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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As variedades linguísticas e a adequação de contextos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre variação linguística.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.

Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Preconceito e a língua que falamos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg (acesso em 28 outubro de 2018), dicionário de Língua Portuguesa, cordel Variação Linguística, cartolina e fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.

Referências sobre o assunto:

PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.

PESSOA, F. A Língua Portuguesa. Edição de Luísa Medeiros, Assírio & Alvim, 1997.

MAGALHÃES, E. (Org). O português na língua do cordel. 1a Edição Dezembro/2015 Ilhéus - Itabuna. Disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação à adequação de contextos e variedades linguísticas.

  • Pergunte aos alunos se conseguem identificar os interlocutores que estão conversando com o Paulo.
  • Promova a análise da linguagem por meio de perguntas:
  • Como foi possível identificar os falantes?
  • Quais marcas de linguagem deixam claras a situação e a relação de cada interlocutor com o Paulo?
  • Em que outras situações alteramos o jeito de falar e escrever?
  • Quais fatores devem ser considerados? Estamos em uma festa ou na sala de aula? Estamos falando de um assunto triste ou feliz? É uma situação formal ou informal? Estamos conversando com uma criança ou com um adulto?

Respostas esperadas:

  • Pelo uso das palavras e contexto.
  • o bicho vai pegar, cara, rolê, prezado, amor.
  • exemplos: entrevista de emprego, festa, funeral, comunicando-se com pessoas próximas ou com desconhecidos, falando ao telefone, por mensagem ou email, entre outros.
  • locutor, interlocutor, tempo, espaço, e campo ou esfera de atuação, conteúdo temático, estilo de linguagem, formalidade ou informalidade.
  • Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para melhor compreensão do tema. Acesse o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg >, acesso em 28 de outubro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que leiam o cordel “Variação linguística”, de Beatriz Pacheco. Disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>, acesso em: 28 out. 2018. p. 80-86. No slide, você vê apenas o início do texto. Acesso o texto integral pelo link.
  • Ressalte que o cordel faz parte do livro “O português na língua do cordel”, que é resultado de um trabalho feito com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola na Bahia e aborda diversos tipos de variação linguística.
  • Após a leitura, questione os alunos sobre os tipos de variações que aparecem no poema e em qual trecho a autora aborda o uso das variações em diferentes contextos:
  • Quais tipos de variação são mencionadas no texto?
  • Como é possível identificá-las?
  • Em qual trecho a autora aborda a adequação de contextos?

Respostas esperadas:

  • Variações regionais, sociais e históricas.
  • A autora fala sobre sotaques e sobre lugares do Brasil para contextualizar a variação regional. Na variação social o enfoque são as gírias e para descrever a variação histórica explicita as mudanças da língua com o passar do tempo.
  • A depender do contexto / Ou seja, a situação / Usamos um linguajar / Propício, formal ou não / Se soubermos dominá-lo / De acordo à ocasião

4. Informe que irá propor uma atividade prática para melhor compreensão do assunto.

Material complementar:

“Variação linguística - o português na língua do cordel”,

Beatriz Pacheco, disponível em https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf Acesso em 20 de setenbro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Diga aos alunos que você criou uma situação hipotética em que eles terão que se comunicar em diversos contextos.
  • Conte a situação conforme o slide.
  • Explique que deverão considerar o interlocutor a quem se destinam, o assunto e a situação.
  • Destaque aos alunos que podem usar a criatividade para acrescentar detalhes à história, como especificar a doença, remarcar o compromisso etc.
  • Após o término da atividade, peça aos alunos que socializem com a turma os bilhetes produzidos. Professor, escolha a quantidade de bilhetes a ser apresentados de acordo com o tempo e as necessidades da aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que é a prática consciente da língua e o que isso tem a ver com os conteúdos estudados.
  • Você já ouviu falar de consumo consciente da água ou prática consciente do voto? Como podemos relacionar esses temas à prática consciente da língua?
  • O que significa ter consciência crítica de nossa linguagem?
  • Quais são os riscos da prática inconsciente da língua?

Respostas esperadas:

  • Do mesmo modo que é necessário refletir sobre as consequências de não economizar água ou não ponderar sobre os candidatos antes de votar, a prática inconsciente da língua também pode ser negativa.
  • Saber que toda língua muda e varia; respeitar as variedades linguísticas; valorizar e reconhecer na língua que fala, sua própria identidade.
  • Preconceito linguístico, intolerância, desigualdade, repressão.
  • Para finalizar, reforce que a prática consciente da língua está intimamente ligada à adequação de contextos. E esta vai depender de quem diz o quê, a quem, como, quando, onde, porquê e visando quais efeitos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar as variedades da língua falada e os conceitos de norma-padrão e preconceito linguístico.

Materiais necessários: Aparelho multimídia, vídeo “Preconceito e a língua que falamos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg (acesso em 28 outubro de 2018), dicionário de Língua Portuguesa, cordel Variação Linguística, cartolina e fita adesiva.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades relacionadas à compreensão da distinção entre adequação/inadequação de contextos e resistência às variações linguísticas.

Referências sobre o assunto:

PORTUGUÊS É LEGAL. Preconceito e a língua que falamos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg>. Acesso em: 6 set. 2018.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017>. Acesso em: 4 jun. 2018.

PESSOA, F. A Língua Portuguesa. Edição de Luísa Medeiros, Assírio & Alvim, 1997.

MAGALHÃES, E. (Org). O português na língua do cordel. 1a Edição Dezembro/2015 Ilhéus - Itabuna. Disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: refletir sobre a diversidade linguística e a adequação de contextos para refutar preconceitos e desenvolver a prática consciente da língua.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação à adequação de contextos e variedades linguísticas.

  • Pergunte aos alunos se conseguem identificar os interlocutores que estão conversando com o Paulo.
  • Promova a análise da linguagem por meio de perguntas:
  • Como foi possível identificar os falantes?
  • Quais marcas de linguagem deixam claras a situação e a relação de cada interlocutor com o Paulo?
  • Em que outras situações alteramos o jeito de falar e escrever?
  • Quais fatores devem ser considerados? Estamos em uma festa ou na sala de aula? Estamos falando de um assunto triste ou feliz? É uma situação formal ou informal? Estamos conversando com uma criança ou com um adulto?

Respostas esperadas:

  • Pelo uso das palavras e contexto.
  • o bicho vai pegar, cara, rolê, prezado, amor.
  • exemplos: entrevista de emprego, festa, funeral, comunicando-se com pessoas próximas ou com desconhecidos, falando ao telefone, por mensagem ou email, entre outros.
  • locutor, interlocutor, tempo, espaço, e campo ou esfera de atuação, conteúdo temático, estilo de linguagem, formalidade ou informalidade.
  • Após breve exposição das ideias, informe que você exibirá um vídeo para melhor compreensão do tema. Acesse o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfpfFQ_NVgg >, acesso em 28 de outubro de 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que leiam o cordel “Variação linguística”, de Beatriz Pacheco. Disponível em: <https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf>, acesso em: 28 out. 2018. p. 80-86. No slide, você vê apenas o início do texto. Acesso o texto integral pelo link.
  • Ressalte que o cordel faz parte do livro “O português na língua do cordel”, que é resultado de um trabalho feito com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola na Bahia e aborda diversos tipos de variação linguística.
  • Após a leitura, questione os alunos sobre os tipos de variações que aparecem no poema e em qual trecho a autora aborda o uso das variações em diferentes contextos:
  • Quais tipos de variação são mencionadas no texto?
  • Como é possível identificá-las?
  • Em qual trecho a autora aborda a adequação de contextos?

Respostas esperadas:

  • Variações regionais, sociais e históricas.
  • A autora fala sobre sotaques e sobre lugares do Brasil para contextualizar a variação regional. Na variação social o enfoque são as gírias e para descrever a variação histórica explicita as mudanças da língua com o passar do tempo.
  • A depender do contexto / Ou seja, a situação / Usamos um linguajar / Propício, formal ou não / Se soubermos dominá-lo / De acordo à ocasião

4. Informe que irá propor uma atividade prática para melhor compreensão do assunto.

Material complementar:

“Variação linguística - o português na língua do cordel”,

Beatriz Pacheco, disponível em https://ocordelnaweb.files.wordpress.com/2015/12/o-portuguc3aas-na-lc3adngua-do-cordel.pdf Acesso em 20 de setenbro de 2018.

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Orientações:

  • Diga aos alunos que você criou uma situação hipotética em que eles terão que se comunicar em diversos contextos.
  • Conte a situação conforme o slide.
  • Explique que deverão considerar o interlocutor a quem se destinam, o assunto e a situação.
  • Destaque aos alunos que podem usar a criatividade para acrescentar detalhes à história, como especificar a doença, remarcar o compromisso etc.
  • Após o término da atividade, peça aos alunos que socializem com a turma os bilhetes produzidos. Professor, escolha a quantidade de bilhetes a ser apresentados de acordo com o tempo e as necessidades da aula.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que é a prática consciente da língua e o que isso tem a ver com os conteúdos estudados.
  • Você já ouviu falar de consumo consciente da água ou prática consciente do voto? Como podemos relacionar esses temas à prática consciente da língua?
  • O que significa ter consciência crítica de nossa linguagem?
  • Quais são os riscos da prática inconsciente da língua?

Respostas esperadas:

  • Do mesmo modo que é necessário refletir sobre as consequências de não economizar água ou não ponderar sobre os candidatos antes de votar, a prática inconsciente da língua também pode ser negativa.
  • Saber que toda língua muda e varia; respeitar as variedades linguísticas; valorizar e reconhecer na língua que fala, sua própria identidade.
  • Preconceito linguístico, intolerância, desigualdade, repressão.
  • Para finalizar, reforce que a prática consciente da língua está intimamente ligada à adequação de contextos. E esta vai depender de quem diz o quê, a quem, como, quando, onde, porquê e visando quais efeitos.

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