Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Acesso à internet. Câmeras, filmadoras, tablets, celulares ou outros dispositivos que possam gravar um vídeo. Folha de impressão.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Ter em mãos aparelhos técnicos previamente testados para o uso em breves gravações. Verificar se os estudantes possuem habilidades para realizar gravações. Proporcionar as instruções técnicas. Durante a atividade, se faz necessário concentrar-se apenas nas questões de relatos e gravação.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34–2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente-lhes a finalidade da aula: preparar breves gravações de relatos pessoais falando sobre si mesmo.
- Assista às aulas anteriores LP03_02SQA10 e LP03_02 SQA 11, conforme links abaixo, para prosseguir com a aula.
- Faz-se necessário ter verificado, previamente, os equipamentos que a escola disponibilizará para a gravação do vídeo e quais equipamentos dos alunos foram autorizados (câmeras, tablets, ou filmadoras). Para que os equipamentos de filmagem não gerem problemas de ordem técnica durante a aula, é preciso testá-los com antecedência, pois, para esta aula, os estudantes deverão se preocupar apenas com aspectos do relato de si mesmo e com a gravação. Gravar mais do que uma vez, se necessário for.
- Assista a mais um vlog com os estudantes a fim de que façam os ajustes no que tange à sua apresentação: aspectos linguísticos e paralinguísticos, conforme combinados anteriores.
Material complementar:
Links das aulas
LP03_02 SQA10: acesse aqui
LP03_03SQA11- acesse aqui
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
- Acesse a internet e assista, novamente, junto com os estudantes ao vlog indicado no Material complementar abaixo.
- Comente o vlog a que assistiram. É esperado que observem que a vlogueira apresenta 20 fatos sobre ela mesma: seu nome, sua condição de filha única, suas atividades diárias, o que gosta de ouvir e cantar, o que gosta e não gosta, seus sonhos, seus objetivos futuros, de maneira espontânea e criativa. Verifique se gostariam de acrescentar mais alguns itens em seus discursos já preparados em aula anterior, após assistir ao vlog.
- Convide os alunos a produzir breves gravações falando sobre si mesmos, inspirados no vlog e nos combinados feitos nas aulas anteriores LP03_02 SQA 10 e 11. Tempo máximo: 3 minutos.
- As gravações produzidas pela turma podem ser publicadas no blog da classe ou no site da escola. Peça ajuda aos colegas na elaboração do blog e para inserir as gravações.
- Retome o que já fora discutido em aulas anteriores: eles deverão se colocar como enunciador (autor) da fala em face de ouvintes, como já planejado e ensaiado: Para quem falarei? Para que estou gravando este vídeo? Sobre o que falarei? Qual meu objetivo? Onde está meu futuro espectador? Será que este espectador vai entender o que falarei sobre mim? Como posso começar? Como posso progredir a fala? Como posso terminar? Qual será a composição de meu texto oral? Vou usar gírias? Estes tipos de questionamento podem ajudar o aluno a identificar e utilizar adequadamente mecanismos e estratégias linguístico-discursivas que caracterizam o processamento discursivo da linguagem falada. Verifique se irão utilizar anotações.
- Retome os tópicos e ratifique que muitas pessoas da escola e do âmbito familiar e social poderão acessar as gravações posteriormente.
- Atribua significado a aspectos não linguísticos observados no vlog assistido: fala, direção do olhar, riso, gestos, expressão corporal, tom de voz.
Observação: Caso não haja acesso à internet, adapte a atividade propondo relatos de si mesmos, parodiando algum convidado que falará sobre si mesmo aos estudantes.
Material complementar:
Fonte: “20 coisas sobre a Liv” “Meu nome é Liv”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Z-KHItjQbBs&t=20s Acesso em: 9/9/2018. Tempo: 3’46 .
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza-o em folha de papel pardo ou cartolina. Disponível para a impressão no link abaixo.
- Leia em voz alta os itens que servirão de parâmetros avaliativos para a gravação do breve vídeo.
- Cheque os espaços da escola já definidos em aula anterior para que as duplas trabalhem separadamente, evitando que a gravação de uma dupla interfira no áudio de outra.
- Recomende aos alunos a fazer testes para checar som e imagem. Se necessário, passe pelas duplas para dar orientações em relação à melhor posição da câmera, enquadramento, volume de voz.
- Combine que apenas um aluno da dupla falará sobre si mesmo e o outro cuidará da filmagem e, depois, trocam-se as posições.
- Diga-lhes para gravar o vídeo.
- Peça-lhes que assistam, pelo menos uma vez, à gravação com o quadro avaliativo em mãos para a checagem dos itens e a verificação da necessidade de gravar novamente.
- Elogie e valorize os dois papéis.
Material complementar:
Quadro Avaliativo aqui
Desenvolvimento
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte-lhes, de volta à classe, em roda, o que eles acharam da experiência.
- Extrapolando a aula: combine um dia para a exibição de todos os vídeos produzidos pelas duplas a fim de realizar avaliações amistosas em conjunto com a turma com base no quadro avaliativo.
- Compartilhe as reflexões para cada vídeo e as soluções. Caso seja necessário, proponha novas gravações antes da postagem dos vídeos no blog da escola com o apoio de outras colegas.