Plano de Aula
Plano de aula: Variedades da língua falada em diferentes situações de comunicação
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variedades
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é abordar a variação linguística, com foco na modalidade oral e em suas representações na escrita. Para dar início, apresente aos alunos o slide com o tema da aula e pergunte a eles o que significa o termo “variedades”. A partir das respostas dadas, procure levá-los a associar os significados trazidos ao termo “linguísticas”, que está diretamente ligado à língua. Pergunte o que sabem sobre a própria língua; de onde ela veio; por que falamos português; que línguas existiam no Brasil antes da chegada dos portugueses; que outros povos chegaram no Brasil e ajudaram a povoar o país; que línguas eles falavam; enfim, faça um levantamento sobre o que os alunos já conhecem e utilize esses dados ao final, para fechar com o grupo uma definição de “variedades linguísticas”. Além disso, aproveite para levar os alunos a reconhecer e a valorizar a importância da influência de outras línguas e dos diferentes grupos sociais existentes no Brasil, que também são responsáveis pela construção dos registros da língua em uso, que se iniciam na oralidade.
É importante que o professor conheça a definição de “variedades linguísticas”, assim como de suas diferentes manifestações, sejam elas regionais, sociais ou históricas. Além do registro da língua, essas variedades têm muito a dizer sobre o público que faz uso delas, sobre a identidade cultural que está expressa nesse uso. Por isso é importante também conhecer o que já se discutiu sobre preconceito linguístico, a fim de desfazer equívocos de interpretação e de levar os alunos a valorizar a própria língua em suas diferentes formas de registro.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a equipamentos de reprodução de vídeo e áudio, assim como aos arquivos que estão disponíveis na internet. Não é preciso propor nenhuma lição de casa antecipadamente, pois todo o conteúdo se desenvolverá em sala de aula.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em estabelecer associações entre o conteúdo novo e o que já conhecem. É importante levá-los a contribuir com exemplos do próprio cotidiano familiar, para que se sintam como parte do contexto.
Referências sobre o assunto:
Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.
--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.
--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.
……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação
linguística. São Paulo: Parábola Editorial.
Marcuschi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:
Cortez.
Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf
Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4
Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Apresente o título da aula e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esse tema;
2- Faça um levantamento dos conhecimentos prévios e registre tópicos que considerar importantes, para que sejam retomados ao final da aula;
3- Oriente-os sobre a importância da participação do grupo e das contribuições que darão, com base no que já sabem sobre o assunto e no que gostariam de saber.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO