Plano de Aula

Plano de aula: O aspecto social expresso em variedades linguísticas

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar um exemplo de uso de determinada variedade linguística, com foco na análise dos efeitos de sentido que esse uso produz em relação aos aspectos sociais. Esse exemplo (letra de música) terá como texto auxiliar o vídeo produzido pela TV Folha sobre o “paulistanês”, momento oportuno para que os alunos reconheçam os significados expressos também na letra de música. O compositor, Projota, é um poeta que aborda temas de comunidades minoritárias, com o objetivo de valorizar essa identidade, dando voz aos seus representantes. É importante destacar isso por meio da apresentação de uma breve biografia do autor, disponível em: https://www.ebiografia.com/projota

Materiais necessários: Professor, será preciso preparar um reprodutor de áudio para que os alunos possam acompanhar a execução da música enquanto leem. Para a segunda atividade será preciso usar um data show ou reprodutor de vídeo e TV.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer expressões que não são comuns a diferentes regiões do Brasil.

Referências sobre o assunto:

Bagno, M. (2001). Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola.

--------. (2001). A Língua de Eulália. Novela sociolinguística. São Paulo: Contexto.

--------. (2002). Preconceito linguístico: o que é? Como se faz? São Paulo: Loyola.

……….. (2007). Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação

linguística. São Paulo: Parábola Editorial.

Marcushi, L. A. (2007). Da fala para a escrita: Atividades de textualização. São Paulo:

Cortez.

Marcuschi, L.A , Dionísio, A.P.(2007) - Fala e escrita . 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica.. http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf

Univesp (vídeo aula) - Norma culta e variedade linguística -https://www.youtube.com/watch?v=pWvuF0U9zv4

Variedades Linguísticas regionais; https://www.youtube.com/watch?v=iu4ra9tkFWM

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a proposta de analisar diferentes formas de registro da língua portuguesa por meio da letra de uma música. É importante dizer que essas diferenças aparecem em variados gêneros textuais, sejam na modalidade oral ou na escrita, e que elas enriquecem a língua, pois são representações de grupos sociais e de diferentes regiões do Brasil. É preciso dizer também que o fato dessas variedades estarem expressas na letra mostra a importância que é dada às comunidades que a utilizam, o que só reforça sua identidade.

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