Plano de aula: Variedades da língua falada em diferentes situações de comunicação

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variedades

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é abordar a variação linguística, com foco na modalidade oral e em suas representações na escrita. Para dar início, apresente aos alunos o slide com o tema da aula e pergunte a eles o que significa o termo “variedades”. A partir das respostas dadas, procure levá-los a associar os significados trazidos ao termo “linguísticas”, que está diretamente ligado à língua. Pergunte o que sabem sobre a própria língua; de onde ela veio; por que falamos português; que línguas existiam no Brasil antes da chegada dos portugueses; que outros povos chegaram no Brasil e ajudaram a povoar o país; que línguas eles falavam; enfim, faça um levantamento sobre o que os alunos já conhecem e utilize esses dados ao final, para fechar com o grupo uma definição de “variedades linguísticas”. Além disso, aproveite para levar os alunos a reconhecer e a valorizar a importância da influência de outras línguas e dos diferentes grupos sociais existentes no Brasil, que também são responsáveis pela construção dos registros da língua em uso, que se iniciam na oralidade.

É importante que o professor conheça a definição de “variedades linguísticas”, assim como de suas diferentes manifestações, sejam elas regionais, sociais ou históricas. Além do registro da língua, essas variedades têm muito a dizer sobre o público que faz uso delas, sobre a identidade cultural que está expressa nesse uso. Por isso é importante também conhecer o que já se discutiu sobre preconceito linguístico, a fim de desfazer equívocos de interpretação e de levar os alunos a valorizar a própria língua em suas diferentes formas de registro.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a equipamentos de reprodução de vídeo e áudio, assim como aos arquivos que estão disponíveis na internet. Não é preciso propor nenhuma lição de casa antecipadamente, pois todo o conteúdo se desenvolverá em sala de aula.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em estabelecer associações entre o conteúdo novo e o que já conhecem. É importante levá-los a contribuir com exemplos do próprio cotidiano familiar, para que se sintam como parte do contexto.

Referências sobre o assunto:

Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.
--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.
--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação
linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcuschi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:
Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Tema da aula

Orientações:

1- Apresente o título da aula e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esse tema;

2- Faça um levantamento dos conhecimentos prévios e registre tópicos que considerar importantes, para que sejam retomados ao final da aula;

3- Oriente-os sobre a importância da participação do grupo e das contribuições que darão, com base no que já sabem sobre o assunto e no que gostariam de saber.