Plano de Aula

Plano de aula: Variedades da língua portuguesa

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Variedades

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar os efeitos de uso de variedades linguísticas em letras de música, já que o foco da habilidade descrita pela BNCC é a modalidade da língua falada

Materiais necessários: Será preciso transcrever os trechos das letras de músicas no quadro ou projetá-los, para que todos tenham acesso durante a reprodução do áudio. Como a análise será feita coletivamente, não é preciso que cada aluno tenha uma cópia das letras, mas se for preciso o link para impressão está aqui. Um equipamento para reprodução dos áudios e do vídeo é importante, pois o foco da análise está na modalidade oral da língua.

Dificuldades antecipadas: É provável que alunos tenham dificuldade de reconhecer os compositores não contemporâneos, como os Mamonas Assassinas. Nesse caso, o uso da biografia pode ajudar a construir a imagem do grupo e do seu contexto de produção. O outro compositor, Projota, pode ser mais fácil de ser reconhecido, ainda que seu contexto de produção esteja relacionado a determinado núcleo social.

Referências sobre o assunto: Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.
--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.
--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação
linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:
Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos a proposta de analisar diferentes formas de registro da língua portuguesa por meio de letras de música. É importante dizer que essas diferenças aparecem em variados gêneros textuais, seja na modalidade oral ou na escrita, e que elas enriquecem a língua, pois são representações de grupos sociais e de diferentes regiões do Brasil.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados