Plano de Aula

Plano de aula: A origem dos falantes e o impacto disso em sua produção linguística

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância nominal no português padrão e não padrão

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a origem dos falantes e o impacto disso em sua produção linguística

Materiais necessários: Microcomputador online, projetor multimídia e tela.

Vídeo: Uma língua, muitas línguas (link: https://www.youtube.com/watch?v=2wb9TXmkL2s )

Cópia da crônica “Língua brasileira”

Dificuldades antecipadas: Como o autor da crônica a ser lida elenca muitos regionalismos e grafa algumas palavras de forma não convencional para imitar a maneira como elas são pronunciadas, os alunos podem ter dificuldade para compreender o texto.

Referências sobre o assunto: http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Saber-uma-li?ngua-e?-separar-o-certo-do-errado.pdf

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BAGNO, Marcos. O preconceito linguístico. São Paulo: Ed. Loyola, 2002

BAGNO, Marcos. Não é errado falar assim. Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Tema da aula
Tema da aula

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