Plano de Aula

Plano de aula: Variedades da língua portuguesa

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variedades

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar os efeitos de uso de variedades linguísticas em letras de música, já que o foco da habilidade descrita pela BNCC é a modalidade da língua falada

Materiais necessários: Será preciso transcrever os trechos das letras de músicas no quadro ou projetá-los, para que todos tenham acesso durante a reprodução do áudio. Como a análise será feita coletivamente, não é preciso que cada aluno tenha uma cópia das letras, mas se for preciso o link para impressão está aqui. Um equipamento para reprodução dos áudios e do vídeo é importante, pois o foco da análise está na modalidade oral da língua.

Dificuldades antecipadas: É provável que alunos tenham dificuldade de reconhecer os compositores não contemporâneos, como os Mamonas Assassinas. Nesse caso, o uso da biografia pode ajudar a construir a imagem do grupo e do seu contexto de produção. O outro compositor, Projota, pode ser mais fácil de ser reconhecido, ainda que seu contexto de produção esteja relacionado a determinado núcleo social.

Referências sobre o assunto: Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.
--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.
--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação
linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:
Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos a proposta de analisar diferentes formas de registro da língua portuguesa por meio de letras de música. É importante dizer que essas diferenças aparecem em variados gêneros textuais, seja na modalidade oral ou na escrita, e que elas enriquecem a língua, pois são representações de grupos sociais e de diferentes regiões do Brasil.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP55 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados