Variações linguísticas Cartas
Plano de Aula
Plano de aula: Fatores que influenciam na variação linguística
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variação linguística - Concordância nominal no português padrão e não padrão
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é produzir textos que apresentem características do português informal e do português formal e sistematizar ideias relacionadas aos conceitos de variedade da língua e norma-padrão.
Materiais necessários: Computador conectado à internet, projetor multimídia e tela.
Cartas de épocas diferentes, impressas e colocadas dentro de um envelope.
Dificuldades antecipadas: Alunos podem não reconhecer nem legitimar variedades da língua diferentes da norma-padrão, achando que, para se comunicar com eficiência, basta “falar certo”.
Referências sobre o assunto: http://museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Saber-uma-li?ngua-e?-separar-o-certo-do-errado.pdf
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BAGNO, Marcos. O preconceito linguístico. São Paulo: Ed. Loyola, 2002
BAGNO, Marcos. Não é errado falar assim. Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO