentes objetos em contato com a água? Demonstram preferência ou resistência a certas texturas, massas, tamanhos? Quais?

2. De quais maneiras as crianças compartilham objetos e espaços oferecidos? Que tipo de conflitos elas vivenciam?

3. Quais ações demonstram que as crianças percebem as semelhanc?as e diferenc?as entre as caracteri?sticas dos objetos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Todos os sentidos podem ser explorados em atividades que envolvem água, proporcione a exploração de cada um deles, garantindo assim que os pequenos tenham diversos caminhos para fazer descobertas.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Com o ambiente externo organizado, com os baldes ou bacias já com água e com os elementos à disposição das crianças (podendo estar no chão ou sobre uma mesa), traga o grande grupo. Permita que os pequenos transitem pelo o espaço e, à medida que observam os elementos, comece conversando sobre como está o dia, sugira que olhem para cima e observem o céu, e pergunte como se sentem em relação ao clima. A partir das respostas e expressões das crianças, pergunte o que elas gostam de fazer em dias quentes. Neste momento, deixe que elas tragam memórias de experiência anteriores e, a partir de suas respostas, contextualize a atividade. Verifique se expressam interesse ou mencionam brincadeiras com água e, caso não tenham expressado, diga que elas terão diversos objetos com os quais poderão brincar à vontade na água e comente que farão muitas descobertas com essa brincadeira.

Possíveis falas do professor neste momento: Como está o dia hoje? Está fazendo sol? Ou será que vai chover? O que vocês gostam de fazer em dias quentes? Brincar com água? Eu gosto! E vocês? Quem já brincou?

Possíveis ações do professor neste momento: Caminhe com as crianças ao redor dos materiais e pegue algum objeto que esteja ao seu alcance. Possíveis falas do professor neste momento: Eu adoraria brincar com esse objeto na água. O que você acha? Vamos ver?


2

O ambiente deverá ser organizado de forma convidativa, de modo que as crianças possam se posicionar ao redor dos itens dispostos e interajam com a água. Sugira que primeiro todas elas possam pegar um objeto para começar, demonstre modelos nesse momento e atue como brincante. Estimule-as a nomeá-los, indagando sobre o que são e suas características. Permita que explorem os objetos escolhidos em contato com a água. Pequenos grupos de livre escolha irão se formar em torno das bacias ou baldes e brevemente hipóteses irão começar a ser levantadas. Registre as descobertas dos pequenos ao longo da atividade por meio da escuta atenta e faça fotos, pois esse será um dos momentos da experiência em que você conhecerá muitas das percepções das crianças e poderá aproveitar o momento para propor desafios e situações problemas que estimulem o pensamento delas .

Possíveis falas do professor neste momento: Que objetos legais você escolheu! E o que aconteceu com eles na água? Poderia me mostrar como? Olha só, essa pedrinha foi lá para o fundo, afundou! Vamos ver se esse outro objeto também afunda? Quem quer tentar? Esse graveto não afundou, né? Ficou boiando.


3

Durante o momento em que a brincadeira transcorre, esteja próximo das crianças e atento às ações delas, pois elas estarão envolvidas em um jogo de exploração motora dos objetos e é sempre possível garantir maior investigação e exploração por parte delas. Por exemplo, ao brincar junto com as crianças, forneça modelos de como a criança pode explorar os diversos sentidos do corpo, seja ao tocar a água e perceber a sensação que causa, nomeando frio ou calor, seja ao mergulhar um objeto na água e aproximar o rosto para ouvir o som que essa ação produz, seja o observar da água a partir do movimento circular de um galho.

É comum que crianças requisitem o professor ou os colegas para mostrar o que estão fazendo. Esse contato proporciona muito prazer e descontração.

Possíveis ações do professor neste momento: Ao observar um mesmo objeto utilizado por crianças diferentes, por exemplo um pote, em que uma delas constata que afunda (pois colocou água dentro) e outra criança constata que boia (pois o colocou vazio sobre a água), as aproxime para que possam perceber as diferentes possibilidades de um mesmo item.


4

Tratando-se de uma atividade que envolve diversidade de objetos, alguns conflitos por disputa de espaço em torno da água ou de itens favoritos podem surgir. Esteja atento e direcione as crianças para que encontrem uma solução justa para ambas, seja encontrando um outro objeto de interesse ou mesmo dividindo algum material e explorando-o juntas. Caso seja recorrente, peça ajuda delas para que busquem com o professor novos objetos na área externa para que possam brincar com eles na água.


Para finalizar:

Faça uma grande roda para que as crianças possam se expressar sobre a vivência que tiveram, como se sentiram, se gostaram, o que perceberam, quais as semelhanças e diferenças entre os diversos objetos usados (esteja atento para aquelas que não façam uso da linguagem oral, expressando-se com o corpo). Coloque as bacias mais próximas da roda para que as crianças possam tanto falar como mostrar seus objetos e experiências preferidas. Depois da conversa, convide o grupo para ajudar na organização do ambiente, tirando todos os objetos da água para que possam ser guardados. Dê um destino para a água, que pode ser reutilizada para regar as plantas da escola.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI02ET01 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados